Mostrar mensagens com a etiqueta grávida. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta grávida. Mostrar todas as mensagens
sábado, 10 de novembro de 2012
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
38w+6d+happy!
Não estou farta de estar grávida! Estou feliz. Já me apetecia conhecer a minha bebé, mas sei que vou ter muito tempo para ela! Por isso estou a aproveitar os últimos dias em que ainda posso controlar os meus horários, as minhas vontades, os meus desleixos, o meu espaço.
Hoje estou ainda mais feliz. Passei a manhã com uma amiga grávida (conversas que só a nós nos interessam e interessam muito!); ajudei uma prima "aflita" de trabalho; dei um empurrãzinho a um querido amigo para fazer uns trocos extra; falei com a minha ex-compincha de gravidez e ouvi o henrique a pedir letinho; aconselhei um bom mediador de seguros a um dos meus manos; e dei um bom passeio com um por-do-sol incrível. Podia viver disto, perfeitamente!
Para ficar ainda mais feliz, este fim de semana gostava de o aproveitar bem com o maridão e amigos - pode ser o último que temos por nossa conta nos próximos meses!... Calhava bem um cineminha (Woody Allen, porque não?) e jantar fora num bom restaurante. Fica a sugestão! ahahahahaha!
Para terminar o dia em beleza, vou ali jantar aos vizinhos ;)
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Malas prontas!
Já temos as nossas malas prontas há umas 4 semanas, mas há sempre qualquer coisinha que se vai mudando ou acrescentando, mediante novas dicas das enfermeiras das aulas de preparação para o parto.
Saquinhos para a roupa da Alice para "1º Dia", "2º Dia" e "3º Dia" feitos pela Vovó Zezé!
(quem tem uma mãe assim, tem tudo!)
1ª roupinha da Alice oferecida pelas avós e pelo avô!
2ª roupinha da Alice oferecida pela mamã e pelo papá!
Lista do bebé:
· 3 fatos completos, com 3 conjuntos interiores com calça - levo 4
· 3 pares de meias ou carapins - levo 4
· 1 a 2 gorros
· 3 fraldas de pano - levo 4
· 1 a 2 casacos de malha
· uma manta ou xaile - levo 2
· escova de cabelo
· saco para roupa suja
· fraldas descartáveis - levo de prematuro. segundo a experiência da minha mãe são as mais eficazes, porque ficam mais justinhas que as de recém-nascido, mesmo em bebés de tamanho dito normal
· baby coque
Lista da mamã:
· boletim da grávida e exames do 3º trimestre
· 3 ou 4 camisas de noite com abertura à frente - levo 3 camisas e 1 pijama
· 1 robe - levo um bem fresquinho porque nos hospitais é um calor insuportável, principalmente na obstetrícia, por causa dos bebés!
· chinelos de quarto e chinelos de duche
· toalha de banho - não levo porque na Lapa não é preciso
· objectos pessoais de higiene e conforto - levo para mim e para o papá!
· 2 soutiens de amamentação
· 6 a 8 cuecas altas e largas ou descartáveis - levo 8 descartáveis
· discos absorventes de leite materno
· roupa para saída do hospital
· sacos para roupa suja
· cinta pós parto (opcional)
· pomada 100% lanonila para os mamilos (opcional)
· conchas protectoras de mamilos (opcional) - não levo
· chupeta esterilizada em caixa de plástico (opcional) - não levo
Lista do papá:
· produtos de higiene
· muda de roupa
· pijama
· chinelos
· água + bolachas
· máquina fotográfica
· telemóveis e carregadores
· livro / revistas
· coragem - diz ele
· paciência (muita!) - digo eu
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Um Xi à tia Moma!
Querida tia Moma,
sei que tu querias muito que eu nascesse hoje, mas ainda não me apetece... Sabes, aqui dentro está quentinho e ando sempre embalada (a minha mãe é muito mexerica!). Mas falta muito poucochinho para te dar um xi igual aos que tu me dás desde que eu estou na barriga da mamã - sabem-me tão bem!!! E depois, vamos ter muito tempo para eu ir para tua casa, para me dares gomas e me fazeres as vontades todas, tá bem?!
Hoje, faz de conta que sou eu que te dou um xi bem apertadinho e te digo:
PARABÉNS!!!
Alice
P.S. - Os meus pais também te estão a mandar um beijinho ;)
Etiquetas:
Alice,
aniversários,
família,
grávida
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Baby Shower # Parte 2
Ah e tal estava tudo muito bonito e delicioso, mas não pensem que foi só "meter pr'á blusa"!
Esta festarola teve jogos para testar as habilidades da futura mamã - e digo já que alguns não foram fáceis, principalmente com tantas mães experientes a avaliar!
Tudo isto acompanhado de uma linha gráfica a condizer, ou não fosse a organizadora uma das minhas designers preferidas!
# Design
Até o jogo dos Quiz tinha cartõezinhos próprios - que pormenor!
E foi pedido às "fadas madrinhas" que deixassem uma mensagem à Alice. Vou guardá-las e mostrar-lhe quando ela conseguir perceber que, ainda nem sequer a conheciam e já tinha tanta gente tão querida a desejar-lhe as melhores coisas do mundo! Obrigada meninas!
# Jogos
Foram feitos vários testes aqui à barriguda. Se passasse, recebia presentes para a Alice. Se falhasse, não havia nada para ninguém. É justo!
No fim tive nota positiva - embora mestrado talvez só daqui a um ano como o outro senhor! - e parece que já estou apta a receber a Alice! :D
Obrigada a todos (sim, porque o Mateus, convidado especial e elitor dos cartões Quiz, foi o suficiente para não poder dizer "todas"!), os que idealizaram, os que organizaram, os que participaram, os que vieram, os que ofereceram coisas lindas à nossa Alice, os que deixaram mensagem, os que me fizeram sentir especial por estar quase a ser mamã... CHUACK muito grande!
