Mostrar mensagens com a etiqueta life. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta life. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Life lately

(not "according to my iphone pictures", porque não tenho um!)







Há tanto de bom a recordar nestes últimos dias! Ainda bem que houve alguém que se lembrou de inventar a máquina fotográfica e a de filmar!... É que não há espaço, nestes coitados destes neurónios, para guardar cada um destes momentos fantásticos, destas imagens lindas, e destes dias tão bons! Ficamos à espera da invenção da máquina de fotografia/vídeo com cheiros e sabores, por favor.


domingo, 19 de maio de 2013

Les aventures de... Tété!

A minha última semana dava um filme... marroquino!

Carrinho de bebé deixado ao esquecimento num passeio, desaparece. Organiza-se movimento facebookeano + cartazes colados nas árvores (à antiga). Carrinho aparece, como que por magia, na mercearia lá da rua, deixado por uma alma caridosa - porque ainda as há, felizmente - que deixa o contacto telefónico, cujo número não está atribuído... Terei que chegar a este nosso anjinho da guarda de outra forma - caso a resolver.

Computador novinho, mais novo até que a Sra. D. Alice! O transformador dá o berro e não há forma de ter bateria... Apple, adoro apple. A maçãzinha mágica que torna tudo mais simples e bonito. Less is more, sem dúvida. Mas as dúvidas já foram menos.

Por estes dias, sem computador, desejei mais do que nunca um smartphone ou um tablet. "Mais do que nunca" porque nunca os tinha desejado para mim, na realidade. Sou simples nas minhas necessidades tecnológicas, nada de gadgets a mais. Mas não tendo meio de me ligar ao mundo cibernético durante uma semana - parece que não, mas faz diferença e causa urticária nervosa - pensei mais do que uma vez: "e se eu tivesse um smartphone?... Não ia sentir faltinha nenhuma do Mac com o transformador defeituoso!". Mas tinha que ser smartphone ou tablet. Nada de iPhones ou iPads. Já vi e ouvi queixas suficientes. Para além de estupidamente mais caros, são estupidamente mais exigentes. Por exemplo, não dá para ter um iPhone e um Mac antigo. O iTunes para se conectar tem que ter uma determinada versão. O Mac antigo não suporta essa determinada versão, porque o sistema operativo não permite, é antiguinho... Como o Mac é antiguinho não dá para ter um sistema operativo mais actual e, consequentemente uma versão iTunes mais actual, logo tem que se adquirir um novo Macintosh. E pronto, são estes os esquemas da marca da "Maçãzinha". Ou se actualiza o hardware ou caput! Por isso e muito mais, smartphones e tablets de outras marcas, na minha opinião ganham.

A minha vida dava um filme marroquino porquê? Porque os marroquinos andam sempre "à bulha" com o progresso tecnológico e a favor das imitações rascas... Deve compensar!

photo credits by Google in http://club.doctissimo.fr/

Prometo ir atualizando, já que houve pessoas que contaram os dias da minha ausência aqui pela Teresinha! ;)

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Suporte Básico de Vida em Pediatria

Este foi o workshop mais interessante e mais útil a que já alguma fez fui. Esta é uma lição que TODOS, sem exceção, deveríamos ter. Recomendo mesmo muito!


Ensina-nos a ter calma e a prestar os primeiros socorros, antes de qualquer equipa médica chegar, a crianças e adultos. O Dr. José Aparício, médico que adorei ouvir e que nos involve de alma e coração na sua luta constante de querer ensinar a todos o que fazer quando uma criança perde os sentidos, se engasga ou se afoga. Os primeiro minutos, depois do acidente, são cruciais, definem a vida ou a morte da criança. E qualquer um de nós, pais, avós, educadores e até mesmo a pessoa mais desligada do mundo a crianças, deveria ter esta formação, porque acidentes acontecem (infelizmente...) em qualquer altura e em qualquer lugar.

Não vale a pena estar aqui a fazer um resumo do que aprendi e do que vi. Não adianta. tem mesmo que se ouvir um profissional. Depois, o mais importante é ir praticando para não esquecer. O que aconselho vivamente é a participarem neste workshop, que se realiza no Hospital Santa Maria no Porto, e é grátis. O horário, para quem trabalha, não é dos melhores, mas vale a pena o esforço, a falta ao emprego ou um dia de férias. Não digo que se saia de lá a apto a salvar vidas. Trata-se de um workshop e não de um curso. Não se pratica, ouve-se somente a teoria e vê-se o médico a exemplificar. Mas as noções que ficam são importantíssimas e, mesmo que hipoteticamente, um dia pode ser a nossa e a salvação dos nossos pequeninos!



