sábado, 21 de dezembro de 2013

Aletria à moda da Maria José

Este cheirinho é típico de Natal, para mim! Descia as escadas, já era fim da manhã, mas a minha minha mãe já tinha as sobremesas todas prontas! Ao que cheirava mais era a aletria acabadinha de fazer! Hmmmm!...

Agora, para pouparmos a nossa mãe e para perdurarem por gerações os deliciosos petiscos de Natal, todos os anos dividimos as sobremesas pelos irmãos. Cada um ouve atentamente os truques da Chef e é bom que os decore para que saia tudo igualzinho, senão há reclamações na certa!

Este ano calhou-me a aletria. Escolhi-a porque já há muito que queria saber como a minha mãe a faz, tão diferente de todas as que como fora de casa. Umas são de cortar à faca, outras sabem mais a água do que a leite, mas a minha preferida é da minha mãe Maria José! Cremosa e docinha, docinha!

Para teste resolvi experimentar fazer a aletria uns dias antes do Natal e as minhas cobaias aprovaram! Destalhou um bocadinho, vá. Parece que há ciência na parte de ir misturando leite, aos poucos, com as gemas!...

Também tenho que trabalhar melhor a parte de polvilhar a canela... Que desastre!



· 100 gr aletria
· 1 L leite
· 5 gemas de ovos
· raspas de 1 limão
· 2 paus de canela
· leite condensado a gosto
· açúcar a gosto
· canela em pó q.b.

Colocar 1 litro de leite (usei meio gordo) ao lume com as raspas de 1 limão e os dois paus de canela. Ir batendo as gemas de ovo com uma vareta e, aos poucos, ir juntando bocadinhos do leite quente que está ao lume (3 a 4 colheres de sopa).

Quando o leite começar a ferver juntar a aletria desfeita, sem nós, para que não coza junta. Deixar a cozer entre 3 a 5 minutos.

Quando a aletria estiver cozida, retirar o tacho do lume. Retirar os paus de canela e ir adicionando as gemas de ovos lentamente, sempre a mexer, sem parar.

Levar novamente ao lume, sempre a mexer. Quando começar a ferver, retirar.

Juntar leite condensado e açúcar a gosto. Eu deitei 1 terço da lata do leite condensado e 3 colheres de sopa de açúcar - mas a minha família é muuuuito gulosa! Ter em atenção que, quando a aletria está quente parece mais doce e fina. Depois de arrefecer a consistência vai estar mais cremosa e o sabor ligeirmante menos doce do que antes.

Polvilhar com canela em pó e servir depois de arrefecido.

Bon apétit!

3 comentários:

  1. Tanto a do teste como a da noite de Natal estavam uma delícia! Comprovo! ;)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Leite condensado na aletria?!?!?!
    Meu deus… que família lambareira! :D

    ResponderEliminar