Mostrar mensagens com a etiqueta Alice. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Alice. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

gastroenterite - 3 / equipa da casa - 0

De maneiras que é isto... Começou com a Alice, na 6ª feira, ontem atingiu a mãe e hoje o pai!
Hoje a Alice já está praticamente boa, e ainda bem, senão quem tratava do nós?!

Um excelente começo de ano, é o que é! Costuma dizer-se que depois da tempestade vem a bonança, então nós vamos ficar aqui sentadinhos à espera...

Já agora, para quem quiser hidratar os pequeninos depois de períodos de diarreira, aqui fica a receita de um soro caseiro - boa sorte a quem conseguir beber! - que a minha querida nutricionista particular nos receitou:

"Após um episódio de diarreia líquida em grande quantidade, pode oferecer um pouco de soro de reidratação oral caseiro: 3 colheres de chá açúcar + 1 colher de chá de sal num copo (200 ml) de água fervida."

A nossa sorte é que a Alice está sempre a pedir "abé", que é como agora chama à água.

Para saber mais acerca de tudo e mais alguma coisa, pode consultar o site Rede Mãe, para o qual a nossa querida Ritinha-nutricionista-muito-dedicada contribui! ;)

Muita saúdinha é o que eu desejo a todos!

sábado, 4 de janeiro de 2014

Quem sai aos seus...






(terá a ver com o facto de, durante a gravidez, eu ter comido 1 a 2 cubinhos 
de chocolate TODOS os dias?...)

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

De Janeiro a Dezembro passou muito depressa!...

Passou mais de um ano desde que a minha bebé nasceu, e passou tudo muito rápido. As coisas que ela já faz e já diz parecem mentira! Mesmo para mim, que tenho 9 sobrinhos, com a Alice tem-me parecido tudo muito incrível!... É por ser minha, eu sei. E como este blog também é meu, vou registar o que gosto muito nela:

· aponta para as pessoas quando se lhe pergunta onde estão, e nunca falha
· dá xis apertadinhos com palmadinhas nas costas - amo!!!
· dá beijinhos no ar, na nossa cara, nos bonecos e manda-os pela mão
· sabe dizer onde está o nariz, o cabelo, a boca, os olhos, os pés, as mãos e o umbigo
· esfrega a mão na barriga a acompanhar o nosso "ai que bom!"
· de manhã, mal vai ao chão, dirige-se rapidamente ao Pai Natal que temos à entrada, mais pequeno do que ela uns 20 cm, chama "Paitááál!", baixa-se à altura dele e diz "óiá!". Agarra nele, vai ter com o Snoopy de barrete vermelho e fica com os dois ao colo



· deita os bonecos ao chão de propósito para depois dizer, com as palmas da mão viradas para cima, "Oooh!...". Para que se levantem diz "pé!"
· tenta calçar sapatos e meias sozinha
· palra como se não houvesse amanhã!
· continua a adorar o banho e já lava, sozinha, a cara e os pés com a esponja
· adora carregar com garrafões de água de 6L, quase cheios e andar a arrastá-los pela casa
· quando se lembra de alguma música que quer ouvir, faz o gesto correpondendente (se houver) e abana a cabeça a dançar, para que comecemos a cantar
· finge o choro, fazendo uma careta e esfregando a mão no olho - usa isto quando lhe dizemos que os bonecos vão chorar se ela os volta a deitar ao chão
· adora: abrir e fechar coisas; tirar e voltar a meter coisas em sacos e caixas; mexer em botões e em tudo mais que não deve; ir deitar coisas ao lixo;
· quando estou no chão, vira-se de costas para mim, dá uns passinhos para trás e deixa-se cair no meu colo
· anui com a cabeça quando quer dizer "sim"
· quando come pão ou bolachas partilha sempre com toda a gente: parte um bocadinho microscópico e oferece
· para pedir colo estende-nos as mãos a abrir e a fechar repetidamente
· como faz o mocho? "Shhhhh" ao mesmo tempo que põe o dedo indicador, esticado, em frente à boca - a imitar o mocho que manda calar os animais todos, no baby tv
· estende os braços sempre que lhe vamos a vestir o casaco
· adora comer: pão, arroz, massa, tostas e papel
· lava os dentes sozinha - mal vê a escova pede!
· funga quando lhe digo para cheirar o perfume
· gosta muito de fingir que dá de comer às pessoas e aos bonecos
· acorda sempre a sorrir!
· desde bebé que, quando passamos por um espelho, pergunto "quem está ali?" e abro a boca de espanto. Agora, mal se vê ao espelho, abre a boca também - parecemos duas maluquinhas!
· palavras e significados, para além de mamãpapá e :
tota  - tosta
pão
shhh - arroz
tata - massa e batata
bubu - vuvu (é do porto!)
tété - Zézé (nome da minha mãe) e Mateus
nana - Susana, Nonó e Ana
moma - Mónica (madrinha)
 - André
papo - Pipo (Filipe)

não
papaei - Hipa Hipa Hey (jingle de uns desenhos animados do baby tv)

and so on, and so on!