Esta festarola teve jogos para testar as habilidades da futura mamã - e digo já que alguns não foram fáceis, principalmente com tantas mães experientes a avaliar!
Tudo isto acompanhado de uma linha gráfica a condizer, ou não fosse a organizadora uma das minhas designers preferidas!
# Design
O convite que eu só vi quando já tudo tinha terminado! Lindo!
Até o jogo dos Quiz tinha cartõezinhos próprios - que pormenor!
E foi pedido às "fadas madrinhas" que deixassem uma mensagem à Alice. Vou guardá-las e mostrar-lhe quando ela conseguir perceber que, ainda nem sequer a conheciam e já tinha tanta gente tão querida a desejar-lhe as melhores coisas do mundo! Obrigada meninas!
# Jogos
Foram feitos vários testes aqui à barriguda. Se passasse, recebia presentes para a Alice. Se falhasse, não havia nada para ninguém. É justo!
No fim tive nota positiva - embora mestrado talvez só daqui a um ano como o outro senhor! - e parece que já estou apta a receber a Alice! :D
Perguntas sobre a origem do nome Alice e sobre a minha querida avó
que nos inspirou com o seu lindo nome.
Quem são as bebés?!?! (tão queridas!!)
De que é feita esta papa? (Urgh!! Não vou dar isto à minha filha!!)
Fazer papas sem gromos não é fácil...
Dar banhinho, secar bem as pregas, colocar a fralda e vestir... um Nenuco!
Assim é fácil! ehehehehehe!
Obrigada a todos (sim, porque o Mateus, convidado especial e elitor dos cartões Quiz, foi o suficiente para não poder dizer "todas"!), os que idealizaram, os que organizaram, os que participaram, os que vieram, os que ofereceram coisas lindas à nossa Alice, os que deixaram mensagem, os que me fizeram sentir especial por estar quase a ser mamã... CHUACK muito grande!
sábado, 15 de setembro de 2012
Bem vindo Henrique!!!
A minha compincha de gravidez e querida amiga Antónia jé tem o pequeno Henrique nos braços!
Que maravilha! E que lindo!!!
O maroto não deixou a mamã vir à baby shower da Alice, já andava a prepará-la há uns tempinhos para o dia 10 de Setembro: a sua tão esperada chegada! Soube de todas estas últimas noites mal dormidas, com dores de contrações que só com ben u ron se suportavam um bocadinho...
Mas hoje... hoje soube - porque a Antónia foi uma querida e mal teve 5 minutos ligou-me e fez-me uma descrição pormenorizada e incrível do trabalho de parto! - que o primeiro pensamento da mamã, depois de ter nascido o bebé, foi: "Eu tinha outro!" Há testemunho melhor do que este?!
O que ela não sabe é que me emocionei várias vezes, ao telefone, a ouvi-la! A felicidade na voz dela; ouvir os relatos dos primeiros dias, pelos quais as duas tanto ansiamos, juntas, durante estes meses todos; e no fim "pronto, tenho que ir que o Henrique já acordou" - é mesmo, mesmo real! :D
Parabéns Tonicha! Desejo tanto de bom, para ti para a tua família, como desejo para mim e para a minha!
Henrique, estou ansiosa por te ver e espero consegui-lo fazer antes de ter a Alice a ocupar-me 24 horas por dia. Mas se não for possível, encontramo-nos depois num passeio de carrinhos pela Foz, pode ser?!
Entretanto vou tendo muuuuitas saudades das nossas conversas diárias sobre a gravidez, as expectativas, os conselhos, as descobertas, as experiências com as aulas de preparação, sobre o que lemos, o que fazemos, o que sentimos, as diferenças entre o Henrique e a Alice... Mas a viagem, contigo, foi (está a ser) maravilhosa! Obrigada, amiga!
Beijos e noites bem dormidas de nós, para vós!
Que maravilha! E que lindo!!!
O maroto não deixou a mamã vir à baby shower da Alice, já andava a prepará-la há uns tempinhos para o dia 10 de Setembro: a sua tão esperada chegada! Soube de todas estas últimas noites mal dormidas, com dores de contrações que só com ben u ron se suportavam um bocadinho...
Mas hoje... hoje soube - porque a Antónia foi uma querida e mal teve 5 minutos ligou-me e fez-me uma descrição pormenorizada e incrível do trabalho de parto! - que o primeiro pensamento da mamã, depois de ter nascido o bebé, foi: "Eu tinha outro!" Há testemunho melhor do que este?!
O que ela não sabe é que me emocionei várias vezes, ao telefone, a ouvi-la! A felicidade na voz dela; ouvir os relatos dos primeiros dias, pelos quais as duas tanto ansiamos, juntas, durante estes meses todos; e no fim "pronto, tenho que ir que o Henrique já acordou" - é mesmo, mesmo real! :D
Parabéns Tonicha! Desejo tanto de bom, para ti para a tua família, como desejo para mim e para a minha!
Henrique, estou ansiosa por te ver e espero consegui-lo fazer antes de ter a Alice a ocupar-me 24 horas por dia. Mas se não for possível, encontramo-nos depois num passeio de carrinhos pela Foz, pode ser?!
Entretanto vou tendo muuuuitas saudades das nossas conversas diárias sobre a gravidez, as expectativas, os conselhos, as descobertas, as experiências com as aulas de preparação, sobre o que lemos, o que fazemos, o que sentimos, as diferenças entre o Henrique e a Alice... Mas a viagem, contigo, foi (está a ser) maravilhosa! Obrigada, amiga!
