quinta-feira, 5 de setembro de 2013

11 meses e 1º dia na escolinha!

3 de Setembro foi um dia em cheio! 

11 meses, o que quer dizer que já está muito perto de fazer um ano. O que quer dizer que passa tudo a correr e às vezes só apetece congelar o tempo para curtir um bocadinho mais os momentos.

O 1º dia na escolinha, quando se pensa muito e com muita antecedência pode ser um dos mais angustiantes e stressantes para os pais. Eu decidi não pensar muito nisso, nem criar muitas expectativas. Por isso, neste dia, fomos a pé para a escolinha, muito calmas - calmas e não calmos... é que o mesmo não se pode dizer do pai. Ele que o diga! :P

Antes deste dia as minhas preocupações eram as de saber o que levar para deixar lá ficar, o que seria preciso por na mochila - e é nestas alturas que eu não me arrependo nada de ser assídua nas redes sociais, pois fazer parte de um pequenino, coeso e divertido grupo de mamãs, às vezes dá-nos dicas, desmestifica-nos dúvidas e aquece-nos o coração apertadinho. Obrigada "mamãs 2012"!

Também tivemos uma reunião com a Educadora da Alice - uma querida! - que nos respondeu a todas as questões sem sequer as termos colocado. "Quais são os vossos maiores receios?". Sinceramente? Nenhuns! É mais a ansiedade de ver como vai correr, como a Alice vai reagir, mas vamos indo e vamos vendo! Então, daqui partiu a sugestão de fazer a integração da Alice, na escolinha, aos poucos. Mais uma vez imperou a sorte de eu ter disponibilidade numa altura tão importante! Então na 1ª semana o horário será das 9.30 às 11h. Na 2ª semana a Alice já lá ficará para o almoço, das 9.30 às 12.30. E na 3ª, se tudo tiver corrido bem até lá, já fica até às 16h. E será assim até a mãe começar a trabalhar.

Para não variar, foi com sorrisos e alegria que a Alice passou o 1º, o 2º e está a passar o 3º dia na escolinha! (Não é por ser minha, mas esta miúda é um sonho de bebé! eheheheeh!).

Lá fomos nós, os 3, a pé. Demoramos 2 minutos, se tanto. O infantário é mesmo aqui pertinho de casa, uma sorte! Subimos para a sala, entramos no corredor onde tem os cabides deles todos e espreitámos, curiosos, pelo grande vidro que nos separava da sala dos meninos de 1 ano. Uns sentados a brincar, outros de pé a cirandar, tudo muito bem disposto, nem um choro! A Alice quis ir logo para o chão ter com os meninos todos. Eu deixei-a, e lá foi ela pela mãe de uma das auxiliares, toda apressada a ver o que se passava ali. Nem olhou para trás, não nos despedimos - e aqui foi o meu receio, não lhe dizer que íamos embora podia ser mau. Não se deve fugir das crianças, não vão elas mais tarde associar estas idas para a escola a "Pronto, lá vão os meus pais fugir de mim!... Buááááááá!".

A verdade é que, segundo a Educadora, ela passou muito bem aquela horita e meia, lá entretida com os novos amiguinhos! E isso era o mais importante. Quando lá chegámos, ela já não estava tão contente... Tinha chegado o nosso amigo sono e lá estava a Sarrabisca sentadita numa espreguiçadeira, com a chupeta caída no colo e a choramingar. Mas era mesmo do sono! Antes do almoço tem sempre que haver uma soneca. Tanto é que chegou aos meu braços e deitou logo a cabeça no meu ombro, como quem diz, "por hoje chega, estou cansada, está na hora do ó ó".

E o dia continuou em grande! Como tivemos a sorte de ter o Pai Alexandre, connosco, este dia inteirinho, fomos para a praia, aproveitar o calorão que fazia!

Mais tarde, e com a Alice já K.O., ainda fomos às tapas do "Mercado" com a madrinha, o madrinho e 2 bons amigos de quem já tínhamos muitas saudades! Come-se sempre muito e muito bem neste restaurante. Mas a conversa estava, também, tão boa que não houve espaço para as bonitas das fotos! :P









Ontem e hoje (2º e 3º dias na escolinha) a Alice foi do meu colo para o da educadora, de braços estendidos, toda contente! Já nos disse "adeus", mas como quem está a despachar e a ver coisas mais interessantes para fazer naquela sala, ali, cheia de meninos e meninas!

9 comentários:

  1. É nestes momentos que eu devia ter tirado o curso de educador de infância... :)

    Só de falares no Mercado... hoje vou lá jantar...deu-me ma vontade subita de comer aqueles crepes...

    Beijinhos as 2...ee abraço ao Pai!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe! E tinhas futuro, Manel! se não deres nada nas "obras", já sabes!
      beijos grandes e bom apetite! ;)

      Eliminar
  2. Top Linda, fofa, cutchi-cutchi! <3

    ResponderEliminar
  3. Que sorte mana! A minha Noquitas, que agora já é uma senhora, foi para o infantário com 3 anos... Até aos 6 anitos, não houve um único dia que não chorasse quando a deixava lá... Eu saía sempre de coração partido e ansiosa, mas nunca pude demonstrar, senão... Ela era bem capaz de ficar doente só para não ter que ir para o infantário...
    estão todos lindos! beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?! Já foi há tanto tempo que já não me lembrava nada disso!... Coitadinha de ti!... Sim, porque tenho a certeza que mal entrava para brincar com os amiguinhos dela, já nem se lembrava porque estava a chorar! Mas vendo a mulheraça em que se transformou, essas lágrimas só lhe fizeram bem! ;)
      Obrigada! beijoooos!

      Eliminar
  4. Carlos Monteiro09/09/13, 19:04

    Dia inesquecivel para os pais da Alice no seu primeiro dia na escolinha. Lindas fotos e o texto que escreveste está (como sempre) muito bom. As palavras certas, nem a mais, nem a menos. Como já tenho dito, de uma prosadora de talento.
    Beijinhos dos Avós.

    ResponderEliminar