domingo, 20 de maio de 2012

Já vamos a meio do caminho!

Metade já está e não pareceu assim tão complicado... Nestas 20 semanas de Alice passámos por tanta coisa e ao mesmo tempo com tanta calma!
alegria
emoção
medos
receios
anseios
enjoos
muito sono
insónias
hormonas descontroladas
novidades
transformações físicas e psicológicas
dúvidas
interrogações
menino? menina?
perguntas
respostas com poucas certezas
respostas com mais certezas
dicas úteis
dicas parvas
tenho que...
não devo...
muita informação nova
dores de cabeça sem comprimidos para ajudar
risos e muitos sorrisos
nomes que já conhecemos há muito, mas que agora usamos quase diariamente: pai, mãe, filha
não entrar em ambientes de fumo
não fazer muitos esforços, mas também não ser uma paridinha
muita imaginação
decisões
muitas contas (semanas, meses, primavera, verão, outono)
o que virá a seguir?
Cada dia é quase uma novidade e uma aprendizagem. Mas tudo com muito calma. Só assim a adaptação a esta montanha russa se faz pacificamente e com serenidade.

Há 5 meses que temos a Alice connosco e que estamos em constante transformação. Pelas contas médicas já só falta mais metade do caminho até virmos a ser 3 e não 2+brinde. Hmmm... afinal uma mulher pode estar grávida durante 10 meses (se cada mês tiver 4 semanas)! Dizem que passa num instante. Às vezes parece que sim, outras vezes parece que não.

Ontem fomos a mais um workshop para futuros papás. Desta vez foi num Hospital privado (Trofa), demorou demasiado para quem já tem dificuldade em estar sentada mais do que uma hora seguida em cadeiras de madeira e ouvimos só profissionais da saúde. Há que saber digerir toda a informação e perceber que a que ouvimos repetidamente e em locais diferentes, é bem provável que seja correcta. No entanto o que nos surpreende por nunca termos ouvido, devemos questionar noutros locais e com outras pessoas.

Vou deixar algumas perguntas para que as mamãs que lêm este blog me dêm a sua opinião e a justifiquem. Mais tarde gostava de verificar quantas respostas vão de encontro às informações que nos deram ontem:
- O que não devemos deixar que nos façam na esteticista quando estamos grávidas?
- Em que posição deve dormir um recém-nascido?
- Deve acordar-se um recém-nascido pata mamar durante a noite?

O que vale é que viemos de lá com mais brindes! :P

À noite, eu, a Alice e a tia Graça, fomos a um "Concerto mais pequeno do mundo", organizado pela rádio comercial, no Porto Palácio hotel. Ouvimos e deliciamo-nos com a Mónica Ferraz. A ex-vocalista dos Mesa agora está num projecto a solo e acompanhada por fantásticos músicos! Qual não foi o meu espanto quando nos deparamos com o nosso querido amigo Hugo Danin a acompanhá-la na bateria!
Os temas têm muita força, são cantados em inglês  e a fantástica voz da vocalista adequa-se muito mais a este registo do que ao dos Mesa, na minha opinião. Fiquei fã! O concerto foi realmente para um público bastante pequeno, éramos 20, bem refastelados em excelentes cadeiras (pequenos luxos a que uma grávida dá extremo valor!).




Posto isto, ficaremos mais 20 semanas à espera que a Alice comece a pensar em "Ho, ho, ho I really wanna go. Ho, ho, ho I wanna see the world!"

9 comentários:

  1. É verdade maninha, a calma é essencial e vocês tem -na mantido nesta viagem magnífica, mas ao mesmo ansiosa, que é a gravidez. Prova superadíssima pelos papás, parabéns! ;)

    Aaqui vão as minhas respostas:

    1- Nunca deixei de fazer nada na esteticista enquanto grávida, pelo menos o normal tipo depilação, limpezas de pele, etc. Sei é que as depilações definitivas e todo o tipo de tratamentos laser estão proibidos na gravidez.

