sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dica ecológica/económica

Não sei como fazem para limpar o rabinho dos vossos bebés, mas eu sigo a sugestão que nos deram nas aulas de PPP. Uso toalhitas secas ou compressas molhadas em água na maior parte das vezes. Só fora de casa uso as práticas toalhitas húmidas.

Costumava comprar toalhitas secas huggies que, no Continente, custavam 1,59€ / 60 unidades, porque já tinha feito as contas e as compressas não compensavam. Agora, segui a dica do meu mano mais velho que também teve uma Maria há pouco tempo, e comprei compressas não tecido, não esterilizadas, tamanho XL. Dá para cortar em 4 e poupa-se ainda mais!

Façam-se contas:
· Toalhitas húmidas Dodot 0,99€ / 60 u. = 0,016€/u. (e não são tão saudáveis para a pele do bebé, nem tão ecológicas)
· Toalhitas secas Huggies 1,59 / 60 u. = 0,026/u.
· Compressas XL (embalagem de 100u.) 6,25€ / 400 u. = 0,015/u.

E pronto, para quem gasta às 10 e 15 por dia, dá jeito fazer contas!

Prático, prático, é utilizar as caixas vazias dos discos de amamentação do Continente, para guardar as compressas que, depois de cortadas, cabem lá ao milímetro!


Duas notas:
1. Não uso marcas brancas com a Alice, pelo menos para já, por isso nem sequer as contabilizei.
2. De há uns tempos para cá (provavelmente desde que me casei e comcei a fazer compras a sério!) comparo os produtos todos em relação ao preço unitário, preço por Kilo, preço por Litro. E só a partir desse momento me apercebi de como as marcas nos enganam com embalagens mais pequenas / mais baratas, mas que feitas as contas saem-nos mais caras... Essa raça que é o Marketing!...

5 comentários:

  1. tb usei esse truque durantes os primeiros 6 meses... poupa-se imenso e o rabinho dos nossos bebés agradece...mas agora com o corre para aqui, corre para ali, as toalhitas são usadas em todo o lado...sei que no colégio não usam toalhitas... só volto ao truque quando o rabinho necessita!
    Sol.

    ResponderEliminar
  2. Eu uso imenso o papel higiénico.

    Quanto à consulta dos preços, também foi quando saí de casa dos meus pais, mas foi o João que me ensinou e me chamou a atenção para consultar o valor Kg/L das etiquetas!

    Aí sim, descobri como poupar e não me deixar levar!

    ResponderEliminar
  3. Também uso as toalhitas secas da Huggies, não conheço mais nenhuma marca (já me falaram que havia no Jumbo mas ainda não fui pesquisar). E como fazes para ter sempre água quentinha à mão? Eu e a Hermínia andávamos atrás de umas termos com dispensador de água, e para transportar era o ideal!!
    Onde compras essas compressas XL? Na farmácia?
    Beijinhos de nós as duas para as duas!! ;)

    ResponderEliminar
  4. Já agora, e fraldas? Já experimentaste outras marcas para além da Dodot?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá amigas!
    As compressas XL comprei na farmácia, sim. Também não conheço mais nenhumas toalhitas secas a não ser as da Huggies. Se encontrares mais algumas em conta, comunica Amélia! ;)
    Não tenho sempre água quentinha à mão... Só usa compressas com água em casa, quando saio levo as toalhitas mesmo. E em casa só uso um tupperware daqueles de comida take away e, à noite principalmente, quando está mais frio, vou buscar água quentinha à torneira. senão, uso a água à temperuartura ambiente que, mesmo assim, é menos fria do que as toalhitas húmidas.
    Também já pensei nisso da termos, mas depois também cheguei à conclusão que a água fria nunca fez mal a ninguém e facilitei!
    Fraldas já experimentei Huggies, Moltex e Dodot. Não tenho razão de queixa de nenhuma delas, por isso, quando vou comprar escolho as que estiverem mais baratas ou em promoção. Experimentei também umas do Lidl, mas nunca mais! Deixava o rabinho da Alice todo vermelho... Acho que marca branca só volto a experimentar daqui a um aninho ou mais...

    ResponderEliminar