E hoje, às portas de 2014, abri o facebook e "enjooei" de mensagens de bom ano. Não critico! Longe de mim! Cada um faz o que quer, como quer e onde quer - também só lê quem quer! Mas por ter visto tantas, não me apetece escrever nenhuma. E muito deve-se ao facto de tudo o que desejar hoje, a propósito do novo ano, será o que desejei ontem e irei desejar amanhã, para mim e para todos. Não o desejo só à família e amigos. Desejo muito a todos, no mundo, que merecem uma vida melhor.

No dia a seguir ao Natal, encontrei o meu "moedinhas" preferido em frente a casa. Ele não é chato, ele não pede moedas nunca. E eu, que não costumo dar dinheiro a ninguém (prefiro dar comida se aceitarem), a ele, ao meu "moedinhas" preferido até dou, de vez em quando. Ele é simpático, ele brinca por ter um lugar à minha espera e eu escolher a garagem. Diz-me bom dia e boa tarde sempre com um sorriso na cara. Não sei a história da vida dele, mas para estar ali a arrumar carros, um mar de rosas é que não deve ser. Não sei se bebe, não parece drogar-se. Não sei se rouba, se é boa pessoa, se tem bom coração. Mas a mim cativou-me! E como ia a dizer, quando o encontrei a seguir ao Natal, dei-lhe uma caixa de bombons. Espero que ele tenha gostado tanto como eu gostei de lhos dar. Provavelmente não era aquilo que ele mais precisaria, terá necessidades mais básicas em falta?... Não sei, mas um docinho sabe sempre bem (para quem gosta!). Prometi a mim mesma que lhe vou dar mais vezes comida, se calhar uma vez por semana. Um dia vou perguntar-lhe o nome e começar a tratá-lo por "Sr. XYZ" em vez de pensar nele como o meu "moedinhas" preferido.

São estas coisas, que sempre gostei de fazer, mas que às xs ficam esquecidas no meio dos nossos problemas, que quero fazer mais daqui para a frente. Não é por ser um novo ano, porque a vida é contínua e estas divisões de anos não me dizem muito além de me ajudarem a dar datas aos acontecimentos.

Quero muito deixar de ser sustentada pela segurança social, mas não é só um desejo para 2014, é uma ânsia desde Abril deste ano. É um projeto de agora para sempre!

O resto já se sabe... Tudo de bom! Lolololololol!






sábado, 21 de dezembro de 2013

A 1ª Festinha de Natal

Não há muito a dizer... É emocionante (só para os pais, claro!) e, ao mesmo tempo, é básico. O que pode, um bebé de 14 meses, fazer mais do que simplesmente estar em cima de um palco?

Pois, é isso, ser pai é emocionar-se com as mais pequeninas e, aparentemente, insignificantes coisinhas!

(sala dos 0 anos) 
Temos artistas no infantário da Alice: o cenário não está uma delícia?!

 E aqui está a nossa "Estrelinha" em palco!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

It's (almost) friday I'm in love!

photo credits by Pedro Araújo

O tempo tem sido escasso, mas nada melhor do que esta carinha de patanisca para reavivar o blog! ;)

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Hoje não há circo...

 o urso está constipado!

 (mas já sem febre, é o que vale!)

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

The greatest!

(que é como quem diz "a maior!")


Hoje, sem palavras!...

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Afogar as mágoas nas compras!

A Alicinha ficou, outra vez, a chorar na escola... Pelas escadas ia toda contente, mas mal entrámos no corredor para a salinha dela, começou a agarrar-se ao meu pescoço e quase a dizer "Não, mamã, leva-me contigo!"... Antes mesmo de ir para o colo da auxiliar começou a choradeira... E eu saí dalí o mais rápido que pude, não queria nada passar pelos outros pais, nos corredores, lavada em lágrimas. E quando ía a sair, um pai com um menino pela mão, diz "Às vezes custa, não é?...". Pronto! Não foi preciso mais nada!

