segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O caminho mais perto não é propriamente o melhor....

... não quando dá (muito raramente) um ataque de choro à baby girl, sem que o andamento do carro a acalme como é costume.
Nestes casos, o melhor caminho é aquele em que não há trânsito, o que na cidade do Porto, cerca das 18:30, é uma tarefa impossível! Carro parado é sinónimo de berros ainda mais fortes. Portanto, a evitar: filas de trânsito, semáforos, cruzamentos com perda de prioridade, and so on, and so on. Sempre que possível pensar em trajectos cujas ruas sejam em paralelo - aí, sim, o choro para! Que alívio! Mas se logo a seguir há um bocadinho de asfalto, volta a pequena choradeira. O que fazer? Rezar por muitas tampas de saneamento e pequenos buracos - não vale, nestas alturas, ficar preocupada com os pneus ou suspensões, o objetivo é mesmo acalmar a criança que já está no carro há mais de 20 minutos a chorar!
O melhor mesmo é conciliar o andamento do carro com ruas em paralelo - perfect! Ou, melhor ainda, chegar a casa e dar de mamar - ufa!

Nota: nunca mais decidir voltar para casa em hora de ponta, senão vai calhar-me o caminho mais longo!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Mad about series!

Esta acabou!... buáááaáááááááááááááá...
6 temporadas, só?... Não deve ter tido tanto sucesso como a "Anatomia de Grey" então, a criadora de ambas, Shonda Rhimes, virou-se para a "Scandal" - que também ando a ver, vá!

Anda à volta de escândalos e de como a equipa desta gorgeous black woman safa sempre toda a gente, mesmo que muitas vezes por vias travessas. A vida dela própria pode, a qualquer momento, virar um escândalo, já que foi/é amante do homem mais poderoso do mundo: o presidente dos estados unidos da américa.

"The Firm" - uma outra que acabou e teve apenas 2 temporadas (que se saiba!)... Estava a gostar tanto! E ainda por cima o último episódio da 2ª temporada não é esclarecedor, está mesmo a pedir um "to be continued".
Esta série conta com a participação de umas das actrizes americanas mais malucas que conheço - Julliete Lewis

Aqui está ela, actriz e cantora - pelos vistos! Tive oportunidade de a ver no Festival de Paredes de Coura, em 2009, por acaso. Fui lá para ver Nick Cave and the Bad Seeds (grande concerto!!) e, antes, aparece-nos esta louca em palco! LOL! Foi hilariante! Definitivamente prefiro-a como actriz, e no papel de Tammy em "The Firm" está ótima.

Ainda acerca desta série, há coisas que só eu devo reparar! :P
A não ser que seja de propósito e se venha a descobrir que o Mitch foi traído pela mulher, isto, na vida real, é impossível! Olhos azuis com olhos azuis só pode dar filhos de olhos azuis! Básico!

Já agora falemos de séries tugas.
Aos Domingos na RTP, com o Bruno Nogueira - não é só cómica é muito boa!

E a "Rádio Calipso", no canal Q, com o Nuno Markl - completamente non sense! Deliciosa!

E pronto, this is me, ao nível do entretenimento ;)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Chocolate, amêndoa e pêra. Hmm... Que trio!

Um blog absolutamente delicioso é o da Leonor de Sousa Bastos, Flagrante Delícia. Receitas só de doces, mas é cada um melhor do que o outro. Este último post, do bolo de chocolate, amêndoa e pêra, fez-me lembrar quantas saudades tenho do meu querido chocolatinho!... Ai Alice, a quanto obrigas! :P

Já o disse várias vezes e é verdade, tenho mais restrições alimentares agora, que amamento, do que quando estava grávida. Tive sorte de ser imune à toxoplasmose e por isso eram muito poucas as restrições, embora os cuidados para ter uma alimentação o mais saudável possível, tivessem que ser bastantes.
Agora, para ter um bom leitinho (e pelos vistos tem estado mesmo bom, diz-mo a Alicinha!), não devo:
- beber álcool
- comer chocolate
- comer leguminosas
- comer marisco
- comer frutos secos
- comer certo tipo de legumes verdes, fortes

Mas está prometido (a mim mesma) experimentar esta delícia, mal deixe de amamentar:


Mais massagens das boas!

Deu-lhe para reclamar por ter de estar deitada de barriga para cima... 
E tem a mãe que fazer as massagens ao contrário. Ah, lorde!

Mas adorou a novidade de ficar de barriguita para baixo e empoleirada "à janela".
"Vá, faz-me lá dessas massagens boas, estou à espera!..."

