Mostrar mensagens com a etiqueta workshop. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta workshop. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

1º workshop de costura

Sim, e digo primeiro porque irei, de certeza, a outros! A-do-rei!

Não conhecia ninguém, mas mal vi o anúncio, no facebook, ao workshop da "lixeirinha" fiquei com a pulga atrás da orelha! A formadora, Andreia Machado da "À mão de criar" é uma querida. Tem uma paciência de génio e imenso jeito para ensinar e incentivar! A loja onde é dado o workshop é linda e tem bolsas, bolsinhas, babetes, e bonecos lindos de morrer, feitos por ela e pelas alunas. Vale a pena visitar, mesmo que não se queira aprender a costurar, pois encontram-se presentes perfeitos para oferecer a miúdos e a graúdos! A loja fica na Rua da Picaria, mesmo em frente ao Baixa Burguer (tenho que dedicar um outro post a este restaurante porque também vale muuuuito a pena!).

Ainda por cima achei o workshop com um preço muito simpático dado o tempo e material a que temos direito:
· workshop de 4h
· tecidos e linhas incluídas
· se não tivermos máquina própria a loja empresta
· com direito a conversa, chá e bolachinhas!
· preço: 10€

Foi mesmo giro aprender a costurar! Sei que é algo que posso perfeitamente aprender com a minha mãe - e agora até vou aproveitar para treinar com ela um bocadinho - mas a experiência valeu a pena, até porque éramos só 3 formandas e a tarde foi muito divertida.

Destas 3h e meia (porque acabámos antes do tempo) saiu "isto":





"Nada mau para primeira vez!" disse a Andreia, muito simpática. Mas eu, a Mrs. Perfecionista, quero ir o quanto antes sentar-se na máquina antiguinha da mãe e treinar as curvas - sim, porque as retas são muito fáceis!

E vim para casa com uma "lixeirinha", que tem como principal função servir de saco para lixos, podendo ir enfiado na manete de velocidades do carro, por exemplo. Além disto trouxe tempo dedicado a mim, às coisas que me apetece e que bem falta fazem, de vez em quando, a uma mãe a tempo inteiro - este foi um dos temas de conversa enquanto enfiávamos linha na agulha.

A Alice, durante esta tarde ficou muito bem entregue - com o papá - e o dia, sem a mamã, não ficou por aqui, foi pela noite dentro! Tema para o próximo post ;)

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Suporte Básico de Vida em Pediatria

Este foi o workshop mais interessante e mais útil a que já alguma fez fui. Esta é uma lição que TODOS, sem exceção, deveríamos ter. Recomendo mesmo muito!


Ensina-nos a ter calma e a prestar os primeiros socorros, antes de qualquer equipa médica chegar, a crianças e adultos. O Dr. José Aparício, médico que adorei ouvir e que nos involve de alma e coração na sua luta constante de querer ensinar a todos o que fazer quando uma criança perde os sentidos, se engasga ou se afoga. Os primeiro minutos, depois do acidente, são cruciais, definem a vida ou a morte da criança. E qualquer um de nós, pais, avós, educadores e até mesmo a pessoa mais desligada do mundo a crianças, deveria ter esta formação, porque acidentes acontecem (infelizmente...) em qualquer altura e em qualquer lugar.

Não vale a pena estar aqui a fazer um resumo do que aprendi e do que vi. Não adianta. tem mesmo que se ouvir um profissional. Depois, o mais importante é ir praticando para não esquecer. O que aconselho vivamente é a participarem neste workshop, que se realiza no Hospital Santa Maria no Porto, e é grátis. O horário, para quem trabalha, não é dos melhores, mas vale a pena o esforço, a falta ao emprego ou um dia de férias. Não digo que se saia de lá a apto a salvar vidas. Trata-se de um workshop e não de um curso. Não se pratica, ouve-se somente a teoria e vê-se o médico a exemplificar. Mas as noções que ficam são importantíssimas e, mesmo que hipoteticamente, um dia pode ser a nossa e a salvação dos nossos pequeninos!



"Pais e professores são normalmente os primeiros a ter de responder numa situação de acidente ou emergência médica com crianças, antes da chegada das equipas médicas. Traumatismo craniano devido a quedas, aspiração de corpo estranho (engasgamento), convulsões febris, falta de ar e pré-afogamento são algumas situações onde a actuação imediata das pessoas mais próximas pode salvar a vida de uma criança, já que os primeiros minutos são essenciais."


O Dr. Aparício gostava que toda a população tivesse acesso a um workshop destes. Pelos outros não respondo, mas eu vou voltar a assistir para relembrar e "repraticar" como ele tanto insistiu.

(E com isto se acende, mais uma vez, esta chamazinha, que tenho cá dentro escondida há muitos anos, com a vontade de ser da área da saúde, de ajudar pessoas e de me sentir útil nos cuidados a todos!...)