segunda-feira, 30 de abril de 2012

Fim de semana cultural.

Este fim de semana fomos instruir culturalmente o nosso pequenino. 

No Sábado o Limãozito foi ao seu 1º concerto (espero que não te tenhas assustado com os decibéis!), ouviu um excelente músico, cantor e guitarrista, Rui Vilhena que faz parte do grupo que a mamã adora "Vozes da Rádio". Ouvimos essencialmente covers de música actuais e outras mais antigas, passando por Rui Veloso, GNR, Led Zeppelin, Sting e até aos recentes Incubus.

Foi óptimo rever amigos escuteiros, pessoas que mudaram muito e que, ao mesmo tempo, continuam os mesmos! Gostei também de poder contribuir para mais uma angariação de fundos desta casa que é o meu Agrupamento escutista do coração! 

Tivemos ainda o prazer da companhia do terrotista-mor David, que parecia que tinha bichos carpinteiros e não parou um segundo até... chegar o amigo soninho! Mas as pilhas duraram muuuuito! Adorei que tivesses ensinado as tuas festinhas maravilhosas ao tio Alex ;)



No Domingo levamos o pequeno ao teatro, uma peça sobre Édipo, interpretada por excelentes actores que têm a cultura teatral nas veias. Que vozeirões! No início admito que o palavreado à moda Shakespereana me deu um leve turpor e, não fosse aquilo "animar" e o soninho tinha tomado conta de mim! No fim de contas acabei por gostar e por conhecer melhor esta tragédia grega, de um filho que estaria destinado a matar os pais, casa com a mãe, tem filhos/irmãos e acaba por se auto-flagelar como punição de todos os males que havia cometido sem saber.


Uma curiosidade: este tema também foi abordado na música "The End" dos "The Doors".


Entretanto, como levei o Limãozito á esteticista a "sofrer" um bocadinho, depois tive de o compensar com um lanchinho à base de Chocapic! espero que te tenhas deliciado tanto como eu, bebé!! Andava com esta vontade há alguns dias e lá fui cometer o pecado da gula ao comprar uma caixinha :P


Por falar em comer... está na hora! ehehehe!
Vamos lá que já falta pouquinho para irmos de "fim de semana" novamente! Yupiiiiii!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Amigos Improváveis

Um filme lindo que me fez rir e chorar! Adorei!!




"Após um acidente de parapente que o deixou tetraplégico, Philippe (François Cluzet), um rico aristocrata, contrata Driss (Omar Sy), um jovem dos subúrbios, praticamente acabado de sair da prisão, para o assistir no dia-a-dia, muito embora ele pareça ser a pessoa menos adequada para a função. Os dois vão enfrentar juntos a vida com otimismo e viver várias aventuras que estabelecem uma amizade tão louca, divertida e forte quanto inesperada, uma relação única que vai produzir faíscas e torná-los verdadeiros amigos improváveis. "


Duas grandes lições que se reaprendem nesta história verídica: 
· Vamos aproveitar a vida ao máximo! 
· As grandes amizades ultrapassam raças, crenças e barreiras sociais.

Irmãos Dalton


So cute!!!

domingo, 22 de abril de 2012

2 por 1 Time Out

Ontem usámos, pela 1ª vez, um dos cartões que o papá Alexandre me deu nos anos.


Nesta caixa tem 10 cartões para serem usados com 50% de desconto em diferentes restaurantes do Porto. Ontem, ao jantar, experimentámos o Oporto, em frente à igreja da Foz e gostámos muito! Pelo menos viemos os dois de barriga cheia para casa (eu de barriga ainda mais cheia, claro! :P)


Com uma decoração elegante e bem ao estilo inglês, este restaurante tem uma clientela maioritariamente sénior. Existe sala de fumadores e outra de não fumadores (graças a Deus!).
Tal como um dos empregados nos revelou, quem lá tem ido através destes descontos, não volta depois. Pois nós, provavelmente, faremos o mesmo. Não nos desagradou, mas na relação comida/preço existem vários que nos agradam bem mais.

Ainda temos mais 9 restaurantes para experimentar até ao fim do ano. Uns já conhecemos e são top, outros vamos ficar a conhecer para ver se são experiências a repetir.

Limãozito, já tens 16 semanas, já é idade suficiente para dares a tua opinião. É bom que comeces a dar uns valentes chutos na mãe a dizer se te está a saber bem ou não!

sábado, 21 de abril de 2012

"Os Piratas"

Hoje foi dia de madrinha e afilhado irem ao cinema! Só os dois porque o convite era duplo. Mas temos que repetir, é tão bom!