Há "gente" com sorte!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Alerta Vermelho

Hoje vou dormir assim:


 By the way, I love my Hunter, honey!!!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

In pijamas


Hoje ficámos as duas de pijama. Há tanto tempo que não o fazia!

Todos os dias saímos. Sempre tentei, desde que a Alice nasceu, não me desleixar. A tentação, depois de ser mãe, de ficar por casa, descabelada, desmaquilhada, de pijama, a arengar é enorme... Mas se temos que ir almoçar fora, "obriga-nos" a arranjar e a fazer outras coisas fora de casa!

Esta noite a Alice acordou várias vezes e, a juntar ao cansaço já acumulado, as poucas horas de sono que hoje tive fizeram-me querer muito um dia de "choco". Não é bem choco, choco, como às vezes fazia ao Domingo à tarde até  há uns meses atrás, claro! Mas deu para curtir muito a minha pequenina, arrumar umas coisas que estavam adiadas, descansar e ver séries aos bocados enquanto a Alice dormia sonos pequeninos.


(acorda sempre bem disposta, a minha pequenina!)

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Creme milagroso!

Parece exagero, mas juro que não é! As massagens são mágicas e este creme é milagroso. Por diferentes razões, para diferentes efeitos e para públicos diferentes também.

Este creme é para as mamãs. Para os mamilos das mamãs! É com muita facilidade que se ganha fissuras e, a amamentação, apesar de continuar a ser uma sensação única, uma benção para as defesas do nosso bebé, um momento de intimidade como não há igual, nestes momentos dói. Dói muito ter fissuras e esta dor sobrepõe-se a tudo de bom que a amamentação é e faz e há até mesmo quem desista... Não foi o meu caso, não desisti, mas admito que esta fase foi muito difícil!... Este, o creme, foi o meu último recurso depois do uso do próprio leite para proteger, da lanolina, dos bicos de silicone, das conchas, das maminhas ao léu... Métodos, todos eles válidos, mas morosos nos seus efeitos.

Nesta altura, nos primeiros dias de mamã, eu estava ansiosa por resolver o problema o mais rapidamente possível para que, dar de mamar à Alice, deixasse de ser um suplício! Até porque ela mamava que se fartava - não foi por acaso que se tornou uma gorducha logo no 1º mês! A "minha" querida enfermeira Rosa indicou-me este Bariéderm da Uriage e "curou-me"! Em duas ou três vezes que o coloquei já notava uma diferença incrível! Até que fiquei completamente bem e, até hoje, não tive mais qualquer tipo de problema. Aos 3 meses e meio, a Alice ainda mama exclusivamente do meu peito e sinto-me uma priveligiada por isso! São tantas as histórias que ouço de quem não consegue ou lhe custa, pelos mais variados motivos... Há também quem não queira, mas isso são outras histórias.
Agora, a Alice, já despacha o "serviço" em 5/7 minutos. É como o lusco-fusco! LOL!

Emprestei este creme a uma querida amiga que teve uma bebé há menos de um mês e, segundo ela, também fez milagres! Baci Sofiona!

A propósito, espero que estes posts que me vou lembrando de escrever acerca de pequenos mas valiosos milagres e mágicas, sejam boas dicas também para a minha querida amiga Amélia que acabou de ser mamã! Sei que "me lês" e muitas vezes penso em escrever para mim (para guardar recuerdos desta viagem maravilhosa) e para ti, porque sei que pequenos truques podem valer ouro! Parabéns pela tua linda menina! Girls rule, yeah!

Big girls don't cry!

Mas esta baby girl está na idade de chorar até 3h por dia! hihihihihhi!


Ainda bem que a Pinxai foi lá a casa e gravou estes momentos! Normalmente, nestas alturas de choro, nunca nos lembramos de ir buscar a câmara fotográfica. O 1º instinto é perceber o que se passa e acalmá-la. Mas fica tão querida a fazer beicinho!!!!

Obrigada Pin, pela visita, pela conversa (de que já tinha tantas saudades!!!), pelas fotos e pelos "upgrades tecnológicos" ;). Quando quiseres, volta! A Alice tem sempre novidades para te contar e caretas para te fazer.

By the way, a Alice, de chorona tem muito pouco. Mais uma vez, somos uns sortudos! E quando chora, logo, logo percebemos que há sempre uma razão válida, quanto mais não seja o arrotinho que ficou por dar - ainda não faz fitinhas!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Massagens mágicas!

Quem não gosta de massagens? A Alice não é exceção! 
Gosta e dão-lhe efeitos colaterais, uma maravilha!


