quarta-feira, 26 de junho de 2013

Tenho uma Nutricionista pessoal!

A "minha" Nutricionista é tão querida e tão linda como transmite esta fotografia:

photo credits by Instante Fotografia

É ela, ali no banco, a Ritinha abraçada pelo Vasco. São dois sobrinhos que "ganhei" e que adoro! É um desperdício nunca ter falado dela aqui no blog, tanto por ser parte da minha vida (e é da minha vida que se trata neste blog) como por já ter sido tão indispensável na boa e correta alimentação da Teresinha grávida e da Alice desde que começou a comer.

Este post deve-se muito ao facto de querer partilhar uma das boas dicas que a "minha" Nutricionista pessoal deu para a correta alimentação da Alice, já que a minha pequenina começou, agora aos 8 meses, a comer peixe. O pediatra tinha informado que com a carne, deveriam ser dados 30 g diários. Mas com a introdução do peixe baralhou-se-me tudo. Eis que se fez luz! (ou que alguém ma acendeu, vá...)

"O que está recomendado é que as crianças ingiram cerca de 30 gramas por dia de uma fonte proteica qualquer (carne, peixe, ovo - quando for a altura), quer seja oferecida toda na mesma refeição, quer seja dividida em duas refeições (almoço e jantar).

Por isso, se quiseres dar 1 refeição de carne ao almoço e 1 refeição de peixe ao jantar 
em termos brutos deve ser 15 g para cada refeição. 

Mas ao fazer a sopa para a semana tem em consideração que deves dar 4 vezes por semana carne e 3 vezes por semana peixe. "

by Ritinha.

4 comentários:

  1. Ooooh! Fiquei sem palavras!! Tanto quando li o post ontem à noite/madrugada como agora de manhã.

    Eu adoro-vos :))♥ e estou sempre disponível para o que precisarem!! Fico toda orgulhosa de poder ajudar!

    Três beijinhooos grandeeesss

    ResponderEliminar
  2. ADOREI.
    Não só porque é da minha Ritinha que se está a falar como cada vez mais tenho consciência que valeu a pena todo o nosso investimento na sua formação ao longo destes 24 anos.
    Um beijinho muito grande e Um Muito Obrigada de uma mãe babada. Filipa Moreira
    PS. Aproveito para contar uma história que só por acaso não se passou comigo:
    Uma mãe quando iniciou a introdução da cenoura na sopa do filho assumiu que deveria colocar cenoura em todas as sopas e assumiu a quantidade informada como quantidade por cada sopa. Passados uns dias, começou a notar a cor do bebé a alterar, estava a ficar um amarelo alaranjado, aflita correu ao pediatra pensando que seria alguma doença e descobriu que o que se estava a passar era relacionado com o excesso de censura que o bebé estava a comer. Não tendo qualquer consequência porque a redução da quantidade foi o suficiente para o bebé voltar á cor normal, não deixou de ser um grande susto!! :-).

    ResponderEliminar
  3. Também quero (E PRECISO!!) uma nutricionista :)
    Se conhecerem uma boa mais perto daqui (Barcelos) digam eheh
    A Alice é sem duvida a menina mais mimada (no bom sentido) e mais linda que "conheço" :)
    Espero que esteja tudo bem convosco :b
    Beijinhos

    ResponderEliminar