segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bomba elétrica ou de mão?

Já aqui tinha referido que é óptimo ter uma amiga grávida ao mesmo tempo que eu, certo? As dicas que vamos tendo de várias fontes, ou simplesmente partilhar os nossos pensamentos, que para o "comum-não-grávido" podem paracer entediantes, é muito, muito bom!

"Antónia, vê este artigo, não devemos expôr os nossos bebés ao sol directo até aos 6 meses e também não é aconselhável o uso de protectores solares."

"Teresa, ontem em conversa perguntaram-me se ia utilizar bomba de tirar leite elétrica ou de mão... Ainda não tinha pensado nisso, tu já?"

Ora, por mais que saibamos que todas estas dúvidas irão ser-nos esclarecidas nas aulas de preparação para o parto, na maternidade e pelo pediatra, gostamos muito de saber a opinião e experiência de outras mamãs.



Então, perguntamo-vos, compraram bomba de tirar leite antes de saberem se iam precisar? É inevitável o seu uso? Por qual optaram e porquê, elétrica ou de mão?

Esta questão até me leva a reflectir em algo mais grave... O meu congelador é mínimo!! Já para duas pessoas não dá para armazenar muito. Então quando for preciso congelar leite e sopinhas para a Alice?... Comprar um arca? E ponho-a onde?!! Ninguém disse que era simples, Teresa!...

Aproveito para agradecer a todas as mamãs e não-mamãs que da última vez responderam ao desafio que lancei! Está para breve um post acerca do que eu penso e do que ouvi naquele workshop que me confundiu toda ;)

beijinhos da Té e da Alice!

8 comentários:

  1. elétrica! elétrica! elétrica! LOL!
    Se eu tivesse comprado manual as minhas mãos não tinham aguentado! :)) E nesta fase de algum (tanto) cansaço da mamã, toda a ajuda é bem-vinda! Amamentar é das melhores coisas que há, ainda que muitas mães desistam poucos dia depois dizendo: "Não subiu o leite, não tenho leite suficiente..." E apesar de nalguns casos isto ser verdade e que de facto poder acontecer, a verdade é que é preciso algum "investimento" e esforço da parte da mãe. Para mim, usar a bomba de leite tem vários benefícios:
    - estimula a produção. Quanto mais o peito é estimulado, mais leite produz;
    - ALIVIA muito quando a produção é industrial. LOL! Quando se dá a subida do leite (mais ou menos três dias depois do parto) às vezes, o peito enche de tal forma que dói. A bomba ajuda a aliviar um pouco. O Mateus era um relógio à noite, e quando havia uma outra vez que conseguia dormir mais e não acordava para mamar, o peito ficava tipo pedra de tão cheio e não havia discos de protecção que me valessem :D Também há outras dicas que ajudam a aliviar estas situações (depois passo-tas ;))
    - Quando há a mais, dá para armazenar e congelar. Dá jeito quando a mamã tem que ir a algum sítio ou quer ir jantar fora com o papá. É só deixar o biberão com o leite da mamã. :) Eu tinha tanto armazenado (o armazenamento é feito em saquinhos que ocupam pouco espaço) que ainda deu para quando comecei a trabalhar. Só não dava para as pápas (ficam a saber que o leite materno não dá para fazer pápas, não deixa a pápa engrossar! Pelo menos, o meu! :))

    É claro que cada caso é um caso. Do Mateus tive tanto que armazenei e dei de mamar até aos 8 meses. Do David já tinha menos, nunca armazenei, tinha menos e consegui aguentar até aos 5 meses.

    A minha bomba era da Medela.

    Espero ter ajudado! :)

    ResponderEliminar
  2. Imenso Susana…
    -Palavras sábias as da tua mana Teresa!-

    Quanto às dicas também vou querer saber… por isso Té depois transmite-me! ;)

    ResponderEliminar
  3. Estou aqui para ajudar no que for preciso mamã Teresa e mamã Antónia. :) Se for precisa assistência ao domicílio também faço. eh eh eh! :)

    ResponderEliminar
  4. Ora na minha pragamatica experiencia da materninade, digo-te eu comprei manual somente porque era mais barata, mas nem me questionei se era melhor ou pior, nem me pareceu necessario.
    Só comprei mesmo porque precisei, acho que era da aven ou coisa do genero, mas simplesmente pq era a unica na farmacia.
    keep it simple... lembrate que a malta ja anda a fazer isto a alguns milhares de anos, e sem as milhares de palermices qeu por ai se vendem. Vais sentir mesmo isso, que metade do arcenal qeu compras-te não serve para muito, custou uma fortuna e na maior parte das vezes nem é muito pratico usar.

    Bj,

    Pursi.

    ResponderEliminar
  5. A elétrica não é de mão? Ou a de mão é manual?

    ResponderEliminar
  6. A bomba eléctrica foi a minha MAIS QUE TUDO nos primeiros 4m da Ritinha.... ela só mamou no peito 3 dias e até aos 4m bebeu leitinho da mummy no biberão (se fosse manual eu matava-me!!!)
    Kisses

    ps: não compres antes de saber se vais necessitar, a Tuxa por exemplo quase não usou a dela e ainda são uns euritos ;)

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, minhas queridas (e meu querido irmão cromo!) pelas vossas preciosas dicas! Adoro ler-vos! Eu e a Antónia (arrisco em falar por ela, mas tenho a certeza que posso) bebemos as vossas palavras e as vossas dicas de mães e ansiamos conseguir fazer o melhor pelos nossos bebés. Por isso, muito obrigada pela ajuda de todas!
    O que retiro, para mim, destas vossas experiências é que cada uma é diferente, obviamente. Por isso convém-me estar informada para, no momento em que for preciso (e não antes, para não desperdiçar dinheiro), comprar a maquineta elétrica para a extraçao do leite.
    Dois beijos nossos!

    ResponderEliminar