Beijos e noites bem dormidas de nós, para vós!
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
The best BabyShower in the world!!
Esta menina aqui na fotografia em cima é a "culpada" disto tudo!
A Alice teve uma babyshower este sábado - até aí não houve surpresas, porque foi-me pedido que desse os contactos das pessoas que viriam participar da festinha da Alice. A surpresa foi a maravilha de decoração e organização! Um sonho! Tudo rosa e branco, com o tema da "Alice no País das Maravilhas", perfeitíssimo! Não há descrição, as fotos dão uma leve ideia da trabalheira que a minha Maninha-Linda-Maravilhosa-Su teve com a pequena Alice e a sua primeira festa! Como já te disse, apetece-me agradecer-te todos os dias e mesmo assim não chega! Amei! ♥
Quem vir pensa que ela não tem mais nada que fazer, mas tem!... E não é pouco! Com dois reguilas em casa, acabadinha de chegar de férias e cheia de trabalho, teve tempo de encomendar docinhos bons e lindos de morrer, fazer ela algumas delícias (mais à frente passaremos às receitas dos Brownies, cupcakes e mousse de bolacha!), comprar e pedir emprestados adereços (tudo lindo, branquinho e rosa!), organizar as meninas convidadas, organizar jogos e... tudo e tudo e tudo! Obrigada à "comixão" ajudante desta Sra. Santa (Su, Rachel, Graça. Luz e à desgraçada da tia da Foz que se pirou para Paris!... :P)
#Decor / Lanche
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
33 semanas e muitos soluços!
"O soluço fetal é um fenómeno normal que muitas grávidas sentem e muitas vezes pode até ser observado durante as ecografias.
Entre o fim do primeiro trimestre e o começo do segundo, os bebés geralmente começam a soluçar. O soluço nada mais é do que um movimento natural e indolor que antecede a respiração, uma espécie de treino para o aparelho respiratório.
Algumas mulheres percebem os soluços da criança várias vezes ao dia, enquanto outras só de vez em quando - ambas as situações são perfeitamente normais.
E não se surpreenda também se mesmo depois do nascimento o bebé continuar a soluçar durante um tempinho."
Entre o fim do primeiro trimestre e o começo do segundo, os bebés geralmente começam a soluçar. O soluço nada mais é do que um movimento natural e indolor que antecede a respiração, uma espécie de treino para o aparelho respiratório.
Algumas mulheres percebem os soluços da criança várias vezes ao dia, enquanto outras só de vez em quando - ambas as situações são perfeitamente normais.
E não se surpreenda também se mesmo depois do nascimento o bebé continuar a soluçar durante um tempinho."
A Alice, só ontem, teve dois "ataques" de soluços! É tão giro! Cada vez sinto mais vida dentro de mim!
Como se percebe que são soluços e não pontapés ou outro tipo de movimentos? Porque são ritmados, seguidinhos e duram bastante tempo (coitadinha!).
E agora, que já está de cabeça para baixo e grandinha, em vez de dar "pancadinhas de amor", dá esticões valentes! O rabiosque estica para um lado (parte de cima da minha barriga) e, ao mesmo tempo, as pernas e mãos esticam para o outro (parte de baixo da barriga). Conclusão: parece que tenho um alien dentro de mim, a dizer "isto aqui está a ficar pró apertado!" ehehehehe!
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Férias boas!
Estive out, mas estive muito bem!
Desligada da net, dos computadores, da rotina, dos horários... E ligadíssima ao bem bom!
Sempre em boa companhia, viajámos de Norte-a-Sul-a-Norte do país.
Know, back to reality...
segunda-feira, 16 de julho de 2012
7 meses e pusemo-nos a cozinhar!
Domingo de manhã, eu e a Alice, pusemos avental e "mãos à obra"! 3 bons motivos:
1. Voltar às receitas da Mafalda Pinto Leite (adoooro esta Cozinheira!).
2. Fazer um bolinho para a festa (tão ansiada!) do meu querido Mateus.
3. Cozinhar e comemorar com a Alice os 7 meses na mamã!
A receita deste bolo bolo maravilhoso de Cenoura com cobertura de Queijo creme está aqui.
A festinha correu lindamente e o Mateus estava delirante por poder comemorar e brincar com os amigos da escola!
A Clarinha, que depois de dar um xi à Alice disse: "Isso parece uma bola!", decidiu competir connosco! ehehehehehe!
Etiquetas:
afilhado,
aniversários,
culinária,
família,
grávida
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Optimus Alive com zona para Grávidas
Que excelente ideia! Agora as grávidas já podem ir a um festival de música e ter um espaço próprio, seguro e confortável para assistir aos seus concertos preferidos. Pena ainda só ser no Optimus Alive...
"O Optimus Alive'12 volta a inovar ao ser o primeiro festival português com uma zona exclusiva para grávidas, permitindo-lhes desfrutar dos concertos com todo o conforto e segurança. Patrocinado pela N Seguros, o espaço "My Mom Rocks" foi criado especialmente para todas as grávidas que vão estar presentes no Passeio Marítimo de Algés.
No espaço “My Mom Rocks”, a N Seguros disponibiliza vários serviços e actividades idealizadas para as futuras mães e seus acompanhantes. Destaca-se o serviço permanente de uma enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, que esclarece todas as dúvidas que possam surgir às mães e dará todo o apoio que seja necessário.
Para além disso irão realizar-se alguns Workshops: Reflexologia, Massagem e Música in Útero. Todo o espaço estará decorado de forma a proporcionar o maior conforto e segurança para as grávidas, inclusivé durante os concertos.
