quarta-feira, 28 de março de 2012

SUNset


Obrigada Primavera por me fazeres chegar a casa ainda de dia!

Parabéns "Chinesinha"!


Esta menina tem dois nomes que eu gosto muito, Ana e Margarida. Menina porque há-de ser sempre menina para os avós, pais, tios... Para mim é uma amiga, podia levá-la comigo para qualquer lado que nos divertiríamos muito, tenho a certeza. Podia deixá-la a tomar conta do meu bebé e ir descansada dar um passeio, quando voltasse ela teria dado conta de todos os possíveis percalços sozinha e desenrascadamente. Podia pedir-lhe qualquer favor que fosse, sei que a primeira reacção que teria era de entusiasmo. Podia tentar esconder-lhe um segredo que, com a sua perspicácia, não duraria muito!

É um orgulho ter-me tornado tua tia e, neste momento não me importo nada de não te poder dar um beijo porque sei que aí, no paraíso, nesse mar, nesse calorzinho bom da Tailândia estás a ter um dia de aniversário super!

ขอแสดงความยินดี


Nós os 3 enviamos-te um beijo gigaaaaaaaaante!



terça-feira, 27 de março de 2012



Este é o meu... o meu quê? Afilhado é pouco, sobrinho não chega, filho não é mas é como se fosse... pirralho? Isso! Este é o meu pirralho Mateus.

Adoro esta foto, apesar de o preferir com o cabelito como tem agora, mais comprido e a encaracolar. Quando chegares, vou tirar-te uma fotografia nova para por aqui.

Almoçamos sempre juntos, em casa da vovó. Hoje ele não foi, nem vai almoçar o resto da semana porque foi de férias (que sorte!!). A casa estava silenciosa demais, apesar de ainda termos sido 5 ao almoço.

Já tenho saudades e por isso lembrei-me de uma brilhante saída dele, no 1º dia de aulas. Hoje em dia ele já se ri, meio envergonhado, porque já sabe ler e escrever - aprendeu tão depressa! Se calhar eu também aprendi assim rápido, deve ser normal, mas já não me lembro... e ainda ontem ele pedia ajuda para escrever o nome e hoje já lê, em voz alta, as legendas do telejornal! (Lá está, pareço uma mãe a falar do filhote, mas não é meu filho, é o meu pirralho!).

Já vamos à saída, mas antes é preciso fazer um parêntesis. Somos Vasconcellos com dois "L"s. Mas até há pouco tempo (+/- 10 anos) éramos só Vasconcelos. Eu tive um bisavô, que infelizmente não conheci, professor primário, já com uma mente "à frente" no que diz respeito a acordos ortográficos e, porque não, achou que um dos "Ls" não estava lá a fazer nada, devia cair e registou todos os filhos como Vasconcelos. O meu pai, orgulhoso do nome puro, resolveu voltar a acrescentar o "L" que lhe foi tirado e ao qual tinha direito e, por tabela, ganhámos todos mais um "L" também!

Hoje em dia, em situação nenhuma a não ser a soletrar o e-mail, digo que Vasconcellos tem dois "Ls". Mas o Mateus lá deve ter ouvido que Vasconcellos era com dois "Ls", mais do que uma vez, presumo eu!
Então, no 1ª dia de aulas, a professora queria saber o nome de todos os alunos. Quando chegou a vez do Mateus, ele disse:
- Eu sou o Mateus Teixeira.
- Mateus Teixeira? - reforçou a professora.
- Sim, mas Teixeira com dois "Ls"!

Agora faltava a gargalhada dele, aqui, meio envergonhada pela tolice que disse!

Boas férias para todos!!!! E não se esqueçam, tu e o terrorista do teu mano, de vir com mais "saídas" destas! CHUACK para o melhor afilhado do mundo!

segunda-feira, 26 de março de 2012

12 semanas e já mexe!

Sábado foi o dia inteirinho dedicado ao nosso bebé! Fazia 12 semanas e conseguimos vê-lo e ouvi-lo logo pela manhã.