Começou logo bem com a primeira coisa que me disse mal entrou no carro:
- Tété, agora já não vamos só os dois, vamos três! - com um sorriso de orelha a orelha.
Fiquei logo toda derretida, claro! Ultimamente não há vez em que esteja com o Mateus, em que ele não diga alguma coisa acerca do primo que aí vem, é um amor!

Banda sonora no carro:
- Que música é esta?
- Chiclete!! Deita fora!!
Quando for grande quero ter um assim!

Depois, estava eu toda convencida que ia fazer um figurão a oferecer-lhe pipocas, mas não... O Mateus não gosta de pipocas. Com muita pena minha (que sou devoradora de pipocas!!), prefere gomas! Ok, vamos lá às gomas!
- Posso guardar algumas para dar ao David? - pergunta ele, preocupado com o irmão mais novo.
Que delícia de menino, meu Deus!!


E assim passei a minha manhã de Sábado, com um mini-motoqueiro todo pintas!


Espelho meu, espelho meu, há no mundo madrinha com melhor afilhado do que o meu?!


E já escolhemos o próximo filme que vamos ver juntos ao cinema: Os vingadores!
- Era fixe se no computador desse para por estas luzes, como o homem de ferro!


(Eu tentei, vá!... Mas a t-shirt linda dos Rolling Stones ficou escondida! :P)


Ah! E o filme foi giro, divertido, mas não foi o melhor da minha manhã!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Big Small Things.



- Ai, preferes os pães pequenos?
- Eu prefiro tudo o que é pequeno, por isso é que estou contigo.


(Não há melhor maneira de se começar um dia de céu cinzento!)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Growing and growing.

No ano passado, por esta altura, fiz uma dieta saudável na qual perdi alguns quilitos a mais e, principalmente, aprendi a comer. O essencial é: comer pouco e várias vezes ao dia. Agora, a esta máxima, acrescenta-se: comer muita fruta e vegetais, principalmente os ricos em ferro, cálcio, ácido fólico, e tudo o que faça bem ao desenvolvimento do bebé.

Tenho-me esforçado (alguma coisa, vá!) em manter este equilíbrio nutricional. Nos primeiros meses emagreci por causa dos enjoos, mas agora a fome voltou à normalidade - nem mais, nem menos.

Assim sendo, esta barriguita é toda Limãozito!!



Além do ácido fólico, agora também tomo suplemento de ferro. No entanto, por acaso, descobri que os alimentos que mais tenho ingerido são fontes de boa substância para o pequenito. A saber:

O ferro está presente: 
· nas carnes vermelhas - check!
· legumes, frutos secos e, em quantidades mais pequenas, nos cereais e vegetais verdes. De melhor absorção com o consumo de alimentos ricos em vitamina C (por exemplo: uma laranja para a sobremesa) durante a mesma refeição - check!

O cálcio encontra-se:
· no leite e nos restantes produtos lácteos - check!
· na fruta e nos vegetais, mas, para obter tanto cálcio como com o leite, estes últimos têm de ser comidos em grandes quantidades - check!
· Para se preparar para a sua gravidez, coma pelo menos 3 produtos lácteos por dia - check!

O ácido fólico ingere-se em:
· espinafre, salada de verduras, nozes, amêndoas, amendoins, melão, salsa, espargos - check!
· couve, brócolos, feijão manteiga, beterraba, ovos, morangos, abacate - half checked!...
· as mulheres grávidas são aconselhadas a não comer aves, borrego e fígado de vitela, porque estes alimentos são demasiado ricos em vitamina A - desta não fazia ideia, acho muito estrango e o meu médico não me proibiu, por isso not check!

Posto isto, está na hora de pensar no que comer ao jantar, ir às compras e papar!
A ver se crescemos! ;)


terça-feira, 17 de abril de 2012

A culpa é do tempo...

Não gosto nada de dias cinzentos. Odeios-os até, principalmente quando chegam depois de Março e me fazem voltar a usar peças de roupa que já pensei em guardar até ao próximo Inverno...



Acabámos de devorar (sim nós os dois!) um kit kat inteirinho!
A culpa é do tempo...

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Uma voz meiguinha.