"Pais e professores são normalmente os primeiros a ter de responder numa situação de acidente ou emergência médica com crianças, antes da chegada das equipas médicas. Traumatismo craniano devido a quedas, aspiração de corpo estranho (engasgamento), convulsões febris, falta de ar e pré-afogamento são algumas situações onde a actuação imediata das pessoas mais próximas pode salvar a vida de uma criança, já que os primeiros minutos são essenciais."


O Dr. Aparício gostava que toda a população tivesse acesso a um workshop destes. Pelos outros não respondo, mas eu vou voltar a assistir para relembrar e "repraticar" como ele tanto insistiu.

(E com isto se acende, mais uma vez, esta chamazinha, que tenho cá dentro escondida há muitos anos, com a vontade de ser da área da saúde, de ajudar pessoas e de me sentir útil nos cuidados a todos!...)


segunda-feira, 29 de abril de 2013

"Things we forget"


sábado, 20 de abril de 2013

Amanhã todos ao Mercadito da Carlota!



Crianças + ajuda solidária - só assim já me convenciam! Mas a juntar a esta ideia, de apoio às crianças da Associação Novo Futuro, este é um Mercadito super chic e original!
A sua criadora, Fernanda Velez do Blog da Carlota, uma mãe cheia de pinta e com muita vontade de ajudar outras mamãs e outras crianças, conseguiu juntar, já em duas edições anteriores do Mercadito, em Lisboa, marcas de roupas e acessórios para criança (e doces, e outras coisas boas!), que são qualquer coisa de deliciosas!

Desta vez decidiu vir para Norte com todas as suas marcas favoritas e que, de outra forma, só teríamos acesso por venda online. Amanhã, no Hotel Sheraton, entre as 10h e as 19h, vamos poder ver e tocar e experimentar produtos, lindos, lindos, lindos! Ai como me fazia um jeitaço agora o euromilhões!...

A não esquecer, importantíssimo "pagar" entrada com géneros:


Algumas das marcas maravilhosas que lá vamos poder encontrar:

CATITA ILLUSTRATIONS
De uma querida e super talentosa amiga, que desenhou os "Elefantes" para a Alice (parabéns Rita, cada vez me apetece mais encher as paredes de minha casa com as tuas ilustrações!).




De uma artista, doceira e muito, muito querida, que fez uma maravilha de trabalho para a babyshower da Alice (ninguém fica indiferente à simpatia da Sofia!).





CUTCHI
Adoro muito estes acessórios, feitos à mão, em crochet! Vou perder-me, tenho a certeza, nesta banquinha... Eu quero o gorro, eu quero a touca, eu quero a golinha, eu quero a t-shirt, eu quero tudo e em todas as cores! 





Mais peças lindas para mães e filhas. Aiiii que perdição!...


E vai haver muitas, muitas mais marcas e coisinhas deliciosas de se perder a cabeça!
Mas é preciso dizer mais alguma coisa?... Eu não falto!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Bem vindo SOL!!


Ai como eu amo o sol! Já larguei as meias e os casacos, a Alice já trocou os gorros por chapéus e até já abana mais as pernitas por não andar sempre com um cobertor por cima!

Hoje fomos passear pertinho de casa, à beira mar. A Alice tinha sono e eu sede. A Praia da Luz pareceu-nos ótimo para uma soneca e um sumo. De aproveitar, também, as muitas promoções "2 por 1" da Time out deste mês! (Acho que a do "Sushi em tua casa" vai ser já hoje :P).

E passamos uma horita nisto, vá. É uma das maravilhas do desemprego, pois! Para mim, há que ver sempre o lado bom das coisas e esta, de passar todo o tempo que me apetecer com a minha pequenina, é priceless! Poder fazer tudo o que me dava vontade quando estava metida entre quatro paredes, das 9h às 19h, hora a que já todo o pequeno comércio fechava e só dava mesmo para ir a shoppings... É uma maravilha! Claro que não vamos falar no facto de não me sentir útil para a sociedade (de momento), de estar a contribuir ainda mais para a despesa pública e de ir receber um pequenito subsídio de desemprego, não, não vamos sequer pensar nisso! 

