Este é o meu... o meu quê? Afilhado é pouco, sobrinho não chega, filho não é mas é como se fosse... pirralho? Isso! Este é o meu pirralho Mateus.
Adoro esta foto, apesar de o preferir com o cabelito como tem agora, mais comprido e a encaracolar. Quando chegares, vou tirar-te uma fotografia nova para por aqui.
Almoçamos sempre juntos, em casa da vovó. Hoje ele não foi, nem vai almoçar o resto da semana porque foi de férias (que sorte!!). A casa estava silenciosa demais, apesar de ainda termos sido 5 ao almoço.
Já tenho saudades e por isso lembrei-me de uma brilhante saída dele, no 1º dia de aulas. Hoje em dia ele já se ri, meio envergonhado, porque já sabe ler e escrever - aprendeu tão depressa! Se calhar eu também aprendi assim rápido, deve ser normal, mas já não me lembro... e ainda ontem ele pedia ajuda para escrever o nome e hoje já lê, em voz alta, as legendas do telejornal! (Lá está, pareço uma mãe a falar do filhote, mas não é meu filho, é o meu pirralho!).
Já vamos à saída, mas antes é preciso fazer um parêntesis. Somos Vasconcellos com dois "L"s. Mas até há pouco tempo (+/- 10 anos) éramos só Vasconcelos. Eu tive um bisavô, que infelizmente não conheci, professor primário, já com uma mente "à frente" no que diz respeito a acordos ortográficos e, porque não, achou que um dos "Ls" não estava lá a fazer nada, devia cair e registou todos os filhos como Vasconcelos. O meu pai, orgulhoso do nome puro, resolveu voltar a acrescentar o "L" que lhe foi tirado e ao qual tinha direito e, por tabela, ganhámos todos mais um "L" também!
Hoje em dia, em situação nenhuma a não ser a soletrar o e-mail, digo que Vasconcellos tem dois "Ls". Mas o Mateus lá deve ter ouvido que Vasconcellos era com dois "Ls", mais do que uma vez, presumo eu!
Então, no 1ª dia de aulas, a professora queria saber o nome de todos os alunos. Quando chegou a vez do Mateus, ele disse:
-
Eu sou o Mateus Teixeira.
-
Mateus Teixeira? - reforçou a professora.
-
Sim, mas Teixeira com dois "Ls"!
Agora faltava a gargalhada dele, aqui, meio envergonhada pela tolice que disse!
Boas férias para todos!!!! E não se esqueçam, tu e o terrorista do teu mano, de vir com mais "saídas" destas! CHUACK para o melhor afilhado do mundo!