quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

gastroenterite - 3 / equipa da casa - 0

De maneiras que é isto... Começou com a Alice, na 6ª feira, ontem atingiu a mãe e hoje o pai!
Hoje a Alice já está praticamente boa, e ainda bem, senão quem tratava do nós?!

Um excelente começo de ano, é o que é! Costuma dizer-se que depois da tempestade vem a bonança, então nós vamos ficar aqui sentadinhos à espera...

Já agora, para quem quiser hidratar os pequeninos depois de períodos de diarreira, aqui fica a receita de um soro caseiro - boa sorte a quem conseguir beber! - que a minha querida nutricionista particular nos receitou:

"Após um episódio de diarreia líquida em grande quantidade, pode oferecer um pouco de soro de reidratação oral caseiro: 3 colheres de chá açúcar + 1 colher de chá de sal num copo (200 ml) de água fervida."

A nossa sorte é que a Alice está sempre a pedir "abé", que é como agora chama à água.

Para saber mais acerca de tudo e mais alguma coisa, pode consultar o site Rede Mãe, para o qual a nossa querida Ritinha-nutricionista-muito-dedicada contribui! ;)

Muita saúdinha é o que eu desejo a todos!

6 comentários:

  1. Ohh obrigada pela dedicatória, apesar das circunstâncias!! <3

    Estou sempre às ordens :)) e a hidratação é boa para os pequenos mas para os papás também!

    Beijinhos grandes e as melhoras rápidas rápidas!

    P.s. era mesmo vírica a malandra da gastroenterite...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois era...
      Obrigada, mais uma vez, minha querida! ;)

      Eliminar
  2. Falo por experiência própria. São dois a três dias de (ham! ham!) e, depois, tudo regressa à normalidade. Excepto o filtro de partículas do teu amado "companion". Melhoras e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palavras sábias do meu querido Madrinho Jiji, certo? :D

      Eliminar
  3. Já me tocou esta parte: no fim das férias de verão.
    À mãe e ao pai durou dois dias, fizemos jejum. Ao H demorou um mês.
    Emagreceu, chegou das férias lingrinhas - contam os meus pais.
    Andou sempre bem dispostinho e sem febre.
    Tomou Duralyte - foi o soro, salgado (intragável) com sabor a groselha e mais tarde a limão. Andou na Badoca Park a Duralyte e não reclamou. Eheheheh!
    A pediatra, por telefone, disse para continuar com a mesma alimentação (sopa, optar pela fruta com mais água, e beber muita água) mas evitar dar a papa e reduzir ao leite por ser mais indigesto.
    O H. esteve um mês com diarreia, mas em todo o lado me diziam que as gastros andavam a demorar a passar. Mas a conselho da minha mãe fizemos o teste de lhe dar sopa de dieta (batata, cenoura, arroz, frango) e o que é facto é que ajudou.
    É uma incerteza e insegurança porque afinal todos dizem coisas diferentes. E olha o tempo que passou… foi assustador.
    Quando voltou ao "normal" foi uma felicidade… livra! Que alívio. Pensamos que tenha sido da água da praia, ou da areia… que ele levou à boca.

    No centro de saúde disseram que a vacina é para um tipo mais forte, têm aparecido estirpes que têm durado mais de 3 dias até mesmo a um mês - foi o caso, digo eu. Mas se esta não foi forte nem quero imaginar o que será a verdadeira.

    As melhoras!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um mês?! Coitadinho!!!
      Pois, já se sabe que a vacina não é para todas as estirpes de gastroentrite, mas na dúvida, mais vale protegê-los de uma que seja, do que de nenhuma. Digo eu! ;)

      Eliminar