terça-feira, 31 de dezembro de 2013

De Janeiro a Dezembro passou muito depressa!...

Passou mais de um ano desde que a minha bebé nasceu, e passou tudo muito rápido. As coisas que ela já faz e já diz parecem mentira! Mesmo para mim, que tenho 9 sobrinhos, com a Alice tem-me parecido tudo muito incrível!... É por ser minha, eu sei. E como este blog também é meu, vou registar o que gosto muito nela:

· aponta para as pessoas quando se lhe pergunta onde estão, e nunca falha
· dá xis apertadinhos com palmadinhas nas costas - amo!!!
· dá beijinhos no ar, na nossa cara, nos bonecos e manda-os pela mão
· sabe dizer onde está o nariz, o cabelo, a boca, os olhos, os pés, as mãos e o umbigo
· esfrega a mão na barriga a acompanhar o nosso "ai que bom!"
· de manhã, mal vai ao chão, dirige-se rapidamente ao Pai Natal que temos à entrada, mais pequeno do que ela uns 20 cm, chama "Paitááál!", baixa-se à altura dele e diz "óiá!". Agarra nele, vai ter com o Snoopy de barrete vermelho e fica com os dois ao colo



· deita os bonecos ao chão de propósito para depois dizer, com as palmas da mão viradas para cima, "Oooh!...". Para que se levantem diz "pé!"
· tenta calçar sapatos e meias sozinha
· palra como se não houvesse amanhã!
· continua a adorar o banho e já lava, sozinha, a cara e os pés com a esponja
· adora carregar com garrafões de água de 6L, quase cheios e andar a arrastá-los pela casa
· quando se lembra de alguma música que quer ouvir, faz o gesto correpondendente (se houver) e abana a cabeça a dançar, para que comecemos a cantar
· finge o choro, fazendo uma careta e esfregando a mão no olho - usa isto quando lhe dizemos que os bonecos vão chorar se ela os volta a deitar ao chão
· adora: abrir e fechar coisas; tirar e voltar a meter coisas em sacos e caixas; mexer em botões e em tudo mais que não deve; ir deitar coisas ao lixo;
· quando estou no chão, vira-se de costas para mim, dá uns passinhos para trás e deixa-se cair no meu colo
· anui com a cabeça quando quer dizer "sim"
· quando come pão ou bolachas partilha sempre com toda a gente: parte um bocadinho microscópico e oferece
· para pedir colo estende-nos as mãos a abrir e a fechar repetidamente
· como faz o mocho? "Shhhhh" ao mesmo tempo que põe o dedo indicador, esticado, em frente à boca - a imitar o mocho que manda calar os animais todos, no baby tv
· estende os braços sempre que lhe vamos a vestir o casaco
· adora comer: pão, arroz, massa, tostas e papel
· lava os dentes sozinha - mal vê a escova pede!
· funga quando lhe digo para cheirar o perfume
· gosta muito de fingir que dá de comer às pessoas e aos bonecos
· acorda sempre a sorrir!
· desde bebé que, quando passamos por um espelho, pergunto "quem está ali?" e abro a boca de espanto. Agora, mal se vê ao espelho, abre a boca também - parecemos duas maluquinhas!
· palavras e significados, para além de mamãpapá e :
tota  - tosta
pão
shhh - arroz
tata - massa e batata
bubu - vuvu (é do porto!)
tété - Zézé (nome da minha mãe) e Mateus
nana - Susana, Nonó e Ana
moma - Mónica (madrinha)
 - André
papo - Pipo (Filipe)

não
papaei - Hipa Hipa Hey (jingle de uns desenhos animados do baby tv)

and so on, and so on!

E hoje, às portas de 2014, abri o facebook e "enjooei" de mensagens de bom ano. Não critico! Longe de mim! Cada um faz o que quer, como quer e onde quer - também só lê quem quer! Mas por ter visto tantas, não me apetece escrever nenhuma. E muito deve-se ao facto de tudo o que desejar hoje, a propósito do novo ano, será o que desejei ontem e irei desejar amanhã, para mim e para todos. Não o desejo só à família e amigos. Desejo muito a todos, no mundo, que merecem uma vida melhor.

