segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mais um workshop para futuros papás e mamãs.

Desta vez, o workshop, foi no hospital Privado da Boa Nova, onde nunca tinha entrado. A sessão estava cheia de gente. Foi bem mais interessante que o último, mas as cadeiras super hiper desconfortáveis lá estavam outra vez... Se os pais se queixaram, imaginem as grávidas ali sentadas mais de 2 horas!

Ficámos mais esclarecidos acerca da amamentação e do que é uma boa ou má pega (expressão que o Sôr Alex gostou muito!). Afinal não preciso de lavar os mamilos antes e depois da bebé mamar! Ufa! Aconselharam a que os peitos sejam lavados uma vez por dia, na higiene da manhã e que, depois de cada mamada, isso sim para ajudar a evitar fissuras, se aplique um bocadinho do leite materno a cobrir o mamilo todo e se deixe secar. Pelos vistos, essa película que fica depois de seco, tem efeitos curativos e protetores para as possíveis agressões do mamilo.

Ouvimos também falar acerca dos bons efeitos que a música calma e melódica tem nos bebés, ainda dentro das barrigas. "Se se puserem agora a ouvir rockalhadas, depois não se queixem se os vossos bebés forem elétricos!" - Alice, tenho-te a informar que está aí à porta o concerto dos Cult... eu levo-te tampões para os ouvidos, ok?

O mais interessante veio no fim. E nem mesmo o incómodo das cadeiras desconfortáveis, ou o inchaço dos pés, pernas e mãos (que agora teimam em aparecer todos os dias!!!) me demoveram de ouvir o Dr. Octávio Cunha, "médico de crianças" como ele se auto-intitula, com toda a atenção e prazer. Uma voz meiga, um humor incrível, um carinho pelas crianças espelhado nos olhos e no discurso fluente e interessante que tinha. Já estava a vê-lo a falar com a nossa Alice!... Mais tarde fiquei a saber que foi colega de liceu do meu cunhado Jiji e pediatra de alguns dos meus primos e filhos de amigos.

- Deitar os bebés de barriga para cima para evitar morte súbita? "Não se conhecem ainda as causas da morte súbita... E ainda por cima, deitar os bebés sempre para cima, faz com que fiquem com mal-formações cranianas, cabeça achatada que depois terão que ser corrigidas. Antigamente deitava-se os bebés de barriga para baixo, eles sentiam-se mais seguros no contacto com o colchão. Se me perguntarem a mim, de barriga para cima, com um suporte que incline ligeiramente o bebé, uma vez para um lado, outra vez para o outro, é o ideal."

- Acordar ou não os recém-nascidos à noite para mamarem? "Nos primeiros 15 dias de vida é fundamental investir no hábito da amamentação pelo peito da mãe, por uma questão de aprendizagem dos dois e pela subida do leite (Se se puder evitar o uso do biberão, melhor! Eles têm menos trabalho a mamar pelo biberão, porque goteja automaticamente sem terem que sugar e depois não querem outra coisa!). Depois desses 15 dias os bebés passam a ter deveres, e um deles é o de dormir a noite toda: 6 horas. Façam tudo para que assim seja!"

- Existem 3 tipos de pais: os "permissivos", os "autoritários" e os "com autoridade". Os primeiros representam 70% dos pais e vão ter filhos irrequietos, os chamados hiperactivos ou com défice de atenção (muitos não têm nada disto, é só mesmo uma questão de educação!), e com poucas regras. Os segundos vão criar filhos com medos, inibidos, sem auto-estima e com pouca ambição. Representam 5% dos pais. Os pais "com autoridade" são 25% e a palavra de ordem é não quando tem que ser dado um não. E não é preciso justificar. É não porque eu digo! Os bebés têm que saber que têm limites e que têm que obedecer. Mais tarde, com mais idade, sim, vai ser necesaário explicar-lhes porque motivo é não. Mas em bebés não. É o dever deles obedecerem aos pais e estes terem autoridade sem serem autoritários. Isso advém de uma postura em que não se pode ser muito benevolente nem muito severo. Ter pulso firme numas alturas e dar mimo noutras. Nunca ceder por causa das birras é fundamental!"

Estes foram 3 dos assuntos que mais me interessaram, mas houve muitos outros, mais curtos, com muito interesse também. Neste workshop acho que já senti aquilo que muitos me têm dito que vai acontecer: instinto. Muitas das resoluções que vou tomar com o Alexandre em relação à Alice vão ser instintivas, tenho a certeza. Por mais workshops a que vá, por mais livros que leia, por mais conselhos que ouça do pediatra, a última palavra e decisão final vão ser sempre nossas, e os instintos maternal e parental, aliados a tudo o que temos vindo a assimilar, vão ser com certeza o nosso modus operandi.


No fim, ouvi ao ouvido: "Não estás com medo?..." - eheheheheeh! Pois, quanto mais vamos sabendo, mais complicado nos parece, né papá?... Mas como já me disse uma amiga muito querida: "É mais fácil do que o dizem!" E eu vou acreditar que é mesmo assim e nunca, mas nunca, sofrerei antes do tempo.


Para além do paleio todo, ainda viemos embora com mais gifts, of course! E, ao todo, só de workshops já temos:
- 2 biberões nuk (por acaso vi na farmácia que custam 9€, nada mau para oferta!);
- 3 chupetas nuk (azuis... desculpa lá Alicinha!);
- várias amostras de cremes de 3 marcas diferentes (ouvi dizer que é melhor, no início, não comprarmos nenhum creme e irmos experimentando as amostras, porque cada bebé tem o seu tipo de pele e de sensibilidades e alergias diferentes);
- 3 amostras de papas lácteas;
- 8 embalagens de papas de frutas (estas acho que a Alice vai ter que experimentar através de mim, senão passa o prazo de validade... isto para não referir que sou doida por estas papas! :P);
- amostra de líquido para lavar biberões (e fairy, não?...);
- e montanhas de folhetos a falar de tetinas, bombas de extrair leite, cremes, etc, etc

Pode dizer-se que estamos a ficar verdadeiros papa-workshops!

1 comentário:

  1. Pois é, o "Verdadeiro Workshop" começa no início de Outubro. :D O teu instinto vai-te dizer como fazer. ;) Mas sim, pulso firme desde que nascem! Tenho duas experiências completamente diferentes e realmente é um descanso o David adormecer sozinho desde sempre... as horas de "desespero" que teria poupado se assim tivesse sido com o Mateus. :)

    ResponderEliminar