Como o médico nos tinha dito, fomos ter com ele às urgências do Hospital Pedro Hispano. Para fazer o exame da translucência da nuca (que mede a probabilidade das trissomias) teria que ser mesmo com uma máquina do hospital, mais própria para o dito exame. Na sala de espera há uma parede enorme cheia de nomes para distrair os futuros papás a pensar nos nomes dos seus bebés. Encontramos vários nomes de familiares, amigos e outros mais estranhos e mais do círculo do Bruno Aleixo (como Ramiro e Constantino!). O nome da mamã é que não estava lá! Já percebemos porque é que hoje em dia não nascem tantas Teresas :P

O médico, sempre bem disposto, lá nos chamou e começou a fazer a ecografia. O Moranguito já mede 5,5cm do cóccix à cabeça (para a semana já vamos ter que actualizar o nome outra vez!) e calça o número 1 (0,9 mm comprimento do pé). A translucência da nuca está fina, o que é bom e, juntamente com as análises que farei esta semana, já teremos mais dados para saber se a formação do nosso bebé está dentro dos parâmetros normais.

"Têm preferência por menino ou menina?" pergunta o médico. Ambos respondemos que não, embora antes de engravidar o papá e a mamã pensassem mais numa menina... Mas agora, é mesmo verdade que não têm preferência! "Sem querer dar certezas de nada porque ainda é muito cedo, parece que vejo ali qualquer coisa ao dependuro..." - remata o médico. Veremos daqui a 1 ou 2 meses se esta previsão é certa ou não. Seja como for, já começamos a falar mais vezes em nomes para rapazes, já que não está fácil chegarmos a unanimidade, como chegámos para possíveis nomes de meninas.

Desta vez ouvimos o coração do Moranguito! Uma emoção indescritível! Parecido com o som de um cavalinho a trote, o som é lindo e ainda não saiu da minha cabeça. Para nos deixar ainda mais deslumbrados, fartou-se de mexer as pernas e os braços! Não imaginava que já se mexia tanto! Não sinto nenhuma agitação dentro de mim, nem sequer pensava nisso, mas viu-se tão bem a genica com que se mexia: amei ver-te bebé!

À tarde fomos ter com a futura-mamã Antónia à Fnac do MarShopping para um workshop de mamãs e papás. Ficamos mais esclarecidos acerca da criopreservação das células estaminais do cordão umbilical; dos primeiros cuidados a ter com um recém-nascido; e as vantagens de se usar fraldas reutilizáveis. Foi um workshop grátis e produtivo principalmente por não ter sido muito hardselling. Informaram-nos dos preços, mas sem grande insistência e sem deixar as pessoas desconfortáveis por não aderirem. Ainda saímos com a oferta de um biberão e chupeta da Nuk + 2 pressoterapias e 2 máscaras faciais para a mamã!

Adorei ver que a minha querida companheira de gravidez está já com uma barriguita visível, embora não se considere uma grávida "a sério", como as que lá vimos com barrigas gigaaaantes! :D
É óptimo termos alguém que está a passar pelo mesmo ao mesmo tempo que nós. Avisamos já que as conversas Teresa / Antónia só vão dar a gravidez e bebés, mas nem eu imaginava como podiam ser tão agradáveis e produtivas!

O resto do fim-de-semana foi a descansar muuuuito (para variar!)!

sexta-feira, 23 de março de 2012

Creme de Abacate a la Fausto


Comer abacate na versão doce - algo que tenho feito regularmente - faz-me lembrar que era das poucas coisas que levava o meu pai para a cozinha. Uma receita simples, mas deliciosa! Fazia-se poucas vezes porque para dar a provar a 11 gulosos não chegavam 20 abacates!

Só conheci o abacate na sua forma mais pura e não doce, já grandita, quando descobri receitas que os usavam nas saladas, por exemplo... Que espanto! O abacate não se come só doce?...

Apesar de o apreciar de ambas as formas, o creme de bacate é daquelas gulodices que só paro de comer porque tem que ser. E a minha mãezinha tem mimado a sua filhota grávida, quase todos os dias, com esta delícia!

Para quem for apreciador e não estiver grávida, em vez do sumo de limão, experimentar com um bocadinho de vinho do Porto - uma maravilha!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Today is your day, Surf Girl!

Contigo não preciso de dizer nada. Não há mimo nem birra que se meta no nosso meio. Estamos sempre bem, mesmo que não estejamos sempre presentes. E quando estamos (presentes) são sempre momentos top, aos quais não nos fartamos de dizer "adorei! já tinha saudades!".

