sexta-feira, 24 de agosto de 2012

marsupio VS sling VS pano

Na última aula de PPP (preparação para o parto) discutiram-se os prós e os contra destes 3 meios de trasportar o bebé junto do nosso corpo.

Parece-me imprescindível ter pelo menos um destes, já que a simples tarefa de ir às compras ou subir escadas carregada de sacos, vais deixar de ser simples com um bebé a acompanhar-nos!

Então vejamos:

marsupio
· Tem peso mínimo e peso máximo - um recém-nascido levezinho não poderá ser transportado.
· Quando se faz movimentos, o bebé não fica com a cabeça imobilizada a não ser que se lhe ponha a mão a amparar.
· O peso de um bebé maiorzinho não se suporta melhor do que com uma mochila de campismo. Embora as alças sejam almofadadas, são estreitas e, por isso, não se aguenta um peso grande durante muito tempo.
· Ajustável a pessoas de diferentes estaturas.


sling
· A distribuição do peso não é bem feita, pois sobrecarrega-se um dos ombros.
· Para pessoas de alturas diferentes não serve o mesmo sling, pois este deve ser comprado ao tamanho. Uma ponta deve dar pelo ombro e a outra pela anca - nem mais acima, nem mais abaixo.
· O bebé fica mais apertado junto ao corpo do adulto e com a cabeça mais amparada do que no marsupio, mas menos do que no pano.
· De fácil colocação.


pano 

· É muito comprido, o que na rua implica que se tenha que fazer 30 por uma linha para não esbarrar no chão enquanto o colocamos.
· A colocação pode parecer complicada, mas com 2 ou 3 xs de treino e torna-se simples.
· É neste meio de transporte que o bebé fica mais junto e apertado contra o corpo da pessoa que o transporta. Em recém-nascidos é um factor muito importante, porque foi desta fora que foram transportados durante 9 meses, na barriga da mãe, e é assim  que se sentem mais seguros e calmos.
· É o que distribui melhor o peso pelo corpo do adulto, pois os pontos de apoio são largos, em ambos os ombros e no dorso.
· Ajustável a pessoas de diferentes estaturas.


Destes 3, já temos o marsupio (ou canguru) emprestado, e a Alice pôs na wish list dela o sling.
Pois... quer-nos parecer que deixámos de fora o que ganha esta luta: o pano!

(sendo assim, a Alice vai ali alterar a wish list dela e já vem!)






2 comentários:

  1. Sempre achei o sling muito "pintas"! Não conhecia o pano, não é tão giro mas parece bem confortável para o bebé!

    ResponderEliminar
  2. dos 3 temos os 2 primeiros...na minha opinião não vale a pena comprá-los...a mamã anda sempre cansada e com as costas num oito e normalmente quem faz uso é o papá... mas que é fashion, é!!!

    ResponderEliminar