Mostrar mensagens com a etiqueta mamã. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta mamã. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

gastroenterite - 3 / equipa da casa - 0

De maneiras que é isto... Começou com a Alice, na 6ª feira, ontem atingiu a mãe e hoje o pai!
Hoje a Alice já está praticamente boa, e ainda bem, senão quem tratava do nós?!

Um excelente começo de ano, é o que é! Costuma dizer-se que depois da tempestade vem a bonança, então nós vamos ficar aqui sentadinhos à espera...

Já agora, para quem quiser hidratar os pequeninos depois de períodos de diarreira, aqui fica a receita de um soro caseiro - boa sorte a quem conseguir beber! - que a minha querida nutricionista particular nos receitou:

"Após um episódio de diarreia líquida em grande quantidade, pode oferecer um pouco de soro de reidratação oral caseiro: 3 colheres de chá açúcar + 1 colher de chá de sal num copo (200 ml) de água fervida."

A nossa sorte é que a Alice está sempre a pedir "abé", que é como agora chama à água.

Para saber mais acerca de tudo e mais alguma coisa, pode consultar o site Rede Mãe, para o qual a nossa querida Ritinha-nutricionista-muito-dedicada contribui! ;)

Muita saúdinha é o que eu desejo a todos!

domingo, 5 de maio de 2013

Hoje é o meu dia!

A melhor coisa do mundo é ser mãe (e filha, digo eu!). Cliché? Sim, but who cares! É assim e é bom, cada vez melhor e inexplicável!...


... principalmente quando se tem uma minúscula que nos faz estas caretas!


Hoje é o meu dia, por tua causa. És a culpada e hás-de ser castigada todos os dias da tua vida, com milhentos beijos, por causa disso - é bom que te habitues! E não vale a pena puxares cabelos, dares berrinhos esganiçados, fazeres cara de fuínha, rires-te de boca toda aberta, dares chapos de mão aberta, ferrares-me o queixo, nem atirares sistematicamente os bonecos todos para o chão para eu apanhar, não adianta... Dos meus milhentos beijos diários nunca mais te safas, minha menina!

E olha que tive a melhor professora de todas! Se um dia for para ti, metade do que a Sra. Professora é para mim, quer dizer que cumpri a minha tarefa quase na perfeição. Obrigada minha mamã!


Um beijinho muito grande ao papá da Alice - sem ti, hoje não era o meu dia (é que não era mesmo!).

Parabéns a todas as mães da minha família, que eu adoro e que são umas queridas e umas guerreiras (porque as mães, as boas mães, são mesmo isso - guerreiras!).

Parabéns às mamãs, minhas amigas, a maior parte delas também mães pela primeira vez e com quem me identifico nas descobertas, nas angústias e nas alegrias!

Feliz dia da mãe, às mães, aos filhos e aos pais!
CHUACK!



terça-feira, 16 de abril de 2013

Bem vindo SOL!!


Ai como eu amo o sol! Já larguei as meias e os casacos, a Alice já trocou os gorros por chapéus e até já abana mais as pernitas por não andar sempre com um cobertor por cima!

Hoje fomos passear pertinho de casa, à beira mar. A Alice tinha sono e eu sede. A Praia da Luz pareceu-nos ótimo para uma soneca e um sumo. De aproveitar, também, as muitas promoções "2 por 1" da Time out deste mês! (Acho que a do "Sushi em tua casa" vai ser já hoje :P).

E passamos uma horita nisto, vá. É uma das maravilhas do desemprego, pois! Para mim, há que ver sempre o lado bom das coisas e esta, de passar todo o tempo que me apetecer com a minha pequenina, é priceless! Poder fazer tudo o que me dava vontade quando estava metida entre quatro paredes, das 9h às 19h, hora a que já todo o pequeno comércio fechava e só dava mesmo para ir a shoppings... É uma maravilha! Claro que não vamos falar no facto de não me sentir útil para a sociedade (de momento), de estar a contribuir ainda mais para a despesa pública e de ir receber um pequenito subsídio de desemprego, não, não vamos sequer pensar nisso! 