Vamos pensar que, amanhã, se me apetecer e o solinho continuar a ajudar, vou voltar a passear pela praia de manhã, de tarde e à noite! Vou de certeza voltar a ver a minha baby girl a virar-se ora de barriga para cima, ora de barriga para baixo, sozinha! Vou ter tempo, se me apetecer, para ir a lojas de artigos usados ver se encontro uma sombrinha para o carrinho da Alice. Isto, por agora, parece-me bem. Parece-me muito bem! E depois, daqui a uns tempos, começo a preocupar-me em fazer projetos para voltar a ser útil à sociedade e sentir-me ocupada com algo que realmente goste. Arranjar um trabalho, em vez de um emprego, é principalmente esse o projeto.

Para já, para já, vou aqui ao lado encher a minha filha de beijos, a ver se ela pára de cuspir para o ar a chamar a minha atenção.





terça-feira, 2 de abril de 2013

Zara Home Vintage Kids


Adoooooooro! Esta Edição Exclusiva tem coisas lindas, lindas, lindas!
Para ver mais: aqui.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Hoje foi dia de sopa e muito mais!

Hoje foi (está a ser!) um longo dia.


· A 1ª sopa da Alice! - BOM! Muito bom! Comeu muito bem sem sequer fazer cara esquisita à 1ª colherada que a avó Zezé deu. Note-se que já come a papa há umas semanas e também não estranhou nada. No entanto, a sopa, por não ser doce e por não termos recorrido a nenhum truque para a adoçar, havia a expectativa... Mas tudo normal! Ao que se conclui que a pequena Alice é um bom garfo (ou colher, vá!)

· O 1º dia de trabalho da mamã - NOT so good... de manhã a Alice não quis dormir e fez birra para beber o leite com a avó... A mamã, por sua vez, sentiu um apertozinho no coração ao deixar a Alice para ir trabalhar. Logo, logo passou, porque se há pessoa em quem confio mais a Alice do que em mim, é na minha mãe!

Agora, à tarde, espero que esteja a correr melhor. Não queria nada que a Alice fosse "menina da mamã"... Quero a minha pequenina com saudades, sim, mas independente o suficiente para ficar uma horitas sem mim. Foram 5 meses em que a aproveitei ao máximo e se calhar devia ter-lhe dado mais espaço, deixado mais vezes a brincar sozinha, para que ela se fosse habituando mais a essa "mini-independência". Mas nem pensei... Quis foi aproveitar o tempo que sabia que logo, logo, ia acabar!

Eu sei que ela se vai habituar! Mas custa-me saber que chora porque me quer e não me tem.

Já falta pouquinho para voltar a encher essas bochechas boas e gordas de beijos lambusados! Até já, pequenina! ♥


* É de mim, ou nesta foto ela parece a tia Susana em bebé?...

domingo, 10 de março de 2013

Breath in... breath out...


Hoje é dia de respirar fundo e só pensar em coisas boas*!

*Amanhã, as horas vão passar muito rápido!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Solinho boooom!



E, claro, as meninas foram logo aproveitar! A ver se a manhã compensava a tarde de picadelas... E, por incrível que parece, resultou! A D. Alice, suponho eu, devido à ótima disposição que o sol lhe provoca (sai à mamã!), nem deu um "ai" quando a enfermeira lhe espetou a seringa na coxa! Super super baby girl! - era a fantasia dela hoje, só pode!

domingo, 30 de setembro de 2012

Ficar a...

... meio!

Foi assim a nossa sessão de cinema de ontem. Pena, porque tenho imensa curiosidade em ver este filme, até ao fim, e tão cedo não voltarei ao cinema. Vamos ter que recorrer a outros meios, vá!

Problemas técnicos: ouvia-se som mas não se via imagem. Tentaram recompor o filme e não foi possível. Pediram desculpa e devolveram o dinheiro. Mesmo assim houve quem ainda discutisse com a funcionária que, no fundo, era só a mensageira - que culpa tem ela meus senhores?! Vimos inclusivamente o livro de reclamações a ser utilizado... Ah portuguesinhos com os nervos à flor da pele!... Não vos faz nada bem à saúde e não é sequer civilizado. Haja paciência para pessoas sem pacienciazinha nenhuma!...