A verdade é que, gaja que é gaja, afoga as mágoas na comida e nas compras. Comida: não perdes pela demora. Compras: já cá cantam! Foram todinhas para a Alice! A promoção deste fim de semana no Continente, com roupas e calçado de bebé e criança a 50% não me podia ter calhado melhor!


Tudo isto podia ter custado 140€ e só custou 70€. Aproveitem, mamãs!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mas hoje é que doeu!...

Pela 1ª vez ficou a chorar.





(passadas umas loooooongas horas)

Juntinhas de novo!

aiiiii, que bom!



quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Hoje é que é a sério!...

Hoje, para mim, é que começou a sério a escolinha da Alice. As duas semanas que passaram foram de adaptação e, por isso, de horários muito reduzidos. Mas hoje ela já lá vai ficar até à hora do lanche, pela 1ª vez.

E eu, estou aqui meia sem saber o que fazer... Não é que não tenha o que fazer! Tenho milhares de coisas! Mas... falta-me qualquer coisa... Falta-me alguém a impor-me horários. A apressar-me a fazer as coisas antes que chegue a hora de uma refeição. Alguém a fazer-me pensar no que tenho que preparar enquanto tenho o sossego da pequenina hora do sono. A programar a melhor hora do dia para ir às compras, não vá coincidir com uma sesta ou uma refeição. A lista das compras tem que ser pequenina, senão não consigo carregar com um carrinho de bebés mais cinquenta sacos de supermercado!... Falta-me quem me ponha a mexer, a andar de requitó!

Há ja algum tempo que penso que preciso muito da chegada destes dias, com ela a tempo quase inteiro na escolinha, para poder organizar melhor a minha vida e os meus projectos. Preciso de algum tempo para mim, para me cuidar, me mimar, para lutar contra o desânimo do desemprego e "levantar o cu do chão" - como diz uma linda música dos escuteiros. Mas faz-me falta a minha pequenina! E hoje, sim, estou a sentir o que todas as mães sentem quando deixam os filhos pela 1ª vez no infantário... Será que ela vai ficar bem o dia todo? É que foram 11 meses e meio com ela, 24 horas por dia! Só espero que ela esteja com a cabeça mais entretida do que eu e que se esteja a divertir muuuuuito!

A semana passada a Alice apanhou uma constipação a sério. Daquelas cujo ranho vem de um canal infinito, que a febre embora não muito alta, não passa e a disposição para dormir e comer começam a alterar-se. Lá tivemos que chamar o nosso amigo antibiótico pela 1ª vez. Estou descansada porque sei que o pediatra não o receitou de ânimo leve. Conheço bem a conduta dele em relação aos antibióticos e  sei que só os receita em último recurso - faz sempre isso com os meus sobrinhos. Quando lhe liguei já íamos no 4ª dia de febre, com o ranhito a incomodar cada vez mais e sem previsão de que fosse passar rapidamente. Logo no 1º dia de antibiótico notou-se uma diferença incrível! Aquilo deve ser mesmo forte!...

Por isso, a minha pequenina já fez 3 dias de gazeta à escola, logo no 1º mês. Desejo tanto que estas maleitas não aconteçam, agora, todos os meses!...

Hoje vou almoçar com o papá. Ele convidou e eu estou a precisar de miminhos!
(Já faltam menos de 4h!... :P)

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

11 meses e 1º dia na escolinha!

3 de Setembro foi um dia em cheio! 

11 meses, o que quer dizer que já está muito perto de fazer um ano. O que quer dizer que passa tudo a correr e às vezes só apetece congelar o tempo para curtir um bocadinho mais os momentos.

O 1º dia na escolinha, quando se pensa muito e com muita antecedência pode ser um dos mais angustiantes e stressantes para os pais. Eu decidi não pensar muito nisso, nem criar muitas expectativas. Por isso, neste dia, fomos a pé para a escolinha, muito calmas - calmas e não calmos... é que o mesmo não se pode dizer do pai. Ele que o diga! :P

Antes deste dia as minhas preocupações eram as de saber o que levar para deixar lá ficar, o que seria preciso por na mochila - e é nestas alturas que eu não me arrependo nada de ser assídua nas redes sociais, pois fazer parte de um pequenino, coeso e divertido grupo de mamãs, às vezes dá-nos dicas, desmestifica-nos dúvidas e aquece-nos o coração apertadinho. Obrigada "mamãs 2012"!