Vamos pensar que, amanhã, se me apetecer e o solinho continuar a ajudar, vou voltar a passear pela praia de manhã, de tarde e à noite! Vou de certeza voltar a ver a minha baby girl a virar-se ora de barriga para cima, ora de barriga para baixo, sozinha! Vou ter tempo, se me apetecer, para ir a lojas de artigos usados ver se encontro uma sombrinha para o carrinho da Alice. Isto, por agora, parece-me bem. Parece-me muito bem! E depois, daqui a uns tempos, começo a preocupar-me em fazer projetos para voltar a ser útil à sociedade e sentir-me ocupada com algo que realmente goste. Arranjar um trabalho, em vez de um emprego, é principalmente esse o projeto.

Para já, para já, vou aqui ao lado encher a minha filha de beijos, a ver se ela pára de cuspir para o ar a chamar a minha atenção.





segunda-feira, 11 de março de 2013

Hoje foi dia de sopa e muito mais!

Hoje foi (está a ser!) um longo dia.


· A 1ª sopa da Alice! - BOM! Muito bom! Comeu muito bem sem sequer fazer cara esquisita à 1ª colherada que a avó Zezé deu. Note-se que já come a papa há umas semanas e também não estranhou nada. No entanto, a sopa, por não ser doce e por não termos recorrido a nenhum truque para a adoçar, havia a expectativa... Mas tudo normal! Ao que se conclui que a pequena Alice é um bom garfo (ou colher, vá!)

· O 1º dia de trabalho da mamã - NOT so good... de manhã a Alice não quis dormir e fez birra para beber o leite com a avó... A mamã, por sua vez, sentiu um apertozinho no coração ao deixar a Alice para ir trabalhar. Logo, logo passou, porque se há pessoa em quem confio mais a Alice do que em mim, é na minha mãe!

Agora, à tarde, espero que esteja a correr melhor. Não queria nada que a Alice fosse "menina da mamã"... Quero a minha pequenina com saudades, sim, mas independente o suficiente para ficar uma horitas sem mim. Foram 5 meses em que a aproveitei ao máximo e se calhar devia ter-lhe dado mais espaço, deixado mais vezes a brincar sozinha, para que ela se fosse habituando mais a essa "mini-independência". Mas nem pensei... Quis foi aproveitar o tempo que sabia que logo, logo, ia acabar!

Eu sei que ela se vai habituar! Mas custa-me saber que chora porque me quer e não me tem.

Já falta pouquinho para voltar a encher essas bochechas boas e gordas de beijos lambusados! Até já, pequenina! ♥


* É de mim, ou nesta foto ela parece a tia Susana em bebé?...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Be our Valentine!


Nunca ligamos muito a este dia. Preferimos namorar todos os dias! Mas este ano somos duas namoradas e tivemos direito a flor! Sabe tããão bem!!!
We ♥ you!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

E já lá vão 4!


4 meses muito, muito intensos! 4 meses cheios de novas emoções e sensações. Cheios de muito amor. Amor que não imaginávamos possível que existisse e que crescesse de dia para dia! 4 meses de muitos sorrisos, nossos, dela, da família, dos amigos, dos conhecidos e dos desconhecidos. Ou não fosse um bebé uma maravilha inexplicável que assambarca o sorriso do mais desconhecido que passa na rua. 4 meses de adaptações de 2 para 3. De "namorados" para pais enamorados. 4 meses de muitas lições. Lições práticas, teóricas, sentimentais, mas todas elas boas! 4 meses em que os centímetros e os gramas não param de aumentar, que bom! 4 meses de tira-a-cadeira-põe-a-cadeira, de dá-de-mamar-põe-a-arrotar-muda-fralda-faz-óó, de lava-babete-passa-babete-usa-babete-suja-babete-lava-babete (é muito vomitona e babona esta minúscula!). 4 meses de descoberta num mundo novo. 4 meses a conhecer uma pessoa que é 24h dependente de nós e por quem nos tornamos irrestivelmente dependentes!
Resultado: os 4 meses para os quais não estávamos completamente preparados, mas para os quais estávamos completamente destinados! "Ah e tal mas ela tem 8 irmãos e 9 sobrinhos, já tinha muita experiência!..." Nada a ver! Nada se compara. Mesmo!
Resultado do resultado: amar a 3 completa-nos!

