Mostrar mensagens com a etiqueta comida. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta comida. Mostrar todas as mensagens

sábado, 21 de dezembro de 2013

Aletria à moda da Maria José

Este cheirinho é típico de Natal, para mim! Descia as escadas, já era fim da manhã, mas a minha minha mãe já tinha as sobremesas todas prontas! Ao que cheirava mais era a aletria acabadinha de fazer! Hmmmm!...

Agora, para pouparmos a nossa mãe e para perdurarem por gerações os deliciosos petiscos de Natal, todos os anos dividimos as sobremesas pelos irmãos. Cada um ouve atentamente os truques da Chef e é bom que os decore para que saia tudo igualzinho, senão há reclamações na certa!

Este ano calhou-me a aletria. Escolhi-a porque já há muito que queria saber como a minha mãe a faz, tão diferente de todas as que como fora de casa. Umas são de cortar à faca, outras sabem mais a água do que a leite, mas a minha preferida é da minha mãe Maria José! Cremosa e docinha, docinha!

Para teste resolvi experimentar fazer a aletria uns dias antes do Natal e as minhas cobaias aprovaram! Destalhou um bocadinho, vá. Parece que há ciência na parte de ir misturando leite, aos poucos, com as gemas!...

Também tenho que trabalhar melhor a parte de polvilhar a canela... Que desastre!



· 100 gr aletria
· 1 L leite
· 5 gemas de ovos
· raspas de 1 limão
· 2 paus de canela
· leite condensado a gosto
· açúcar a gosto
· canela em pó q.b.

Colocar 1 litro de leite (usei meio gordo) ao lume com as raspas de 1 limão e os dois paus de canela. Ir batendo as gemas de ovo com uma vareta e, aos poucos, ir juntando bocadinhos do leite quente que está ao lume (3 a 4 colheres de sopa).

Quando o leite começar a ferver juntar a aletria desfeita, sem nós, para que não coza junta. Deixar a cozer entre 3 a 5 minutos.

Quando a aletria estiver cozida, retirar o tacho do lume. Retirar os paus de canela e ir adicionando as gemas de ovos lentamente, sempre a mexer, sem parar.

Levar novamente ao lume, sempre a mexer. Quando começar a ferver, retirar.

Juntar leite condensado e açúcar a gosto. Eu deitei 1 terço da lata do leite condensado e 3 colheres de sopa de açúcar - mas a minha família é muuuuito gulosa! Ter em atenção que, quando a aletria está quente parece mais doce e fina. Depois de arrefecer a consistência vai estar mais cremosa e o sabor ligeirmante menos doce do que antes.

Polvilhar com canela em pó e servir depois de arrefecido.

Bon apétit!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sushi na praia!

O ideal para sushi lovers e beach lovers como eu. É verdade, acho que voltei a amar o sushi. Tivemos as nossas fases, tivemos... Mas agora tudo voltou ao normal! E a prova disso é que, hoje, comi sushi às 5 e meia da tarde! Só pode ser amor!

@Praia de Gondarém (o mesmo sítio onde se comem as melhores torradas do mundo!)

O SushiMan "diz que" é o braço direito de um que esteve no Shis. A mim não me interessa muito onde esteve ou onde aprendeu, porque depois de provar, por mim, está aprovado. ;)

8€ por 11 peças também não me pareceu nada mau, atendendo aos preços que se praticam nesta zona. Mas admito que me soube a pouco, mais 3 ou 4 peças era o ideal! Pena é só terem sushi das 12h às 18h, senão acho que arranjava companhia para lá ir mais vezes ao jantar - era a desgraça!

Próximo sushi a experimentar é o do Ichiban e, de preferência a uma 5ª-feira. Parece que por 25€ se come e se bebe, tudo incluído - é pouco baratinho é... mas se não for à 5ª, então é que é a desgraça! Mas, pelo que ouvi, vale mesmo, mesmo a pena.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Life lately

(not "according to my iphone pictures", porque não tenho um!)







Há tanto de bom a recordar nestes últimos dias! Ainda bem que houve alguém que se lembrou de inventar a máquina fotográfica e a de filmar!... É que não há espaço, nestes coitados destes neurónios, para guardar cada um destes momentos fantásticos, destas imagens lindas, e destes dias tão bons! Ficamos à espera da invenção da máquina de fotografia/vídeo com cheiros e sabores, por favor.


terça-feira, 2 de abril de 2013

Volta sushi que estás perdoado!


"Este fim de semana não acaba sem comeres sushi!". Promessa feita, promesa cumprida. Lá foi o maridão ao Sushiana.

Continuo a gostar muito! Mas confesso que não é a mesma paixão... O enjoo que tive por sushi, durante a gravidez, não afetou completamente a minha paixão, mas abalou-a! Já não penso em sushi todos os dias e já não me contento com qualquer tipo de sushi. Ou é muito bom, ou enjoa-me. Fiquei seletiva, vá!

Por isso, Sr. Alexandre, as próximas promessas têm que ir dar ao Shis, Ichi Ban ou Terra, no mínimo! (Mas o Sushiana continua  ser muito bom! Me like it!)

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Birtday Wish List


(Não era?!!!)

domingo, 30 de setembro de 2012

Ficar a...

... meio!

Foi assim a nossa sessão de cinema de ontem. Pena, porque tenho imensa curiosidade em ver este filme, até ao fim, e tão cedo não voltarei ao cinema. Vamos ter que recorrer a outros meios, vá!

Problemas técnicos: ouvia-se som mas não se via imagem. Tentaram recompor o filme e não foi possível. Pediram desculpa e devolveram o dinheiro. Mesmo assim houve quem ainda discutisse com a funcionária que, no fundo, era só a mensageira - que culpa tem ela meus senhores?! Vimos inclusivamente o livro de reclamações a ser utilizado... Ah portuguesinhos com os nervos à flor da pele!... Não vos faz nada bem à saúde e não é sequer civilizado. Haja paciência para pessoas sem pacienciazinha nenhuma!...

A seguir, o belo do repasto num bom restaurante concretizou-se e não ficou a meio! Fomos ao maravilhoso Terra, muito bem acompanhados, e saímos de lá deliciados com magret de pato, lombinhos de porco preto e risotto, sushi do melhor (apesar de ainda não conseguir apreciar - vamos ver se sem a menina Alice cá dentro a ditar ordens, voltarei a sentir o apelo ao sushi! :P) e a terminar com a melhor sobremesa do mundo: fondant de caramelo com molho de frutos silvestres! Hmmmmmm!... Divinal!!!!!

Hoje, com o maravilhoso tempinho e a preguicite aguda como boas companhias, só me fica mesmo a faltar o maridão que teve que ir trabalhar... Sendo assim, vou "pegar" na Alice para darmos uma voltinha à beira mar e esperar que o papá volte depressa!