Também tivemos uma reunião com a Educadora da Alice - uma querida! - que nos respondeu a todas as questões sem sequer as termos colocado. "Quais são os vossos maiores receios?". Sinceramente? Nenhuns! É mais a ansiedade de ver como vai correr, como a Alice vai reagir, mas vamos indo e vamos vendo! Então, daqui partiu a sugestão de fazer a integração da Alice, na escolinha, aos poucos. Mais uma vez imperou a sorte de eu ter disponibilidade numa altura tão importante! Então na 1ª semana o horário será das 9.30 às 11h. Na 2ª semana a Alice já lá ficará para o almoço, das 9.30 às 12.30. E na 3ª, se tudo tiver corrido bem até lá, já fica até às 16h. E será assim até a mãe começar a trabalhar.

Para não variar, foi com sorrisos e alegria que a Alice passou o 1º, o 2º e está a passar o 3º dia na escolinha! (Não é por ser minha, mas esta miúda é um sonho de bebé! eheheheeh!).

Lá fomos nós, os 3, a pé. Demoramos 2 minutos, se tanto. O infantário é mesmo aqui pertinho de casa, uma sorte! Subimos para a sala, entramos no corredor onde tem os cabides deles todos e espreitámos, curiosos, pelo grande vidro que nos separava da sala dos meninos de 1 ano. Uns sentados a brincar, outros de pé a cirandar, tudo muito bem disposto, nem um choro! A Alice quis ir logo para o chão ter com os meninos todos. Eu deixei-a, e lá foi ela pela mãe de uma das auxiliares, toda apressada a ver o que se passava ali. Nem olhou para trás, não nos despedimos - e aqui foi o meu receio, não lhe dizer que íamos embora podia ser mau. Não se deve fugir das crianças, não vão elas mais tarde associar estas idas para a escola a "Pronto, lá vão os meus pais fugir de mim!... Buááááááá!".

A verdade é que, segundo a Educadora, ela passou muito bem aquela horita e meia, lá entretida com os novos amiguinhos! E isso era o mais importante. Quando lá chegámos, ela já não estava tão contente... Tinha chegado o nosso amigo sono e lá estava a Sarrabisca sentadita numa espreguiçadeira, com a chupeta caída no colo e a choramingar. Mas era mesmo do sono! Antes do almoço tem sempre que haver uma soneca. Tanto é que chegou aos meu braços e deitou logo a cabeça no meu ombro, como quem diz, "por hoje chega, estou cansada, está na hora do ó ó".

E o dia continuou em grande! Como tivemos a sorte de ter o Pai Alexandre, connosco, este dia inteirinho, fomos para a praia, aproveitar o calorão que fazia!

Mais tarde, e com a Alice já K.O., ainda fomos às tapas do "Mercado" com a madrinha, o madrinho e 2 bons amigos de quem já tínhamos muitas saudades! Come-se sempre muito e muito bem neste restaurante. Mas a conversa estava, também, tão boa que não houve espaço para as bonitas das fotos! :P









Ontem e hoje (2º e 3º dias na escolinha) a Alice foi do meu colo para o da educadora, de braços estendidos, toda contente! Já nos disse "adeus", mas como quem está a despachar e a ver coisas mais interessantes para fazer naquela sala, ali, cheia de meninos e meninas!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Nas férias foi só crescer!

Ouvi muitas que nas férias é que "eles" se desenvolvem! "Crescem mais e até pode ser que comece a andar!" Sim, ok... mas cada um é diferente, e isso não pode ser uma verdade absoluta...

Não sei se é absoluta ou não, mas é verdade que a Alice se fartou de crescer, nestas férias! Subiu do percentil 70 para o 90, em altura. Cresceu 4 cm em 2 meses! Continua elegante, diz que quer ser Top Model. E, por este andar, aos 10 anos já vai ter a minha altura... Hmpf!

A verdade é que já é mais fácil ir com ela às compras. Ela até já ajuda com os sacos da fruta!

E já deixou a baby coque - era para bebés!

Houve, ainda, outros desenvolvimentos. Vou ter que fazer uma curta metragem com isto tudo!!

· Aprendeu a dizer "Dá" com o tio Pipo. Quando quer alguma coisa, estende o braço e diz "dá". Quando quer dar-nos alguma coisa diz "dá". E quando queremos que ela diga dá, é só chegar um objecto qualquer junti dela e perguntar "Como se diz?" e ela responde "dá!".

· Diz olá, só com uma vogal mas com a entoação correta: "Aaáá!" - às vezes parece um papagaio!