É este o meu pedopsiquiatra favorito! Pois... Se calhar não conheço muitos mais... Mas gosto deste! Gosto mesmo! Tem uma voz meiguinha, melosa até! São várias as coisas que lhe ouvi dizer e me ficaram na memória, como por exemplo "Dar mimo nunca é demais! Mimem muito as vossas crianças. Mas não confundam dar mimo com dar tudo, há que saber dizer-lhes não."

Este livro não me parece nada mau, não. Para começar gosto do título!

Training.


sexta-feira, 13 de abril de 2012


Nesta Páscoa recebemos muitos e lindos presentinhos! Do afilhado, da madrinha, da tia, da prima, dos avós, de amigos!... Tanta coisa linda! Presentes feitos à mão, vindos da Tailândia, para grávida, para o bebé, originais e lindos, muito lindos! Estragam-nos com mimos e habituam-nos mal!

Entretanto fomos ver o nosso "Limãozinho" outra vez e está graaande! 9 cm já! Começa a crescer e a aprender a deixar a mamã voltar à normalidade. Já se foram embora os enjoos (só ficaram os de alguns cheiros...) e o sono e o cansaço também são menos! Vamos tentar agora, aos pouquinhos, voltar à normalidade: cozinhar coisas boas, sair á noite de vez em quando, ir a concertos, preparar a casa para o Limãozinho e tudo mais que nos apeteça! Vamos é ter que ter cuidado com o apetite... pois! Que agora é muito, voraz, guloso e sem enjoos!

É mesmo verdade que a partir do 2º trimestre as grávidas voltam a sentir-se quase "normais". Vou aproveitar esta fase, e enquanto a barriga não pesa muito, para dar longos passeios pela praia, se possível todos os dias. Alguém nos acompanha?!

Entretanto, esta semana, tivemos a festa de anos da Lé! A tia mais velha do Limãozito, parece uma menina. Uma menina aventureira, decidida e sempre bem disposta! Para além de ser uma tia muito querida tem um jeitaço enorme para fazer almofadas a partir de roupas que já não usa. Os tecidos são das mais variadas cores e feitios e ficam mesmo a condizer com a nossa casa. Já lá temos 4! Obrigada tia Lé, por trazeres ainda mais cor à nossa casa nova! Chuack!



segunda-feira, 9 de abril de 2012

'Cause no one can deny this love I have inside



Hoje, por acaso, deu nisto!

Um creme que me trouxeram do Brasil e que cheira lindamente! Nome: Endless Love.
+
Uma t-shirt pré-mamã que recebi na Páscoa, da minha Madrinha! Com um coração.
=
Comecei, logo de manhã, a cantar: "Endless Love" do Lionel Richie e Diana Ross.


À tarde vamos, os 3, encontrar-nos!
What a romantic day!

terça-feira, 3 de abril de 2012

73 Primaveras!



Um sorriso lindo e que raramente lhe sai do rosto. Estou a falar da mãe. Não porque não adore o sorriso lindo do filho, aliás tanto adoro que quero ter outro igualzinho daqui a uns meses!

Mas voltando à mãe, antigamente chamava-se mãe e mãezinha às sogras. Achava lindo! Ouvia o meu pai chamar assim a minha querida avó Alice e percebia-se toda a ternura que sentiam um pelo outro, genro e sogra. Apesar de eu não a tratar por mãe nem mãezinha, é também essa ternura que tenho pela minha sogra.

O sorriso, a boa disposição, a dedicação e o coração do tamanho do mundo SÃO a avó Fernanda, sabes "Moranguito"? Anda ansiosa por te conhecer e por te mimar, mas entretanto vai mimando o teu papá, a tua mamã, os teus tios, os teus primos e o teu avô  - que se derrete de cada vez que lhe faz um elogio! E são todos bem empregues, porque a tua avó Fernanda é linda e o avô adora dizê-lo!

Hoje é dia de festa para todos nós e o Moranguito mandou uma mensagem para a vovó Fernanda:

"Vovó, a minha mãe já me falou muito de ti e diz que me quer educar tão bem como fizeste com o meu pai. Ele tem muitas qualidades tuas e cuida muito bem de mim e da minha mãe, porque parece que foi assim que tu o ensinaste. Sei que hoje fazes 73 anos e quero que vivas muitos mais para eu poder ter tantos miminhos como os que dás aos meus primos! Parabéns e muitos anos de vida! Hoje à noite dou-te um xi muito grande com os braços da minha mamã, está bem?! Beijinhos!"