quarta-feira, 18 de abril de 2012

Growing and growing.

No ano passado, por esta altura, fiz uma dieta saudável na qual perdi alguns quilitos a mais e, principalmente, aprendi a comer. O essencial é: comer pouco e várias vezes ao dia. Agora, a esta máxima, acrescenta-se: comer muita fruta e vegetais, principalmente os ricos em ferro, cálcio, ácido fólico, e tudo o que faça bem ao desenvolvimento do bebé.

Tenho-me esforçado (alguma coisa, vá!) em manter este equilíbrio nutricional. Nos primeiros meses emagreci por causa dos enjoos, mas agora a fome voltou à normalidade - nem mais, nem menos.

Assim sendo, esta barriguita é toda Limãozito!!



Além do ácido fólico, agora também tomo suplemento de ferro. No entanto, por acaso, descobri que os alimentos que mais tenho ingerido são fontes de boa substância para o pequenito. A saber:

O ferro está presente: 
· nas carnes vermelhas - check!
· legumes, frutos secos e, em quantidades mais pequenas, nos cereais e vegetais verdes. De melhor absorção com o consumo de alimentos ricos em vitamina C (por exemplo: uma laranja para a sobremesa) durante a mesma refeição - check!

O cálcio encontra-se:
· no leite e nos restantes produtos lácteos - check!
· na fruta e nos vegetais, mas, para obter tanto cálcio como com o leite, estes últimos têm de ser comidos em grandes quantidades - check!
· Para se preparar para a sua gravidez, coma pelo menos 3 produtos lácteos por dia - check!

O ácido fólico ingere-se em:
· espinafre, salada de verduras, nozes, amêndoas, amendoins, melão, salsa, espargos - check!
· couve, brócolos, feijão manteiga, beterraba, ovos, morangos, abacate - half checked!...
· as mulheres grávidas são aconselhadas a não comer aves, borrego e fígado de vitela, porque estes alimentos são demasiado ricos em vitamina A - desta não fazia ideia, acho muito estrango e o meu médico não me proibiu, por isso not check!

Posto isto, está na hora de pensar no que comer ao jantar, ir às compras e papar!
A ver se crescemos! ;)


8 comentários:

  1. Já li o blog todo. Adorei!!!!
    Muitos parabéns à mamã e ao papá!
    Acho a ideia do blog muito gira adoro saber noticias vossas.
    Muitos beijinhos!!!

    p.s. Tentei tornar-me seguidora do blog e deu erro, estas coisas da informática :p

    ResponderEliminar
  2. Leste tudo, Cláudia?!! Que paciência! eheheheh
    Obrigada!

    Pois... estas coisas que os informáticos inventam... tsss tsss tsss (LOL!)

    Para receberes actualizações insere o teu e-mail naquele primeiro campo à dta. da pág. que diz "seguir o blog por e-mail" ;)

    beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  3. Jasus! Como cresceu tanto de um dia para o outro?! :D No outro dia não estava assim! Ou então é porque, quando chego a mamã, já estás sentada a comer e quando saio continuas sentada...a comer. LOL! É bom ver o Limãozito a crescer tanto e com a alimentação super-saudável da mamã! ;)

    ResponderEliminar
  4. LOL! Estou sempre a comer... eu digo-te!
    Pois, é que esta foto foi tirada à noite e eu tenho reparado que, à noite, a barriga está maior do que de manhã!
    Hoje vou fazer o teste: de manhã media 89 cm. Depois vejo quanto mede à noite :D

    ResponderEliminar
  5. Isso é verdade! A barriga é maior à noite! ;)
    Nota-se mais no início claro, para o fim já nem notas a diferença, ela é tãoooooo grande... :D

    ResponderEliminar
  6. Barriga Linda + mãe linda = limãozito lindo de certeza

    :D

    ResponderEliminar