Vamos começar do início. Na continuação das aulas de PPP (Preparação para o parto), fomos convidados para aulas de massagens para bebés. Continua a ser através do Centro de Saúde de S. Mamede de Infesta (não tem nada a ver com a minha área, mas ainda bem que nunca de lá saí, desde o tempo em que andava na primária) e dada por uma das queridas enfermeiras que nos deram as aulas de PPP: a enfª. Joana. Uma querida e uma mágica!
Ela bem que nos avisou, após a 1ª aula de massagens (pés e pernas): "Os vossos bebés vão ficar diferentes esta tarde... Depois contem-me como." Ficou no ar, mas sinceramente pensei que fosse mais um daqueles efeitos que podia ou não acontecer com a Alice, sendo o mais provável não acontecer nada... Mas aconteceu! Ela ficou K.O.! Relaxada e toda sonolenta. Para quem não dorme mais de 30/40m de cada vez, durante o dia, agora já vai nas 2h30m! E só acontece se lhe faço as massagens mágicas! É incrível! Confirmei com uma colega que anda nas mesmas aulas e aconteceu exatamente o mesmo com a filha dela.

Obrigada enfermeira Joana! À custa destas maravilhosas massagens, pude ir ao cabeleireiro, demorar uma eternidade, e a Alice ficou com o pai... a dormir! ahahahaha!

Ainda vamos ter mais 3 sessões de massagens, incluindo massagens na barriga para acalmar as cólicas e  cuidar dos intestinos. Estou ansiosa por ver quais serão os efeitos das próximas aulas!

O nosso sistema nacional de saúde tem muitas falhas, tem... Mas como grávida e recém mamã, só tenho a agradecer! Muito bom serviço, aos pais e aos bebés, e tudo de borla ;)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Super Baby Girl!


Hoje foi dia de vacina. Doeu-nos mais, a nós, no bolso do que a ela na coxa! A nossa pequenina só chorou um pequeno segundo e, mal a enfermeira falou com ela, sorriu-lhe... Que alívio!

O excelentíssimo Plano Nacional de Vacinação não contempla (ainda) nem a Rotarix nem a Prevenar. Já ouvi dizer que ponderam vir a comparticipar. Mas, mais uma vez, tal como com os abonos, não nos irá calhar a nós tamanha dádiva do nosso país. E é assim que funciona o incentivo à natalidade, por cá...
Como queremos ver bem longe as meningites e gastroentrites, a nossa pequenina vai levar 2 + 4 doses destes "bichinhos" - quase 500€ para o bolso das farmacêuticas.

Mas voltando à super baby girl, foi espantosa a pouca importância que deu à "pica" e, durante o resto do dia continuou bem disposta e sem qualquer tipo de efeito secundário. Que sortudos somos!

Ergue-nos a cabecita grande e pesadona e diz: I rock!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Há 3 meses cá fora!





Têm razão aqueles que me disseram que cada dia se ama mais (chega a parecer impossível!), cada dia se torna mais fácil e cada dia somos mais felizes!

Também é verdade que 3 meses passaram a correr e que este pedacinho de gente mudou imenso em tão pouco tempo. Já vê bem e a cores, já segue as pessoas de um lado para o outro, já acha graça às nossas cantorias e sons parvos, ao ponto de se rir como se fossem as coisas mais hilariantes do mundo (sempre de boca bem aberta!). Suga as mãos como se não houvesse amanhã, baba entre 3 e 4 babetes por dia, continua a ser um bom "garfo", a crescer e a engordar muito bem (5,900Kg e 60,5 cm). Na maior parte das noites dorme entre 6h e 9h - um anjinho de menina!! -, já de dia pouco dorme e só quer brincadeira. "É das crianças mais bem dispostas que tenho visto ultimamente!" - quando o pediatra, que tanto admiramos, nos diz isto, quem passa a precisar de muuuitas babetes somos nós os dois, não é pai?! E para rematar os elogios à Sra. D. Alice, nos seus pequeninos 3 meses, ao rir-se na farmácia, eu comentei com o farmacêutico, que lhe estava a achar muita graça, que ela é sempre assim, sorridente. "Não é só sorridente, nota-se que é feliz!".

O dia podia terminar por aqui, que já tinha sido dos mais felizes dos últimos 3 meses. Mas ainda não acabou e ainda vamos estar com o papá, vê-lo a chegar a casa cheio de saudades e a derreter-se de felicidade com o sorriso que a Alice lhe retribui sempre. Depois, ainda vamos dar um beijinho ao Padrinho e à Padrinha e, aí sim, chegará ao fim este dia de sol lindo em que parece que não cabe mais alegria dentro do meu peito (só leite mesmo! ahahahahahaha!).

Parabéns minha bebé querida! Obrigada, patanisca e papá, pelos maravilhosos 3 meses!