Hoje também não preciso de dizer nada. Pelo menos não irei dizer nada que já não estejas fartinha de saber: Love U! And I wish you the best, because you deserve the world! Go girl!

Delicious breakfast!


Papaia + Quejio fresco de cabra + Mel = Nhami!

Obrigada pela sugestão, tio André!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Aos 3 Pais da minha vida


Obrigada!

Não convém dizer muito mais, porque grávida é lamechas e sentimental, logo, logo as lágrimas iam desbotar estas lindas fotografias dos 3 pais da minha vida.

Não menos importantes são as grandes mães e mulheres por detrás destes homens (pelo menos dos das pontas! :P).

Hoje e todos os dias da minha vida quero-vos, aos pais e às mães, sempre comigo e com o nosso Cajú (hoje promovido a "Moranguito").

♥ 

domingo, 18 de março de 2012

11 semanas na Teresinha

Cada vez percebo melhor o motivo deste cansaço todo... Já que somos dois em 1, o Zigoto transforma-se e eu canso-me. Eu descanso e ele mais se transforma!

Aqui por dentro não existe monotonia. Em apenas duas semanas o nosso bebé duplicou o tamanho, estará agora com cerca de 4 cm (hmmm... já é bem maior do que um cajú, tenho que pensar noutro nome!).
Já tem dentes dentro das gengivas, tem cabelo fininho, os dedos já estão separados porque as membranas desapareceram, os ossos estão a ficar mais rígidos. Já se estica e dá chutos, porque os músculos já têm força, estará agora a sentir-se como um peixinho dentro de água - embora vá demorar mais algumas semanas para a mamã sentir toda esta galhofa.

Ainda faltam mais duas semana para passarmos para a fase do 2º trimestre onde, supostamente, tudo acalma - os receios, os enjoos, o sono, o cansaço. Até lá, queridos amigos que têm feito convites para jantares, passeios, cafés, fins-de-semana e afins, tenham paciência... Adiemos tudo para quando o chamamento para um sofá ou uma cama fofinha não for tão aliciante e exponencialmente mais convidativo do que actividades que envolvam simples movimentos de pés e de braços!

Bom fim-de-semana, ou do que resta dele (espero que passe muuuuito devagarinho).

Não me vou embora sem deixar um beijo muito grande, para muito longe, ao meu querido amigo PP que faz anos - espera-te cá um abraço gigante, desta vez a valer por dois, por isso vem depressa! ;)

quinta-feira, 15 de março de 2012

Parabéns Careka!


43 anos cheios de muita paixão! Ou não fosse este meu mano (o nº. 3!) um peixinho de signo ;)
Somos assim, mas somo felizes, n'est ce pas?!
Parabéns parece pouco para te dizer o quanto adoro ser tua mana - não durante estes últimos 43 anos porque não os tenho, mas desde que me lembro! - e conhecer uma pessoa tão multifacetada, criativa, engenhosa, desenrascada, sensível, amiga, alegre, bem-humorada, divertida e tantas coisas mais! Por isso, como parabéns não me chegam: Obrigada, maninho, por tudo! Até por me teres apresentado o bom gosto pela música (era tão bom ir para o teu quarto ouvir Bauhaus, Sisters of Mercy e The Cure em altos berros! Naquela altura acho que o que eu gostava mais era da anarquia que ali se juntava, mas hoje aquelas bandas estão e estarão no meu meu Top Ten!)
By the way, tu não és nada como o Sansão, mesmo carequinha a tua força é inabalável ;)
See you later 


Esqueci-me de dizer que também és um cabeça-no-ar de primeira?... 
É como alguém que tenho lá em casa com a mesma idade!... Mas isso, hoje, não interessa nada! :D

terça-feira, 13 de março de 2012

A primeira música de embalar para o Cajúzinho!

Este cara-de-anjinho-que-parece-que-não-faz-mal-a-uma-mosca é uma delícia de traquina!