A N Seguros irá ainda desafiar as mulheres grávidas para uma divertida sessão fotográfica “My Mom Rocks” que, no final, dará origem a uma caricatura original para levar para casa e que permitirá participar num passatempo na página de facebook da N Seguros. As vencedoras ganham uma cadeira de carro para bebé."
Na próxima 5ª-feira bem nos dava jeito este espaço no Festival Marés Vivas para vermos os Cult descansadinhas, não era Alice?
sexta-feira, 6 de julho de 2012
Quase a entrar no 3º trimestre (vamos descansar!)
"À medida que o nascimento se aproxima, você sente-se impaciente e ansiosa. Como todas as futuras mamãs!
O peso do bebé, que duplicará no último trimestre, muda a forma da sua postura e do seu andar.
Desloca-se a um ritmo lento, mas o seu corpo está a trabalhar ao máximo para assegurar todo o esforço extra que o bebé exige.
O seu coração bate doze vezes a mais por minuto. No espaço de 1 minuto, 185 ml do seu sangue irriga a placenta, fornecendo ao bebé os elementos necessários para o crescimento. Os seus seios estão prontos a amamentar e gotas de colostro, o leite inicial que sai antes de amamentar, podem manchar as suas peças de roupa.
O seu sono é agitado e torna-se difícil encontrar uma posição de sono confortável.
Nas semanas que antecedem o nascimento, as articulações da pélvis afastam-se para permitir a passagem do bebé, que está a começar a sua descida.
Descanse enquanto aguarda pelo feliz acontecimento!"
Se assim o aconselham, cá vamos nós de fim de semana com a família!
;)
O peso do bebé, que duplicará no último trimestre, muda a forma da sua postura e do seu andar.
Desloca-se a um ritmo lento, mas o seu corpo está a trabalhar ao máximo para assegurar todo o esforço extra que o bebé exige.
O seu coração bate doze vezes a mais por minuto. No espaço de 1 minuto, 185 ml do seu sangue irriga a placenta, fornecendo ao bebé os elementos necessários para o crescimento. Os seus seios estão prontos a amamentar e gotas de colostro, o leite inicial que sai antes de amamentar, podem manchar as suas peças de roupa.
O seu sono é agitado e torna-se difícil encontrar uma posição de sono confortável.
Nas semanas que antecedem o nascimento, as articulações da pélvis afastam-se para permitir a passagem do bebé, que está a começar a sua descida.
Descanse enquanto aguarda pelo feliz acontecimento!"
Se assim o aconselham, cá vamos nós de fim de semana com a família!
;)
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Ontem fomos aos gifts e às compras :P
Ontem lá fomos nós (leia-se: eu e a Alice - o papá já está farto de paleio, agora quer é acção! lol!) buscar mais um biberão e uma chupeta! Ainda viemos com uns discos de amamentação e detergente para biberões da nuk também de oferta.
Se fosse eu a comprar não escolhia biberões com tanta bonecada e desenhos tão grandes, mas "a cavalo dado não se olha o dente"!
Aproveitamos, que estávamos no Bolhão, e fomos a uma retrosaria (que a mana Su indicou) comprar mais umas fraldinhas de pano, brancas, para as avós bordarem para a Alice! Desta vez tinham umas muito fofinhas, não eram cheias de goma! 2,70€ cada uma, estão dentro do preço normal?... Digam-me, mamãs, porque sou novata nestas andanças!
Como as férias estão a chegar e a mamã estava a precisar, fomos aproveitar os saldos da women´s secret e compramos um polka dot bikini!
Férias! Férias! Queremos férias!!!
Se fosse eu a comprar não escolhia biberões com tanta bonecada e desenhos tão grandes, mas "a cavalo dado não se olha o dente"!
Aproveitamos, que estávamos no Bolhão, e fomos a uma retrosaria (que a mana Su indicou) comprar mais umas fraldinhas de pano, brancas, para as avós bordarem para a Alice! Desta vez tinham umas muito fofinhas, não eram cheias de goma! 2,70€ cada uma, estão dentro do preço normal?... Digam-me, mamãs, porque sou novata nestas andanças!
Como as férias estão a chegar e a mamã estava a precisar, fomos aproveitar os saldos da women´s secret e compramos um polka dot bikini!
Férias! Férias! Queremos férias!!!
segunda-feira, 2 de julho de 2012
Mais um workshop para futuros papás e mamãs.
Desta vez, o workshop, foi no hospital Privado da Boa Nova, onde nunca tinha entrado. A sessão estava cheia de gente. Foi bem mais interessante que o último, mas as cadeiras super hiper desconfortáveis lá estavam outra vez... Se os pais se queixaram, imaginem as grávidas ali sentadas mais de 2 horas!
Ficámos mais esclarecidos acerca da amamentação e do que é uma boa ou má pega (expressão que o Sôr Alex gostou muito!). Afinal não preciso de lavar os mamilos antes e depois da bebé mamar! Ufa! Aconselharam a que os peitos sejam lavados uma vez por dia, na higiene da manhã e que, depois de cada mamada, isso sim para ajudar a evitar fissuras, se aplique um bocadinho do leite materno a cobrir o mamilo todo e se deixe secar. Pelos vistos, essa película que fica depois de seco, tem efeitos curativos e protetores para as possíveis agressões do mamilo.
Ouvimos também falar acerca dos bons efeitos que a música calma e melódica tem nos bebés, ainda dentro das barrigas. "Se se puserem agora a ouvir rockalhadas, depois não se queixem se os vossos bebés forem elétricos!" - Alice, tenho-te a informar que está aí à porta o concerto dos Cult... eu levo-te tampões para os ouvidos, ok?