(outro resultado: dores de costas incríveis! Pudera, já são 6,4 Kg nestes 64 cm de gente!)


Hoje fomos ao pediatra e a gorda engordou, mas não tanto como nos meses anteriores. E como também anda a dormir menos horas à noite, e como 1+1 são 2... Vem aí o suplemento e as papas! Nada de parar com o leitinho bom da mamã, mas na última refeição completar com leite de fórmula. E daqui a 15 dias vem a papa para ajudar à festa! Daqui a 1 mês a mãe começa a trabalhar... Mas isso agora não interessa nada! Só vou deprimir na altura, "nunca sofrer por antecipação" é o meu lema.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

In pijamas


Hoje ficámos as duas de pijama. Há tanto tempo que não o fazia!

Todos os dias saímos. Sempre tentei, desde que a Alice nasceu, não me desleixar. A tentação, depois de ser mãe, de ficar por casa, descabelada, desmaquilhada, de pijama, a arengar é enorme... Mas se temos que ir almoçar fora, "obriga-nos" a arranjar e a fazer outras coisas fora de casa!

Esta noite a Alice acordou várias vezes e, a juntar ao cansaço já acumulado, as poucas horas de sono que hoje tive fizeram-me querer muito um dia de "choco". Não é bem choco, choco, como às vezes fazia ao Domingo à tarde até  há uns meses atrás, claro! Mas deu para curtir muito a minha pequenina, arrumar umas coisas que estavam adiadas, descansar e ver séries aos bocados enquanto a Alice dormia sonos pequeninos.


(acorda sempre bem disposta, a minha pequenina!)

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Creme milagroso!

Parece exagero, mas juro que não é! As massagens são mágicas e este creme é milagroso. Por diferentes razões, para diferentes efeitos e para públicos diferentes também.

Este creme é para as mamãs. Para os mamilos das mamãs! É com muita facilidade que se ganha fissuras e, a amamentação, apesar de continuar a ser uma sensação única, uma benção para as defesas do nosso bebé, um momento de intimidade como não há igual, nestes momentos dói. Dói muito ter fissuras e esta dor sobrepõe-se a tudo de bom que a amamentação é e faz e há até mesmo quem desista... Não foi o meu caso, não desisti, mas admito que esta fase foi muito difícil!... Este, o creme, foi o meu último recurso depois do uso do próprio leite para proteger, da lanolina, dos bicos de silicone, das conchas, das maminhas ao léu... Métodos, todos eles válidos, mas morosos nos seus efeitos.

Nesta altura, nos primeiros dias de mamã, eu estava ansiosa por resolver o problema o mais rapidamente possível para que, dar de mamar à Alice, deixasse de ser um suplício! Até porque ela mamava que se fartava - não foi por acaso que se tornou uma gorducha logo no 1º mês! A "minha" querida enfermeira Rosa indicou-me este Bariéderm da Uriage e "curou-me"! Em duas ou três vezes que o coloquei já notava uma diferença incrível! Até que fiquei completamente bem e, até hoje, não tive mais qualquer tipo de problema. Aos 3 meses e meio, a Alice ainda mama exclusivamente do meu peito e sinto-me uma priveligiada por isso! São tantas as histórias que ouço de quem não consegue ou lhe custa, pelos mais variados motivos... Há também quem não queira, mas isso são outras histórias.
Agora, a Alice, já despacha o "serviço" em 5/7 minutos. É como o lusco-fusco! LOL!

Emprestei este creme a uma querida amiga que teve uma bebé há menos de um mês e, segundo ela, também fez milagres! Baci Sofiona!

A propósito, espero que estes posts que me vou lembrando de escrever acerca de pequenos mas valiosos milagres e mágicas, sejam boas dicas também para a minha querida amiga Amélia que acabou de ser mamã! Sei que "me lês" e muitas vezes penso em escrever para mim (para guardar recuerdos desta viagem maravilhosa) e para ti, porque sei que pequenos truques podem valer ouro! Parabéns pela tua linda menina! Girls rule, yeah!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O nosso Chesterfield finalmente!...