Ainda no seguimento do post anterior, no rescaldo dos aniversário, o Cajú levou a sua primeira "bofetada" do primo terrorista. O David ia-se embora e eu baixei-me, de cocoras, para receber um xi, um beijo e um "fofinha" (um dia destes tenho que gravar a voz meiga e fofinha dele a chamar-nos isto!). Mal me baixo, o David atira-se para os meus braços com tal força e velocidade que caio para trás e só não me estatelei no chão porque tinha a parede atrás de mim! A mãe Susana com cara reprovadora avisa-o:
- David! Tens que ter cuidado que a Teté tem um bebé na barriga!
Ao que ele, com uma cara de exímio entendedor na matéria, responde:
- Mas o bebé não acordou!
Gargalhada geral, claro! A mãe tenta, com um sorriso meio escondido no canto da boca, continuar com a sua lição e remata:
- Não sabes! É melhor cantares uma música de embalar para ele adormecer...
Sem hesitar, o David começou:
- We stay up, all nái! We stay up all nái!


E com esta música de embalar vos deixo! ;)

Rescaldo dos aniversários

Uma das melhores coisas do mundo é ter a casa cheia! Afinal sempre coube a família toda, prova superada!


O bolo de aniversário foi encomendado a uma amiga com muito jeito para o cake design, a quem deixei total liberdade para a criatividade. Obrigada, Nélia, pela maravilhosa surpresa que foi o bolo! A Mafaldinha deliciou-se com o biberão e as florzinhas de açúcar. Já o resto da família maravilhou-se com o "casamento perfeito" entre a massa de limão com sementes de papoila e recheio de frutos silvestres... Aaaaaaaiii, só de falar...!

As gulodices não se ficaram por aqui! Nã, nã! Os meus manos, cunhadas, mãe e sogra foram a salvação desta grávida que ainda não consegue cozinhar sem enjoar, nem estar mais de 10 minutos de pé sem se cansar! Molotov que já não comia há anos; brigadeiros de chocolate e de queijo; doce húngaro (mistura de bolo de chocolate com mousse e chantilly); cheesecake de frutos silvestres; pão com recheio de 4 queijos; patês de atum e de delícias do mar; bola de fiambre e azeitonas; presunto com azeite, alho e orégãos; vol-aux-vents com cogumelos e vinho do porto; uma miscelânia de sabores divinos, vá! (Ainda não acredito que no dia a seguir, na consulta, o médico me tenha dito que emagreci 2 Kgs! Anedota!)


E ainda descobri que não há nada melhor do que fazer wishlists online! Ofereceram-me tudo o que desejei! Tudinho e mais algumas surpresas! Mesmo que um dos presentes tenha sido "recambiado" para o papá, que só lhe faz bem! :P


quinta-feira, 8 de março de 2012

Two hearts beating as one.


No dia de anos do Papá fomos à 2ª consulta de obstetrícia. "Quer uma prenda ou duas?" pergunta o médico com um sorriso de troça. É que andava aí um grupinho jeitoso de pessoas a fazer um "forcing" para que fossem gémeos! Mais nada?! "Era tão giro!" Claro, também acho... nos outros! LOL! Seriam bem vindo 1, 2, 3 ou 4, obviamente, mas que tal começarmos com calma? ;)

E começamos bem! Vimos um coraçãozinho a piscar intermitentemente de tão depressa que batia! É só um! Mas com uma força e uma energia de um milhão! Aquela coisinha minúscula a bater, a 168 batidas por minuto,  é uma emoção incrível e indescritível. Agora sim, ainda é mais real, tenho dois corações a bater dentro de mim... vou ser mãe! Neste momento o papá, feliz, deu-me a mão. E ficamos os 3 a bater juntos!

Só tivemos pena de não termos podido ouvi-lo, mas a maquineta do médico é de 1900 e carqueja... Ficou a promessa de que na próxima consulta teremos direito a uma engenhoca mais moderna. Mesmo assim, conseguimos ver que o nosso feijãozinho já está com tamanho de caju (2,3cm)!

O resto da consulta, depois de sabermos que está tudo a correr bem, foi descontraída e a tirar dúvidas com o médico. Já tive direito ao Boletim da Grávida com o qual devo andar sempre (lugares de estacionamento especiais para pré-mamãs me aguardem!) ; Posso viajar de avião no Verão (convém só alertar a companhia aérea no momento da compra da passagem, mas até às 34 semanas não costumam por problemas); E posso bebericar um bocadinho de vinho nas comemorações mais importantes (coisa que vou evitar ao máximo, mas sem grandes stresses).