No dia a seguir ao Natal, encontrei o meu "moedinhas" preferido em frente a casa. Ele não é chato, ele não pede moedas nunca. E eu, que não costumo dar dinheiro a ninguém (prefiro dar comida se aceitarem), a ele, ao meu "moedinhas" preferido até dou, de vez em quando. Ele é simpático, ele brinca por ter um lugar à minha espera e eu escolher a garagem. Diz-me bom dia e boa tarde sempre com um sorriso na cara. Não sei a história da vida dele, mas para estar ali a arrumar carros, um mar de rosas é que não deve ser. Não sei se bebe, não parece drogar-se. Não sei se rouba, se é boa pessoa, se tem bom coração. Mas a mim cativou-me! E como ia a dizer, quando o encontrei a seguir ao Natal, dei-lhe uma caixa de bombons. Espero que ele tenha gostado tanto como eu gostei de lhos dar. Provavelmente não era aquilo que ele mais precisaria, terá necessidades mais básicas em falta?... Não sei, mas um docinho sabe sempre bem (para quem gosta!). Prometi a mim mesma que lhe vou dar mais vezes comida, se calhar uma vez por semana. Um dia vou perguntar-lhe o nome e começar a tratá-lo por "Sr. XYZ" em vez de pensar nele como o meu "moedinhas" preferido.

São estas coisas, que sempre gostei de fazer, mas que às xs ficam esquecidas no meio dos nossos problemas, que quero fazer mais daqui para a frente. Não é por ser um novo ano, porque a vida é contínua e estas divisões de anos não me dizem muito além de me ajudarem a dar datas aos acontecimentos.

Quero muito deixar de ser sustentada pela segurança social, mas não é só um desejo para 2014, é uma ânsia desde Abril deste ano. É um projeto de agora para sempre!

O resto já se sabe... Tudo de bom! Lolololololol!






5 comentários:

  1. Tenho a tipica lágrima a escorrer pelo olho. Adoro ler-te, andas em falta por aqui....Um beijo enorme do fundo do coração para a Alice e para a mamã. Cumprimentos ao papá. Tudo de maravilhoso para 2014!!!

    P.S. qual é o stress deles em arrastar os garrafões da água pela casa fora?? :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, minha querida! É, ando muito em falta... tenho que me organizar, como tu fazes, porque depois acumula-se tanto que já nem sei sobre o que escrever!... :P
    Feliz ano novo para vós os 3 também!

    P.S. - Continuam tão iguais! ;)

    ResponderEliminar
  3. Tentei comentar este post ontem e não consegui,a ver se agora dá...
    Bom Ano maninha! Desejo-te o melhor para 2014! Vai correr tudo bem para ti, segundo diz esta senhora: http://www.mariahelena.pt/pages/previsoes-2014! :))) Mas acredito que sim, que 2014 vai compensar-te com tudo o que tu mereces!
    Beijo grande! Tudo de bom!! LOL!

    P.S. A minha sobrinha está incrivelmente linda! :)
    Se precisares de mantimentos para o teu "moedinhas", avisa! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena, essa senhora deve gostar mesmo dos "Peixinhos"!

      "PEIXES

      A carta de Tarot o Mundo protege os nativos do signo Peixes durante 2014, prometendo m ano que será fértil em acontecimentos e que lhes trará a devida recompensa pelo bom trabalho que fizeram nos últimos tempos. A vida amorosa será especialmente feliz e plena de emoção, partilha e cumplicidade. Profissionalmente o seu empenho será reconhecido e recompensado, podendo haver uma notória melhoria na sua vida material."

      Obrigada mana! Espero bem que sim, que 2014 seja bondoso para todos nós ;)

      P.S. A tua sobrinha está cada vez mais menininha e melosa! Adoro!
      Obrigada, vou ver o que ele precisa ;)

      Eliminar
  4. A Alice está linda… as always.
    Tenho de juntar o H à tua babe a ver se o ensina a falar. Percebe tudo, cumpre tarefas, faz-se entender muito bem mas… por gestos e ditongos diferentes todos os dias. Falar 'tá quéto!
    Mááááááá -mamã, Páááááááá -papá e Tá - para tosta.

    Hehehehe!

    ResponderEliminar