O mais interessante veio no fim. E nem mesmo o incómodo das cadeiras desconfortáveis, ou o inchaço dos pés, pernas e mãos (que agora teimam em aparecer todos os dias!!!) me demoveram de ouvir o Dr. Octávio Cunha, "médico de crianças" como ele se auto-intitula, com toda a atenção e prazer. Uma voz meiga, um humor incrível, um carinho pelas crianças espelhado nos olhos e no discurso fluente e interessante que tinha. Já estava a vê-lo a falar com a nossa Alice!... Mais tarde fiquei a saber que foi colega de liceu do meu cunhado Jiji e pediatra de alguns dos meus primos e filhos de amigos.
- Deitar os bebés de barriga para cima para evitar morte súbita? "Não se conhecem ainda as causas da morte súbita... E ainda por cima, deitar os bebés sempre para cima, faz com que fiquem com mal-formações cranianas, cabeça achatada que depois terão que ser corrigidas. Antigamente deitava-se os bebés de barriga para baixo, eles sentiam-se mais seguros no contacto com o colchão. Se me perguntarem a mim, de barriga para cima, com um suporte que incline ligeiramente o bebé, uma vez para um lado, outra vez para o outro, é o ideal."
- Acordar ou não os recém-nascidos à noite para mamarem? "Nos primeiros 15 dias de vida é fundamental investir no hábito da amamentação pelo peito da mãe, por uma questão de aprendizagem dos dois e pela subida do leite (Se se puder evitar o uso do biberão, melhor! Eles têm menos trabalho a mamar pelo biberão, porque goteja automaticamente sem terem que sugar e depois não querem outra coisa!). Depois desses 15 dias os bebés passam a ter deveres, e um deles é o de dormir a noite toda: 6 horas. Façam tudo para que assim seja!"
- Existem 3 tipos de pais: os "permissivos", os "autoritários" e os "com autoridade". Os primeiros representam 70% dos pais e vão ter filhos irrequietos, os chamados hiperactivos ou com défice de atenção (muitos não têm nada disto, é só mesmo uma questão de educação!), e com poucas regras. Os segundos vão criar filhos com medos, inibidos, sem auto-estima e com pouca ambição. Representam 5% dos pais. Os pais "com autoridade" são 25% e a palavra de ordem é não quando tem que ser dado um não. E não é preciso justificar. É não porque eu digo! Os bebés têm que saber que têm limites e que têm que obedecer. Mais tarde, com mais idade, sim, vai ser necesaário explicar-lhes porque motivo é não. Mas em bebés não. É o dever deles obedecerem aos pais e estes terem autoridade sem serem autoritários. Isso advém de uma postura em que não se pode ser muito benevolente nem muito severo. Ter pulso firme numas alturas e dar mimo noutras. Nunca ceder por causa das birras é fundamental!"
Estes foram 3 dos assuntos que mais me interessaram, mas houve muitos outros, mais curtos, com muito interesse também. Neste workshop acho que já senti aquilo que muitos me têm dito que vai acontecer: instinto. Muitas das resoluções que vou tomar com o Alexandre em relação à Alice vão ser instintivas, tenho a certeza. Por mais workshops a que vá, por mais livros que leia, por mais conselhos que ouça do pediatra, a última palavra e decisão final vão ser sempre nossas, e os instintos maternal e parental, aliados a tudo o que temos vindo a assimilar, vão ser com certeza o nosso modus operandi.
No fim, ouvi ao ouvido: "Não estás com medo?..." - eheheheheeh! Pois, quanto mais vamos sabendo, mais complicado nos parece, né papá?... Mas como já me disse uma amiga muito querida: "É mais fácil do que o dizem!" E eu vou acreditar que é mesmo assim e nunca, mas nunca, sofrerei antes do tempo.
Para além do paleio todo, ainda viemos embora com mais gifts, of course! E, ao todo, só de workshops já temos:
- 2 biberões nuk (por acaso vi na farmácia que custam 9€, nada mau para oferta!);
- 3 chupetas nuk (azuis... desculpa lá Alicinha!);
- várias amostras de cremes de 3 marcas diferentes (ouvi dizer que é melhor, no início, não comprarmos nenhum creme e irmos experimentando as amostras, porque cada bebé tem o seu tipo de pele e de sensibilidades e alergias diferentes);
- 3 amostras de papas lácteas;
- 8 embalagens de papas de frutas (estas acho que a Alice vai ter que experimentar através de mim, senão passa o prazo de validade... isto para não referir que sou doida por estas papas! :P);
- amostra de líquido para lavar biberões (e fairy, não?...);
- e montanhas de folhetos a falar de tetinas, bombas de extrair leite, cremes, etc, etc
Pode dizer-se que estamos a ficar verdadeiros papa-workshops!
Ficámos mais esclarecidos acerca da amamentação e do que é uma boa ou má pega (expressão que o Sôr Alex gostou muito!). Afinal não preciso de lavar os mamilos antes e depois da bebé mamar! Ufa! Aconselharam a que os peitos sejam lavados uma vez por dia, na higiene da manhã e que, depois de cada mamada, isso sim para ajudar a evitar fissuras, se aplique um bocadinho do leite materno a cobrir o mamilo todo e se deixe secar. Pelos vistos, essa película que fica depois de seco, tem efeitos curativos e protetores para as possíveis agressões do mamilo.
Ouvimos também falar acerca dos bons efeitos que a música calma e melódica tem nos bebés, ainda dentro das barrigas. "Se se puserem agora a ouvir rockalhadas, depois não se queixem se os vossos bebés forem elétricos!" - Alice, tenho-te a informar que está aí à porta o concerto dos Cult... eu levo-te tampões para os ouvidos, ok?