Demorou mas chegou! :P Tenho a impressão que me podia ter evitado as dores de costas que não me têm largado nestes últimos dias... Mas pronto, Madrinha, mais vale tarde do que nunca! LOL (coitadinha, a culpa nem foi dela...)

Não só é lindo (eu acho!), como é da loja da minha comadre e é super, super confortável! Para dar de mamar não há melhor! Apoio excelente na lombar; encosto alto para apoiar a cabeça; é estreito por isso dá para apoiar os braços em vez de ter que por almofadas de apoio; e é baixinho, por isso fico com as pernas bem apoiadas no chão!

Escolhido pelos pais e oferecido pelos avós, esta nova aquisição é um execelente apoio!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Girls ♥n Pink

Quem me conhece sabe que não sou nada "pinky". Muito pelo contrário, gosto do rosa mas com moderação. Aliás, gosto mais do rosa e do azul quando não estão associados a raparigas e rapazes.
Vivam as cores!

Mas hoje calhou e vestimo-nos as duas de pink! Não foi de propósito, calhou mesmo. E acho que calhou bem. 



Deu até para perceber que o meu vestidinho pink continua muito fashion e, por isso, usável 32 anos depois!
(descubra as diferenças)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Eu sou uma vaca leiteira

Não sou uma vaca qualquer
Dou leite e manteiga
Sou uma vaca muito meiga
Dlim dlão
Dlim dlão

Um chocalho lhe comprei
E a minha vaca gostou
Passeia pelo prado
Mata as moscas com o rabo
Dlim dlão
Dlim dlão

Prova #1

(mais um mês mais 1 kg! Vai nos 5100 gr.)

Prova #2
Hoje acordei com a cama molhada e ninguém fez xixi... Era leite mesmo! Nem o disco de amamentação "aguentou"!

sábado, 10 de novembro de 2012

Two different sunny days!






quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Je t'aime plus qu'hier, moins que demain.

3 de Outubro de 2012, cerca das 4:50 da manhã, acordei com uma dor forte ao fundo da barriga. Dor que se repetiu passado meia hora. E depois passados 10 minutos, e depois mais 10m e mais 10m e... Comecei a anotar as horas. Continuava a tentar dormir entre estes pequenos intervalos, o sono era muito! Mas estive nisto até 9h, hora em que acordei o maridão e disse-lhe que era melhor ligar ao médico, porque era muito provável que a Alice fosse nascer hoje! Resposta ensonada: "Então mas como é que eu faço?... Eu tenho coisas combinadas!..." - ahahahahahaha! Mesmo cheia de dores, este sonecas do pai conseguiu fazer-me dar gargalhadas! É que a pergunta e a afirnação foram genuínas!

O médico, depois de eu descrever o que pareciam ser contrações (dores muito fortes, como as do período mas mais fortes, espaçadas entre 10m e a diminuir o tempo, com durações entre os 15 e os 40 segundos em que tem que se deixar de fazer o que se estiver a fazer, respirar fundo e concentradamente, e que depois de passar é um alívio enorme e parece que não se passou nada) disse para eu "fazer um ben u ron" e aconselhou-nos a ir ter com ele à clínica para me examinar.
"Vais levando as malas para o carro?"
"É preciso?!..." - continuava a não estar ciente de que hoje já não ia trabalhar, nem fazer coisa nenhuma a não ser esperar que a Alice viesse ter connosco. LOL!

O CTG não apresentava registo de contrações quase nenhumas, mas eu sentia-as e bem! Já tinha ouvido falar que estas coisas às vezes aconteciam. Como a dilatação era nula, o Dr. Paulo Manarte sugeriu que fossemos caminhar, subir e descer escadas, para ver se a coisa se desenvolvia mais um bocadinho. Depois voltaríamos a encontrar-nos novamente às 13h.

E a nossa manhã foi maravilhosa! Aliás, com o passeio, as contrações até foram passando. Era suposto acontecer o contrário... Ai menina Alice, que partidas nos pregas!

Um passeio descontraído, a 3.

Que graaaaaande!

As notícias do dia em que nasceste, Alice.

A previsão do horóscopo do signo do Papá e da Mamã não podia estar mais certa!