No final do dia fomos dar as boas notícias e comemorar o aniversário do pai Alexandre com a família!
Recado do Cajúzinho para a vovó e avô Monteiro: "Fiquem bons da gripe depressa!!!"

segunda-feira, 5 de março de 2012

Parabéns Papá!!


Depois da grande festarola de ontem, hoje continuamos em festa!! O Papá Alexandre faz anos e, se Deus quiser, vai ouvir pela 1ª vez o coraçãozinho do Zigoto! Haverá melhor prenda?!

Como te disse ontem, foi o melhor aniversário que alguma vez tive, por tudo! Por ti, por nós, pela casa nova onde a família coube toda, pela alegria!... Enfim, indescritível!
Desejo, para ti, um dia infinitamente mais feliz!

Parabéns meu querido! A dobrar! 

domingo, 4 de março de 2012

Hoje faço 32

... e sinto-me mais completa e feliz do que nunca! Obrigada Papá Alexandre e obrigada bebé Zigoto!

Hoje vamos ter a nossa casa nova cheia! A ver se cabemos todos... eheheheh! Foi a primeira vez, desde que me casei, que decidi fazer lanchinho de aniversário, em casa, para a família toda. Antes a casa era minúscula... Hoje a casa é um bocadinho maior e a família não pára de crescer, por isso são muitos os motivos para comemorar com aqueles que estão sempre, sempre comigo, no matter what! Love U guys!

Vamos lá preparar para encher o bandulho! ;)

sábado, 3 de março de 2012

9 semanas na Teresinha

O nosso bebé está a desenvolver-se cada vez mais depressa. E os papás andam cada dia mais felizes!


"O seu bebé pesa menos de 10 gramas, mas está a crescer rápido. Todas as partes do corpo já estão presentes, como braços, pernas, olhos e os órgãos, inclusive os genitais, embora não estejam totalmente formados. "
(Já está definido se será menino ou menina, mas nós não iremos sabê-lo tão cedo!...)
"A orelha está pronta por fora e, no final desta semana, também estará formada por dentro. 
Agora que tem desenvolvida toda a estrutura básica do corpinho, ele vai começar a ganhar peso e tamanho de maneira incrível. O aspecto já é mais parecido com aquele bebé que terá nos braços daqui a alguns meses. "


A barriga da mãe ainda não se nota, mas já aumentou 5mm desde a semana passada!
Perímetro abdominal > 86 cm (Fiuuu! medida de Top Model! :P)

Os enjoos já estão mais controlados com o Nausefe, mas passar uma tarde na cozinha ainda dá direito a algumas náuseas e falta de vontade de provar o que cozinho... Bendito papá que é um excelente sub-chef!

A minha alimentação tem sido muito baseada naquilo que me dá vontade de comer e não tanto naquilo que devo comer... Só há duas coisas de que não abdico todos dias: sopa e frutas. O mais incrível é ser uma priveligiada imune à toxoplasmose e não me apetecer a minha comida preferida (coisa que muitas grávidas têm que evitar durante os 9 meses): Sushi! Falem-me de pizzas, cachorros, hamburgueres... mas sushi não! (Como é possível?!! A grávida é um ser muito estranho...)

Amanhã, bebé, vai ser a desgraça! Vais começar cedinho a saber o que acontece na família Vasconcellos mensalmente e, muitas vezes, mais do que uma vez por mês! Uma promessa: vais aprender a ser um(a) guloso(a) como a mãe!!!

Vamos, agora o Nausefe chama por nós.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Pequeno-almoço vitamínico


Sou doida por eles e declaro aberta a época do batido! Apetecem-me mais com o tempo quente, porque adoro bebê-los bem frescos e espessos ao mesmo tempo.

Espero que o Zigoto seja como a mamã e que hoje de manhã se tenha deliciado com esta enorme fonte de vitaminas e energia - tudo para combater o sono e a inércia é bem vindo!

Batido de Maçã e polpa de Caju:
1 maçã
1 emb. de polpa de caju (ainda congelada)
1 iogurte grego com pinhões (Continente)
1 c. de sopa de 
1/2 c. de sopa de sementes de linhaça
2 c. de sobremesa de mel
1 pitada de canela em pó
leite meio gordo q.b.

Triturar tudo muito bem - num liquidificar ou com a varinha mágica - e está pronto a ser degustado!
(Nham!... neste momento cresce-me água na boca, era capaz de beber outro batido!)