O mais interessante veio no fim. E nem mesmo o incómodo das cadeiras desconfortáveis, ou o inchaço dos pés, pernas e mãos (que agora teimam em aparecer todos os dias!!!) me demoveram de ouvir o Dr. Octávio Cunha, "médico de crianças" como ele se auto-intitula, com toda a atenção e prazer. Uma voz meiga, um humor incrível, um carinho pelas crianças espelhado nos olhos e no discurso fluente e interessante que tinha. Já estava a vê-lo a falar com a nossa Alice!... Mais tarde fiquei a saber que foi colega de liceu do meu cunhado Jiji e pediatra de alguns dos meus primos e filhos de amigos.
- Deitar os bebés de barriga para cima para evitar morte súbita? "Não se conhecem ainda as causas da morte súbita... E ainda por cima, deitar os bebés sempre para cima, faz com que fiquem com mal-formações cranianas, cabeça achatada que depois terão que ser corrigidas. Antigamente deitava-se os bebés de barriga para baixo, eles sentiam-se mais seguros no contacto com o colchão. Se me perguntarem a mim, de barriga para cima, com um suporte que incline ligeiramente o bebé, uma vez para um lado, outra vez para o outro, é o ideal."
- Acordar ou não os recém-nascidos à noite para mamarem? "Nos primeiros 15 dias de vida é fundamental investir no hábito da amamentação pelo peito da mãe, por uma questão de aprendizagem dos dois e pela subida do leite (Se se puder evitar o uso do biberão, melhor! Eles têm menos trabalho a mamar pelo biberão, porque goteja automaticamente sem terem que sugar e depois não querem outra coisa!). Depois desses 15 dias os bebés passam a ter deveres, e um deles é o de dormir a noite toda: 6 horas. Façam tudo para que assim seja!"
- Existem 3 tipos de pais: os "permissivos", os "autoritários" e os "com autoridade". Os primeiros representam 70% dos pais e vão ter filhos irrequietos, os chamados hiperactivos ou com défice de atenção (muitos não têm nada disto, é só mesmo uma questão de educação!), e com poucas regras. Os segundos vão criar filhos com medos, inibidos, sem auto-estima e com pouca ambição. Representam 5% dos pais. Os pais "com autoridade" são 25% e a palavra de ordem é não quando tem que ser dado um não. E não é preciso justificar. É não porque eu digo! Os bebés têm que saber que têm limites e que têm que obedecer. Mais tarde, com mais idade, sim, vai ser necesaário explicar-lhes porque motivo é não. Mas em bebés não. É o dever deles obedecerem aos pais e estes terem autoridade sem serem autoritários. Isso advém de uma postura em que não se pode ser muito benevolente nem muito severo. Ter pulso firme numas alturas e dar mimo noutras. Nunca ceder por causa das birras é fundamental!"
Estes foram 3 dos assuntos que mais me interessaram, mas houve muitos outros, mais curtos, com muito interesse também. Neste workshop acho que já senti aquilo que muitos me têm dito que vai acontecer: instinto. Muitas das resoluções que vou tomar com o Alexandre em relação à Alice vão ser instintivas, tenho a certeza. Por mais workshops a que vá, por mais livros que leia, por mais conselhos que ouça do pediatra, a última palavra e decisão final vão ser sempre nossas, e os instintos maternal e parental, aliados a tudo o que temos vindo a assimilar, vão ser com certeza o nosso modus operandi.
No fim, ouvi ao ouvido: "Não estás com medo?..." - eheheheheeh! Pois, quanto mais vamos sabendo, mais complicado nos parece, né papá?... Mas como já me disse uma amiga muito querida: "É mais fácil do que o dizem!" E eu vou acreditar que é mesmo assim e nunca, mas nunca, sofrerei antes do tempo.
Para além do paleio todo, ainda viemos embora com mais gifts, of course! E, ao todo, só de workshops já temos:
- 2 biberões nuk (por acaso vi na farmácia que custam 9€, nada mau para oferta!);
- 3 chupetas nuk (azuis... desculpa lá Alicinha!);
- várias amostras de cremes de 3 marcas diferentes (ouvi dizer que é melhor, no início, não comprarmos nenhum creme e irmos experimentando as amostras, porque cada bebé tem o seu tipo de pele e de sensibilidades e alergias diferentes);
- 3 amostras de papas lácteas;
- 8 embalagens de papas de frutas (estas acho que a Alice vai ter que experimentar através de mim, senão passa o prazo de validade... isto para não referir que sou doida por estas papas! :P);
- amostra de líquido para lavar biberões (e fairy, não?...);
- e montanhas de folhetos a falar de tetinas, bombas de extrair leite, cremes, etc, etc
Pode dizer-se que estamos a ficar verdadeiros papa-workshops!
domingo, 17 de junho de 2012
Ontem acordámos 4 na cama!
Ontem foi dia de babysitting, que eu tanto gosto e de que já tinha taaaantas saudades! Acordámos 4 na cama e todos contentes! - O Mateusinho estranhou o sofá-cama a meio da noite... :P. A Alice até lhe deu um pontapé na mão e tudo! (Quando o papá a quis sentir, ela fez-se de dificil, e o Mateus achou-lhe piada).
Foi também dia da Alice fazer 24 semanas na mamã! E por isso o papá comprou-lhe um CD (no qual já andava de olho há muito tempo), e o primo fartou-se de ler as letras e cantar para ela. A Maria de Vasconcelos já faz parte da nossa história há muito tempo!
Depois fomos andar de bicicleta à beira-mar. Fomos... quem me dera! O mano/vizinho fez-me companhia a pé, enquanto os outros 2 pirralhos se divertiram a fugir um do outro e a ver quem fazia melhores derrapagens.
sábado, 9 de junho de 2012
Mini Férias no Minho
Hoje em dia, qualquer fim de semana sabe a pouco. Mas um de 4 dias já são mini férias!