· Diz "Náná" para Nonó (prima), Nana (tia Susana) e Vovó! ahahahaha!

· Faz o som dos índios, a bater com a mão na boca.

· Como faz a cobra? "Sssssss"

· Já deu alguns passos sozinha! Só não anda mais e mais vezes porque quer andar muito depressa e cai logo! O perigo é deixá-la por-se de pé - tenha ou não apoio, ela põem-se! - porque ela pensa que pode e que sabe, e lá vai ela destemida a andar. Ao 3º passo ou a amparamos ou vai de cara ao chão! - Em relaçao a isto, um conselho sábio do pediatra: "Não a forcem. Ela ainda tem muito tempo para aprender a andar. E quando isso acontecer o vosso descanso acaba de vez!"

E aos bocadinhos, tem acabado, tem!...
(há um mês estas calças tinham que ser dobradas, nos calcanhares, porque estavam grandes!)


domingo, 25 de agosto de 2013

Mochila para a escolinha


Estou muito inclinada para o elefante. Mas são todas tão lindas!!!!!

domingo, 4 de agosto de 2013

Batizado da D. Alice #2












No meio de tantas fotografias lindas é muito complicado selecionar! Quero por tudo, mas não dá... Quero que apareça toda a gente, mas não consigo... Se não fizesse esta selecção um bocado ao calhas, nunca mais ia publicar nada disto e era um desperdício!

As minhas manas, fotógrafas de serviço, estiveram muito bem com a reportagem fotográfica. Obrigada Susana e Luzinha!

Aliás, toda a nossa família gigante foi imprescindível para este dia e para que tudo corresse tão bem! As comidas estavam deliciosas! Pedi a cada "casa"(isto é feito por casal! ahahahahah!) uma comida salgada e/ou doce. Já sei quais são as especialidades de cada um porque nas festas de aniversário - que acontecem todos os meses, mais do que uma vez por mês, às vezes!... - já é assim que costumamos fazer. Dá muito menos trabalho e preocupações ao organizador da festa e deixa-lhe mais tempo para outros pormenores. Ao passo que as comidas são variadas e deliciosas porque cada um já se especializou mesmo nas suas iguarias!

A fotografia e as comidas não foi toda a ajuda! Aliás, tudo começou bastante antes com a produção de toda a decoração. A minha mana Su é sempre uma ajuda incrível nestas coisas. Muita gente me disse que eu devia pensar em dedicar-me a estas coisas de organização de festas, mas a grande cabeça por detrás disto tudo foi a minha querida maninha! Com ela farto-me de aprender e de "beber" de todas as suas dicas e ideias. Tu foste um MUST, minha linda, obrigada!!

E nos dias anteriores, mover tropas para ajudar nos últimos detalhes da produção e decoração também não foi nada difícil. É bom ter família grande e unida sempre, mas nestas pequenas coisas é que se dá ainda mais valor e vontade de agradecer e enchê-los a todos de beijos! Obrigada manos, manas, cunhados, sobrinhos, mãe e sogros!

Eu tinha, eu precisava mesmo muito de agradecer - aqui no blog também, claro! -, porque a minha gratidão é gigante e apetece-me dar-vos a todos um bocadinho do que nos deram a nós os 3 até este dia, neste dia, e nos dias seguintes a este. 1000 CHUACKs!

And at last, mas not the least, é maravilhoso a nossa família ter crescico ainda mais! Madrinha e Padrinho, as duas pessoas mais importantes deste dia - a seguir à Alice! -, obrigada por terem aceite o convite e por desempenharem mais do que o vosso papel em todos os dias da vida da nossa pequenina! Ela, com tempo, irá agradecer-vos e, nós, estaremos para sempre gratos por vos termos na nossa família e responsáveis pelo nosso bem mais precioso! Um beijo muito especial para cada um de vós, compadres!

sábado, 3 de agosto de 2013

10 meses festejados ao sol e na água!





E hoje nasceu o meu amigo Vasquinho!! Fiquei tão contente! Tenho pena de só poder ir vê-lo daqui a uma semana... Mas foi ele que se adiantou! Não sabias ter esperado mais uns dias, Vasco?! Quando cresceres mais um bocadinho falamos sobre este assunto... Hmpf! Ah, pois, que estes 10 meses certinhos de diferença são de respeitinho. Ainda tu não vais saber andar, já eu te vou dar chincas nessas bochechas! (São gordas?! Ai quero tanto vê-las!) 

Entretanto, boas férias (para mim! hihihihihih!)!!

Alice.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Batizado da D. Alice #1