Este cheirinho é típico de Natal, para mim! Descia as escadas, já era fim da manhã, mas a minha minha mãe já tinha as sobremesas todas prontas! Ao que cheirava mais era a aletria acabadinha de fazer! Hmmmm!...
Agora, para pouparmos a nossa mãe e para perdurarem por gerações os deliciosos petiscos de Natal, todos os anos dividimos as sobremesas pelos irmãos. Cada um ouve atentamente os truques da Chef e é bom que os decore para que saia tudo igualzinho, senão há reclamações na certa!
Este ano calhou-me a aletria. Escolhi-a porque já há muito que queria saber como a minha mãe a faz, tão diferente de todas as que como fora de casa. Umas são de cortar à faca, outras sabem mais a água do que a leite, mas a minha preferida é da minha mãe Maria José! Cremosa e docinha, docinha!
Para teste resolvi experimentar fazer a aletria uns dias antes do Natal e as minhas cobaias aprovaram! Destalhou um bocadinho, vá. Parece que há ciência na parte de ir misturando leite, aos poucos, com as gemas!...
Também tenho que trabalhar melhor a parte de polvilhar a canela... Que desastre!
· 100 gr aletria
· 1 L leite
· 5 gemas de ovos
· raspas de 1 limão
· 2 paus de canela
· leite condensado a gosto
· açúcar a gosto
· canela em pó q.b.
Colocar 1 litro de leite (usei meio gordo) ao lume com as raspas de 1 limão e os dois paus de canela. Ir batendo as gemas de ovo com uma vareta e, aos poucos, ir juntando bocadinhos do leite quente que está ao lume (3 a 4 colheres de sopa).
Quando o leite começar a ferver juntar a aletria desfeita, sem nós, para que não coza junta. Deixar a cozer entre 3 a 5 minutos.
Quando a aletria estiver cozida, retirar o tacho do lume. Retirar os paus de canela e ir adicionando as gemas de ovos lentamente, sempre a mexer, sem parar.
Levar novamente ao lume, sempre a mexer. Quando começar a ferver, retirar.
Juntar leite condensado e açúcar a gosto. Eu deitei 1 terço da lata do leite condensado e 3 colheres de sopa de açúcar - mas a minha família é muuuuito gulosa! Ter em atenção que, quando a aletria está quente parece mais doce e fina. Depois de arrefecer a consistência vai estar mais cremosa e o sabor ligeirmante menos doce do que antes.
Polvilhar com canela em pó e servir depois de arrefecido.
Bon apétit!
Mostrar mensagens com a etiqueta comida. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta comida. Mostrar todas as mensagens
sábado, 21 de dezembro de 2013
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Sushi na praia!
O ideal para sushi lovers e beach lovers como eu. É verdade, acho que voltei a amar o sushi. Tivemos as nossas fases, tivemos... Mas agora tudo voltou ao normal! E a prova disso é que, hoje, comi sushi às 5 e meia da tarde! Só pode ser amor!
@Praia de Gondarém (o mesmo sítio onde se comem as melhores torradas do mundo!)
O SushiMan "diz que" é o braço direito de um que esteve no Shis. A mim não me interessa muito onde esteve ou onde aprendeu, porque depois de provar, por mim, está aprovado. ;)
8€ por 11 peças também não me pareceu nada mau, atendendo aos preços que se praticam nesta zona. Mas admito que me soube a pouco, mais 3 ou 4 peças era o ideal! Pena é só terem sushi das 12h às 18h, senão acho que arranjava companhia para lá ir mais vezes ao jantar - era a desgraça!
Próximo sushi a experimentar é o do Ichiban e, de preferência a uma 5ª-feira. Parece que por 25€ se come e se bebe, tudo incluído - é pouco baratinho é... mas se não for à 5ª, então é que é a desgraça! Mas, pelo que ouvi, vale mesmo, mesmo a pena.
8€ por 11 peças também não me pareceu nada mau, atendendo aos preços que se praticam nesta zona. Mas admito que me soube a pouco, mais 3 ou 4 peças era o ideal! Pena é só terem sushi das 12h às 18h, senão acho que arranjava companhia para lá ir mais vezes ao jantar - era a desgraça!
Próximo sushi a experimentar é o do Ichiban e, de preferência a uma 5ª-feira. Parece que por 25€ se come e se bebe, tudo incluído - é pouco baratinho é... mas se não for à 5ª, então é que é a desgraça! Mas, pelo que ouvi, vale mesmo, mesmo a pena.
sexta-feira, 31 de maio de 2013
Life lately
(not "according to my iphone pictures", porque não tenho um!)
Há tanto de bom a recordar nestes últimos dias! Ainda bem que houve alguém que se lembrou de inventar a máquina fotográfica e a de filmar!... É que não há espaço, nestes coitados destes neurónios, para guardar cada um destes momentos fantásticos, destas imagens lindas, e destes dias tão bons! Ficamos à espera da invenção da máquina de fotografia/vídeo com cheiros e sabores, por favor.
terça-feira, 2 de abril de 2013
Volta sushi que estás perdoado!
"Este fim de semana não acaba sem comeres sushi!". Promessa feita, promesa cumprida. Lá foi o maridão ao Sushiana.
Continuo a gostar muito! Mas confesso que não é a mesma paixão... O enjoo que tive por sushi, durante a gravidez, não afetou completamente a minha paixão, mas abalou-a! Já não penso em sushi todos os dias e já não me contento com qualquer tipo de sushi. Ou é muito bom, ou enjoa-me. Fiquei seletiva, vá!
Por isso, Sr. Alexandre, as próximas promessas têm que ir dar ao Shis, Ichi Ban ou Terra, no mínimo! (Mas o Sushiana continua ser muito bom! Me like it!)
domingo, 24 de fevereiro de 2013
domingo, 30 de setembro de 2012
Ficar a...
... meio!
Foi assim a nossa sessão de cinema de ontem. Pena, porque tenho imensa curiosidade em ver este filme, até ao fim, e tão cedo não voltarei ao cinema. Vamos ter que recorrer a outros meios, vá!
Problemas técnicos: ouvia-se som mas não se via imagem. Tentaram recompor o filme e não foi possível. Pediram desculpa e devolveram o dinheiro. Mesmo assim houve quem ainda discutisse com a funcionária que, no fundo, era só a mensageira - que culpa tem ela meus senhores?! Vimos inclusivamente o livro de reclamações a ser utilizado... Ah portuguesinhos com os nervos à flor da pele!... Não vos faz nada bem à saúde e não é sequer civilizado. Haja paciência para pessoas sem pacienciazinha nenhuma!...
A seguir, o belo do repasto num bom restaurante concretizou-se e não ficou a meio! Fomos ao maravilhoso Terra, muito bem acompanhados, e saímos de lá deliciados com magret de pato, lombinhos de porco preto e risotto, sushi do melhor (apesar de ainda não conseguir apreciar - vamos ver se sem a menina Alice cá dentro a ditar ordens, voltarei a sentir o apelo ao sushi! :P) e a terminar com a melhor sobremesa do mundo: fondant de caramelo com molho de frutos silvestres! Hmmmmmm!... Divinal!!!!!
Hoje, com o maravilhoso tempinho e a preguicite aguda como boas companhias, só me fica mesmo a faltar o maridão que teve que ir trabalhar... Sendo assim, vou "pegar" na Alice para darmos uma voltinha à beira mar e esperar que o papá volte depressa!
Subscrever:
Mensagens (Atom)