Às 13h o CTG já assinalava as contrações e eram graaaandes! Mas a nível de dor, perfeitamente suportáveis. Dilatação: zero. Agora, o próximo passo era irmos almoçar - eu e a Alice qualquer coisa leve - e depois, por volta das 16h encontrarmo-nos na Ordem da Lapa para nos "instalarmos". Aqui, nesta altura, e depois do médico dizer "Não passa de hoje, Dr. Alexandre", é que o pai da Alice acreditou que era mesmo verdade.


Fomos receber miminhos e almoçar com a Avó Zézé.

Depois de um almocinho light e descontraído, ainda tive tempo de descansar um bocado e depois zarpar para a Lapa! Fizemos o check-in - aquilo é mesmo tipo hotel, muito bom! - subimos para o quarto e arrumamos as malas calmamente, enquanto esperavamos pela queridíssima enfermeira Rosa Vilarinho, a parteira que nos ía assistir neste e nos dias a seguir. Uma pessoa formidável, mais prestável e mais querida não há! Incrivelmente foi a mesma enfermeira que preparou a Susana para o parto do meu afilhado Mateus e de quem eu já tinha ouvido maravilhas - confirmo tudo e acrescento que nunca conheci ninguém assim! É que ainda hoje, se precisar de alguma coisa, posso ligar-lhe seja a que horas for que ela irá atender-me com a mesma simpatia de sempre e aconselhar-me o melhor que puder.

De facto tivemos muita sorte com a equipa do nosso Ginecologista/Obstetra, são todos 5 estrelas! Até a levar a epidural estava descontraidíssima com as brincadeiras e boa disposição da anestesista. Até me deixou ir para o bloco operatório com a unhita pintada de vermelho e tudo! :P

Mas continuando, durante a tarde o filme mantinha-se: algumas contrações, fortes mas pouco sentidas, e zero de dilatação. Nem a oxitocina que me injectaram adiantou. Todo este processo de trabalho de parto (CGT, oxitocina, epidural, etc) passamo-lo confortavelmente no nosso quarto, muito descansados e bem instalados - sempre com a enfermeira Rosa, às vezes a explicar-nos o que se ia passando, outras vezes a conversar sobre outras coisas para nos ir distraindo.
Chegou a uma altura em que médico e enfermeira perceberam e explicaram-nos que a dilatação nunca mais iria ser feita e não havia como evitar a cesariana. Não era bem o parto que eu imaginei estes meses todos, mas tal como nos tinham avisado, nestas coisas não se pode programar muito, porque nunca se sabe como as coisas irão acontecer. Mas sem stresses! Lá vamos nós para o bloco operatório.

Qual não foi a minha surpresa quando, ao chegar ao bloco, ouço "Boa noite!" - olho, e a enfermeira que me estava a ajudar a passar para a mesa de operações era uma querida e antiga amiga - obrigada Selma por todo o apoio neste momento tão especial e mágico! Foi uma coincidência muito feliz termo-nos encontrado assim, passado tanto tempo!

"Se quer tirar fotografias é melhor levantar-se já, porque é agora!" - era informado o pai pela anestesista toda alegre.
A Alice nasceu às 21:10. "Chorou pouco..." Comentou o pai, que esperava ouvir um sonoro berro! Mal a Alice saiu, desceram a cortina que nos separava e o Dr. Paulo Manarte encostou rapidamente a cara da Alice à minha, como se ela me beijasse. - tudo parou, para mim, naquele momento, tipo imagem de filme, congelada... Era mesmo verdade, tinha acabado de ser mãe! Enquanto pensava naquela imagem repetidamente, a Alice tinha sido levada para uma sala ao lado para ser limpa, examinada e vestida.

Disse ao Alexandre para ir ter com ela e me ir dizendo como estava. Voltou com fotos... E passados uns minutos, enquanto eu ainda estava a ser cozida, aparece-me com um pequeno embrulho na mão. Nem acreditava que o Alexandre tinha conseguido pegar naquela miniatura tão cedo! Que delícia de imagem, os meus dos "A"s. O meu amor e a minha amora!
Je t'aime plus qu'hier, moins que demain.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 de outubro - um dia em cheio.