Podem queixar-se das nortadas, da água fria, do tempo incerto, mas nada é mais forte do que o carinho especial que tenho por esta terra. As aventuras e desventuras que aqui vivi, os amigos que fiz, todos os anos lectivos em countdown para a chegada do mês de Julho... Aiii... Que saudades! Passávamos 1 mês interinho em Moledo! E era o de Julho, muito melhor que o de Agosto em que já era muita confusão, muitos "tios" e muitas "tias. Julho era o mês mais perfeito do ano!
Hoje ainda se mantêm as nortadas, a água gelada e o tempo incerto. Pena tenho em que não se mantenham também as reuniões com todos os amigos... Alguns aparecem muito de vez em quando, tão ou mais saudosistas do que eu, e outros são mesmo de cá, apesar de a vida profissional os ter levado para outras cidades. Outros, infelizmente, nunca mais apareceram.
Mas a boa vibe mantém-se! As boas memórias recordam-se em cada rua, em cada esquina, em cada bar. Muita coisa mudou, até mesmo o mês de Julho, porque já não sou estudante e já não o posso passar todo cá. Mas agora vimos sempre que nos apetece. Aos fins de semana, feriados, férias, sempre com a incerteza de que se vá usar mais o biquini ou guarda-chuva. Mas seja como for, além de Moledo há o resto do Minho, lindo e incansável!
Ontem aproveitamos o solinho na esplanada do costume, fomos até ao paredão ver o mar revolto, levamos a Mafaldinha ao Parque, demos um passeio pelas casas junto ao pinhal, fomos até Caminha, ao forte de Valença e depois acabamos com um belo repasto de tapas em Tui. Monotonia ZERO!
Hoje o sol escondeu-se e as nuvens teimam em ficar. Mas isso já sabíamos e não importa nada.
Hoje a nossa Lili (nome dado pelo tio Jiji) faz 23 semanas na mamã. Cada vez a sentimos mais. Eu por dentro, o pai e os tios por fora. Recebe sempre um beijinho e um xi da tia Mónica. Pelo que tenho lido, cada vez começa a ouvir melhor os sons aqui do exterior - temos que começar a escolher a dedo as músicas que a pomos a ouvir! Parece que também, e apesar de não ter os olhos abertos, já começa a sentir as diferenças de luminosidade. A verdade é que a sinto cada vez mais em diferentes alturas do dia e a sensação continua a ser incrível. Cada vez mais!
Ontem soube que os meus queridos amigos Miguelito e Sofia também vão ser papás! Vão ter um menino ou menina Jesus lá para o Natal e eu estou super feliz por eles! Parabéns aos 4 (a Aurorinha também deve estar em pulgas com o mano novo!) e uma santa gravidez para a mamã! ;)
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Bomba elétrica ou de mão?
Já aqui tinha referido que é óptimo ter uma amiga grávida ao mesmo tempo que eu, certo? As dicas que vamos tendo de várias fontes, ou simplesmente partilhar os nossos pensamentos, que para o "comum-não-grávido" podem paracer entediantes, é muito, muito bom!
"Antónia, vê este artigo, não devemos expôr os nossos bebés ao sol directo até aos 6 meses e também não é aconselhável o uso de protectores solares."
"Teresa, ontem em conversa perguntaram-me se ia utilizar bomba de tirar leite elétrica ou de mão... Ainda não tinha pensado nisso, tu já?"
Ora, por mais que saibamos que todas estas dúvidas irão ser-nos esclarecidas nas aulas de preparação para o parto, na maternidade e pelo pediatra, gostamos muito de saber a opinião e experiência de outras mamãs.
Então, perguntamo-vos, compraram bomba de tirar leite antes de saberem se iam precisar? É inevitável o seu uso? Por qual optaram e porquê, elétrica ou de mão?
Esta questão até me leva a reflectir em algo mais grave... O meu congelador é mínimo!! Já para duas pessoas não dá para armazenar muito. Então quando for preciso congelar leite e sopinhas para a Alice?... Comprar um arca? E ponho-a onde?!! Ninguém disse que era simples, Teresa!...
Aproveito para agradecer a todas as mamãs e não-mamãs que da última vez responderam ao desafio que lancei! Está para breve um post acerca do que eu penso e do que ouvi naquele workshop que me confundiu toda ;)
beijinhos da Té e da Alice!
"Antónia, vê este artigo, não devemos expôr os nossos bebés ao sol directo até aos 6 meses e também não é aconselhável o uso de protectores solares."
"Teresa, ontem em conversa perguntaram-me se ia utilizar bomba de tirar leite elétrica ou de mão... Ainda não tinha pensado nisso, tu já?"
Ora, por mais que saibamos que todas estas dúvidas irão ser-nos esclarecidas nas aulas de preparação para o parto, na maternidade e pelo pediatra, gostamos muito de saber a opinião e experiência de outras mamãs.
Então, perguntamo-vos, compraram bomba de tirar leite antes de saberem se iam precisar? É inevitável o seu uso? Por qual optaram e porquê, elétrica ou de mão?
Esta questão até me leva a reflectir em algo mais grave... O meu congelador é mínimo!! Já para duas pessoas não dá para armazenar muito. Então quando for preciso congelar leite e sopinhas para a Alice?... Comprar um arca? E ponho-a onde?!! Ninguém disse que era simples, Teresa!...
Aproveito para agradecer a todas as mamãs e não-mamãs que da última vez responderam ao desafio que lancei! Está para breve um post acerca do que eu penso e do que ouvi naquele workshop que me confundiu toda ;)
beijinhos da Té e da Alice!
domingo, 27 de maio de 2012
terça-feira, 22 de maio de 2012
A Alice já dá sinais!!