A seguir, o belo do repasto num bom restaurante concretizou-se e não ficou a meio! Fomos ao maravilhoso Terra, muito bem acompanhados, e saímos de lá deliciados com magret de pato, lombinhos de porco preto e risotto, sushi do melhor (apesar de ainda não conseguir apreciar - vamos ver se sem a menina Alice cá dentro a ditar ordens, voltarei a sentir o apelo ao sushi! :P) e a terminar com a melhor sobremesa do mundo: fondant de caramelo com molho de frutos silvestres! Hmmmmmm!... Divinal!!!!!

Hoje, com o maravilhoso tempinho e a preguicite aguda como boas companhias, só me fica mesmo a faltar o maridão que teve que ir trabalhar... Sendo assim, vou "pegar" na Alice para darmos uma voltinha à beira mar e esperar que o papá volte depressa!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

38w+6d+happy!


Não estou farta de estar grávida! Estou feliz. Já me apetecia conhecer a minha bebé, mas sei que vou ter muito tempo para ela! Por isso estou a aproveitar os últimos dias em que ainda posso controlar os meus horários, as minhas vontades, os meus desleixos, o meu espaço.

Hoje estou ainda mais feliz. Passei a manhã com uma amiga grávida (conversas que só a nós nos interessam e interessam muito!); ajudei uma prima "aflita" de trabalho; dei um empurrãzinho a um querido amigo para fazer uns trocos extra; falei com a minha ex-compincha de gravidez e ouvi o henrique a pedir letinho; aconselhei um bom mediador de seguros a um dos meus manos; e dei um bom passeio com um por-do-sol incrível. Podia viver disto, perfeitamente!

Para ficar ainda mais feliz, este fim de semana gostava de o aproveitar bem com o maridão e amigos - pode ser o último que temos por nossa conta nos próximos meses!... Calhava bem um cineminha (Woody Allen, porque não?) e jantar fora num bom restaurante. Fica a sugestão! ahahahahaha!

Para terminar o dia em beleza, vou ali jantar aos vizinhos ;)


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Para relaxar...


E para pensar só em coisas boas!

E mais uma que gosto muito:


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Férias boas!



Estive out, mas estive muito bem!
Desligada da net, dos computadores, da rotina, dos horários... E ligadíssima ao bem bom!
Sempre em boa companhia, viajámos de Norte-a-Sul-a-Norte do país. 

Know, back to reality...

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Countdown mood.



Em pouco mais consigo pensar 
(os neurónios derretem-se-me...).

terça-feira, 10 de julho de 2012

So simple!


Another day, just believe.



sexta-feira, 6 de julho de 2012

Quase a entrar no 3º trimestre (vamos descansar!)

"À medida que o nascimento se aproxima, você sente-se impaciente e ansiosa. Como todas as futuras mamãs!
O peso do bebé, que duplicará no último trimestre, muda a forma da sua postura e do seu andar.
Desloca-se a um ritmo lento, mas o seu corpo está a trabalhar ao máximo para assegurar todo o esforço extra que o bebé exige.
O seu coração bate doze vezes a mais por minuto. No espaço de 1 minuto, 185 ml do seu sangue irriga a placenta, fornecendo ao bebé os elementos necessários para o crescimento. Os seus seios estão prontos a amamentar e gotas de colostro, o leite inicial que sai antes de amamentar, podem manchar as suas peças de roupa.
O seu sono é agitado e torna-se difícil encontrar uma posição de sono confortável.
Nas semanas que antecedem o nascimento, as articulações da pélvis afastam-se para permitir a passagem do bebé, que está a começar a sua descida.
Descanse enquanto aguarda pelo feliz acontecimento!"


Se assim o aconselham, cá vamos nós de fim de semana com a família!



;)

terça-feira, 26 de junho de 2012

25 semanas na véspera de S. João

De dia.


De noite.



O S. João foi passado em família na casa dos nossos vizinhos. Prova superada para o mini pátio que não foi abaixo com o peso do maranhal! (Estávamos só o dobro dos que aparecem na 1ª foto!)