Hoje o dia começou com o coto do cordão umbilical a cair. "O dia começou"... Ora bem, hoje em dia os dias não começam nem acabam, são infinitos! As refeições (as minhas e as dela) são a toda a hora, as sestas também (e curtinhas), por isso não há início nem fim do dia, estamos sempre em looping!

Sair de casa exige muita logística e muito mais tempo do que antes. Se queremos estar às 12h em casa da avó, é bom que às 9h se mame, às 9:45 se mude a fralda para a seguir se adormecer e deixar os pais arranjarem-se entretanto!

Às 12h lá estamos para mais uma refeição de leite self-service. O almoço dos pais tem de ser rápido para às 13:45 podermos estar no centro de saúde a conhecer as enfermeiras Clara e Joana (aulas de PPP) e a seguir na 1ª consulta da Alice! Em 12 dias de vida a Alice já engordou 400 gr e cresceu 1cm - que orgulho saber que as intermináveis mamadas estão a servir o seu propósito! eheheheh! As vacinas é que eram escusadas, mas lá teve que ser... O truque é dar logo de mamar e... tudo passa! Aliás, o truque, para tudo, é dar de mamar!

Voltámos para casa, mas por pouco tempo. Às 19h tivemos a missa do Vuvu Fausto. Fez hoje 10 anos que foi para o céu tomar conta de nós todos - que somos cada vez mais! A mãe disse à Alice que gostava muito que ela fosse àquela missa para estarem um bocadinho mais perto do avô, então ela fez o favor de se portar muito bem e "assistir" à missa toda, muito sossegadinha (a dormir ferrada!).

Entretanto, em casa, tivemos mais uma vez a visita dos tios "alemães" que cá vieram de propósito conhecer a Alice e já vão embora amanhã... Graças a eles, hoje a Alice andou sempre quentinha e aconchegadinha de um lado para outro, com o saco-cama de pôr na baby-coque - é tão fixe!!!

Daqui a pouco é hora de acordar (outra vez!) para o banhinho!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Malas prontas!

Já temos as nossas malas prontas há umas 4 semanas, mas há sempre qualquer coisinha que se vai mudando ou acrescentando, mediante novas dicas das enfermeiras das aulas de preparação para o parto.


Saquinhos para a roupa da Alice para "1º Dia", "2º Dia" e "3º Dia" feitos pela Vovó Zezé!
(quem tem uma mãe assim, tem tudo!)


1ª roupinha da Alice oferecida pelas avós e pelo avô!


2ª roupinha da Alice oferecida pela mamã e pelo papá!

Lista do bebé:
· 3 fatos completos, com 3 conjuntos interiores com calça - levo 4
· 3 pares de meias ou carapins - levo 4
· 1 a 2 gorros
· 3 fraldas de pano - levo 4
· 1 a 2 casacos de malha
· uma manta ou xaile - levo 2
· escova de cabelo
· saco para roupa suja
· fraldas descartáveis - levo de prematuro. segundo a experiência da minha mãe são as mais eficazes, porque ficam mais justinhas que as de recém-nascido, mesmo em bebés de tamanho dito normal
· baby coque

Lista da mamã:
· boletim da grávida e exames do 3º trimestre
· 3 ou 4 camisas de noite com abertura à frente - levo 3 camisas e 1 pijama
· 1 robe  - levo um bem fresquinho porque nos hospitais é um calor insuportável, principalmente na obstetrícia, por causa dos bebés!

· chinelos de quarto e chinelos de duche
· toalha de banho - não levo porque na Lapa não é preciso
· objectos pessoais de higiene e conforto - levo para mim e para o papá!
· 2 soutiens de amamentação
· 6 a 8 cuecas altas e largas ou descartáveis - levo 8 descartáveis
· discos absorventes de leite materno
· roupa para saída do hospital
· sacos para roupa suja
· cinta pós parto (opcional)
· pomada 100% lanonila para os mamilos (opcional)
· conchas protectoras de mamilos (opcional) - não levo
· chupeta esterilizada em caixa de plástico (opcional) - não levo


Lista do papá:
· produtos de higiene
· muda de roupa
· pijama
· chinelos
· água + bolachas
· máquina fotográfica
· telemóveis e carregadores
· livro / revistas
· coragem - diz ele
· paciência (muita!) - digo eu