É uma emoção sentir a minha filha! Cada vez é mais real!
Primeiro vê-la nas ecografias, mesmo sendo dificil interpretá-las, mas já se vai imaginando. Ver e ouvir o coraçãozinho a bater. Depois, mais tarde, vê-la nas ecos a mexer-se imenso! A pôr a mão na cara, a abrir a boca... Que delícia! Agora que temos a certeza que está tudo bem, que vamos ter uma menina, ela começa a comunicar, como quem diz: "Que julgavam?! Eu estou mesmo aqui! Sou real e a partir de agora nunca mais se vão ver livres de mim! Hmpf!..."
Há dois dias que a Alice anda a tentar comunicar com a mamã. São sinais de código Aliciano, muito próprios e, para já, muito suaves. Li numa revista que, por esta altura das 20 semanas, se comesse qualquer coisa, me deitasse muito direitinha e quieta, era capaz de sentir movimentos dentro da barriga. E senti mesmo! 3 batidas! Arritmadas, muito leves, mas que me encheram o coração! Tanto que depois demorei umas 2 horas para adormecer, ansiando sentir mais qualquer coisinha...
Ontem à noite decidi fazer o mesmo, mas nada... Adormeci à espera (não demorou muito porque estava estafada e, se calhar, a Alice também). Hoje de manhã, mal acordei, a 1ª coisa que senti foi mais uma pancadinha da Alice! Mesmo à "Isto não é quando tu queres!" :D
Hoje durante o dia, também já a senti uma ou duas vezes, mas tudo muito subtil. Dizem (já li em vários sítios) que a sensação é de borboletas na barriga, como se asas em movimento nos tocassem. Comigo não. Foram mesmo pancaditas. Foi humano, nada irreal ou transcendental, foi a Alice mesmo! Mas pode falar-se na mesma de "borboletas na barriga" porque a verdade é que voltei a apaixonar-me! (Daqui a uns tempinhos também vais poder senti-la, papá!)
Agora sim, já vemos coisinhas para a Alice com olhos de ver. Ontem fomos comprar os presentes de aniversário do primo Mateus e derretemo-nos na Imaginarium com os brinquedinhos de menina! Mini-produtos de mercearia, nutella, actimel, limões, cestinhos... Um mundo! "Ainda bem que vamos ter uma menina", saiu-me em comentários com o Alexandre! :P
Na zara, mini-vestidos às bolinhas, mini-sandálias cor de salmão... - e olhávamos os dois para as mesmas peças!
Hoje, a minha companheira grávida, envia-me um link com alcofas e lençóis de bebé que são uma ternura! Aqui está a prova de que menina não tem que (nem acho grande piada) usar tudo cor de rosinha ;)
Acho que chegou a altura de me pôr a procurar tecidos assim, lindos como estes, e preparar a chegada da nossa bebé!
Primeiro vê-la nas ecografias, mesmo sendo dificil interpretá-las, mas já se vai imaginando. Ver e ouvir o coraçãozinho a bater. Depois, mais tarde, vê-la nas ecos a mexer-se imenso! A pôr a mão na cara, a abrir a boca... Que delícia! Agora que temos a certeza que está tudo bem, que vamos ter uma menina, ela começa a comunicar, como quem diz: "Que julgavam?! Eu estou mesmo aqui! Sou real e a partir de agora nunca mais se vão ver livres de mim! Hmpf!..."
Há dois dias que a Alice anda a tentar comunicar com a mamã. São sinais de código Aliciano, muito próprios e, para já, muito suaves. Li numa revista que, por esta altura das 20 semanas, se comesse qualquer coisa, me deitasse muito direitinha e quieta, era capaz de sentir movimentos dentro da barriga. E senti mesmo! 3 batidas! Arritmadas, muito leves, mas que me encheram o coração! Tanto que depois demorei umas 2 horas para adormecer, ansiando sentir mais qualquer coisinha...
Ontem à noite decidi fazer o mesmo, mas nada... Adormeci à espera (não demorou muito porque estava estafada e, se calhar, a Alice também). Hoje de manhã, mal acordei, a 1ª coisa que senti foi mais uma pancadinha da Alice! Mesmo à "Isto não é quando tu queres!" :D
Hoje durante o dia, também já a senti uma ou duas vezes, mas tudo muito subtil. Dizem (já li em vários sítios) que a sensação é de borboletas na barriga, como se asas em movimento nos tocassem. Comigo não. Foram mesmo pancaditas. Foi humano, nada irreal ou transcendental, foi a Alice mesmo! Mas pode falar-se na mesma de "borboletas na barriga" porque a verdade é que voltei a apaixonar-me! (Daqui a uns tempinhos também vais poder senti-la, papá!)
Agora sim, já vemos coisinhas para a Alice com olhos de ver. Ontem fomos comprar os presentes de aniversário do primo Mateus e derretemo-nos na Imaginarium com os brinquedinhos de menina! Mini-produtos de mercearia, nutella, actimel, limões, cestinhos... Um mundo! "Ainda bem que vamos ter uma menina", saiu-me em comentários com o Alexandre! :P
Na zara, mini-vestidos às bolinhas, mini-sandálias cor de salmão... - e olhávamos os dois para as mesmas peças!
Hoje, a minha companheira grávida, envia-me um link com alcofas e lençóis de bebé que são uma ternura! Aqui está a prova de que menina não tem que (nem acho grande piada) usar tudo cor de rosinha ;)
Acho que chegou a altura de me pôr a procurar tecidos assim, lindos como estes, e preparar a chegada da nossa bebé!
Subscrever:
Mensagens (Atom)






















