De 4 sobremesas, 3 eram de leite condensado. Hmmmm... Alicinha, vai-te preparando e vê se vens com resistência à glicose!*

Depois de muito boa comida (haja família de "bons garfos"!) e bebida, fomos à praia lançar balões. "Oh patego, olhó balão!". Três dos nossos juntaram-se às dezenas que se viam no céu. Nem mesmo a grande ventania os demoveu.

Quando seria altura do bailarico já a Alice e as primas queriam ir dormir... Mas para o ano eu quero bailarico! Ai quero, quero!

Para o ano, o papá, também quer voltar a lançar balões para a Alice ver - disse-me ao ouvido. Prometido!

Nós as duas cá andamos sempre juntinhas e a crescer cada vez mais - é que já nem tenho a noção do espaço que ocupo! Estacionar ao lado de uma árvore e achar que 50cm de distância chegam para conseguir sair... Era bom, era! E o calor, que tanto desejei, está a ser um bocadinho demais... Pelo menos para trabalhar, pois nem  a ventoínha que trouxe de casa nos safa! Ontem, pela 1ª vez, ao chegar a casa ao final do dia,  dei graças a Deus por viver numa rua cheínha de árvores altas que tapam a luz (esta parte não gosto) e que também protegem muito bem do calor!!! Resultado: sala fresquinha, fresquinha!


Pergunta: calorzinho bom, porque não vens só quando é fim de semana ou férias?...


beijinhos nossos!

*Quando éramos bebés, o nosso pediatra dizia à mamã para nos reforçar as refeições à base do leite materno, com uma colher de café de leite condensado! Era ver-nos de 3, 4 meses a lambermos os beiços deliciados! O resultado é: 9 irmãos viciadíssimos nesta bomba calórica!

domingo, 17 de junho de 2012

Ontem acordámos 4 na cama!


Ontem foi dia de babysitting, que eu tanto gosto e de que já tinha taaaantas saudades! Acordámos 4 na cama e todos contentes! - O Mateusinho estranhou o sofá-cama a meio da noite... :P.  A Alice até lhe deu um pontapé na mão e tudo! (Quando o papá a quis sentir, ela fez-se de dificil, e o Mateus achou-lhe piada).


Foi também dia da Alice fazer 24 semanas na mamã! E por isso o papá comprou-lhe um CD (no qual já andava de olho há muito tempo), e o primo fartou-se de ler as letras e cantar para ela. A Maria de Vasconcelos já faz parte da nossa história há muito tempo!


Depois fomos andar de bicicleta à beira-mar. Fomos... quem me dera! O mano/vizinho fez-me companhia a pé, enquanto os outros 2 pirralhos se divertiram a fugir um do outro e a ver quem fazia melhores derrapagens.



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mais ecologia hoje ou antigamente?

Recebi um e-mail muito interessante que dá que pensar...



"Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa que deveria trazer os seus próprios sacos para as compras, uma vez que os sacos de plástico não eram amigos do meio ambiente. A senhora pediu desculpas e disse:
-No meu tempo não havia essa onda verde!


O empregado respondeu:
- Esse é exactamente o nosso problema hoje, minha senhora. A sua geração não se preocupou o suficiente com  o nosso meio ambiente.


- Você está certo! - responde a velha senhora. - A nossa geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente.
Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidas à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reutilização, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.
Realmente não nos preocupámos com o meio ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhávamos até ao comércio, em vez de utilizarmos o nosso carro de 300 cavalos de potência cada vez que precisamos de ir a dois quarteirões de distância.
Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o meio ambiente. Até então, as fraldas de bebés eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam as nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido dos seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.
Mas é verdade: não havia preocupação com o meio ambiente, naqueles dias. Naquela época tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?
Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas eléctricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usávamos jornal amassado para protegê-lo, não plástico bolha ou "pellets" de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar.
Naqueles tempos, não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a relva, era utilizado um cortador de relva, que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisávamos de ir a um ginásio e usar passadeiras que também funcionam a electricidade.
Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o meio ambiente. Bebíamos directamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora enchem os oceanos. Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes, em vez de comprar uma outra. Abandonámos as navalhas, ao invés de deitar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes, só porque a lâmina ficou sem corte.
Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas apanhavam o autocarro e os meninos iam nas suas bicicletas ou a pé para a escola, em vez de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só  uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizaria mais próxima.
Então, não dá vontade de rir que a actual geração fale tanto em meio ambiente, mas não queira abrir mão de nada e não pense em viver um pouco como na minha época?"

Pois...