    2 - Sempre deitei os meus pequenos de lado, embora saiba que há muitas teorias. Quando foi do Mateus até comprei uma almofada própria para segurar as costas e ele não virar. De barriga para baixo, faz-me confusão enquanto eles não conseguem levantar bem a cabeça e virá-la de um lado para o outro. De barriga para cima, acontecia eles acordarem assim, numa fase em que já não punha almofada ou fralda nas costas e assisti pelo menos duas vezes ao David a vomitar (bolsavam muito os sôfregos dos meus filhos! :)) e a engasgar-se com o vómito porque estava de barriga para cima. Por isso me fazia confusão.

    3- Nunca os acordei para dar de mamar, a não ser o David nos dois primeiros dias de vida, porque as enfermeiras mo disseram para fazer (pelo menos, não deixar passar as 5 horas). Ele dormia tanto que elas acharam por bem acordá-lo para comer. O Mateus era um relógio nos primeiros tempos. O David, quando cheguei a casa deixava-o dormir o tempo que ele quisesse. Um mês depois já dormia 8 horas seguidas. ;)

    Bjs!

    ResponderEliminar
  2. Ao menos no concerto ficaste sentada… ahahaha
    Aquela sessão na Trofa… ó da guarda…
    (venham mais brindes… não de alcool - bem que merecíamos para aguentar aquela passagem de modelos e o violino…)
    Arre!

    20 semanas… passa mesmo depressa! Eu sinto (já com 23 semanas).
    E concordo contigo, o turbilhão de sensações (e os "repentes" de choro que me dão por tudo e por nada) são demasiados, mas cada dia é um dia e vamos aceitando todas as transformações com agrado e beleza deste «estado».

    No fim da prova teremos um grande resultado! We'll see ;)

    Quanto às perguntas… também vou andar atenta e colocar essas questões nas proximas consultas!

    O coelhinho do Henrique foi para a gaveta que lhe está destinado, com sabonetinhos, para dar cheirinho bom! Obrigada Té, adoramos!

    ResponderEliminar
  3. Querida Teresa, como não sou mamã não posso responder a 2 de 3 perguntas que fizeste... mas não resisto a responder à tua última pergunta (enquanto mais uma profissional de saúde e de alimentação :p)

    Não precisas de acordar a Alice para dar de mamar durante a noite. Os bebés são os verdadeiros relógios, e ela vai "avisar" quando tiver fome! É normal que nos primeiros tempos seja irregular, mas com as semanas a passar torna-se cada vez mais regular no intervalo de tempo que vai passar entre cada mamada.. e isto aplica-se tanto ao dia como à noite!! Se ela ficar bem "cheia" de cada vez que mama é normal que fique satisfeita durante mais tempo... mas se nos primeiros tempos ela não mamar muito bem - sim, porque ela vai aprendendo a mamar enquanto que tu aprendes a dar de mamar eheh - e engolir ar, além das cólicas, há um espacinho no estômago que ela vai ter de preencher pouco tempo depois :)
    A Alice, como todos os bebés, vai mamar até se sentir satisfeita e vai pedir o leitinho da mamã quando tiver fome, por isso, resumindo e concluindo - deixa-a dormir, não precisas de a acordar porque ela própria o vai fazer :)

    Beijinhoss
    Rita

    ResponderEliminar
  4. P.s. estou mortinha por ver como vai essa barriguinha lindaaa!!

    P.s.1. O Vasco não deve ter dito que eu adoreiii o nome escolhido: Alice :))

    ResponderEliminar
  5. E o melhor de tudo: a pequena Alice começa a dar os primeiros xutos e pontapés. Lá dentro deve estar apertado. No verão é que vai ser!! Sempre a mexer!!!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. A única coisa que deixei de fazer foi descolorar pêlos (braços, barriga). Ainda que na opinião do médico não existisse qualquer problema, reparei que na caixa do meu descolorante dizia em letras garrafais "NÃO UTILIZAR NO CASO DE ESTAR GRÁVIDA"... não me atrevi... tudo o resto continuei a fazer normalmente.

    A Ritinha dormiu nos primeiros meses de lado (com apoio de uma almofada-rolo), depois começou a ter "vontades" e não havia maneira de evitar que dormisse de barriga para cima ...e há um par de semanas resolveu/decidiu que dorme novamente de lado...agora há sem apoio e com a cabeça inclinada para trás :)

    ACORDA-LOS DE NOITE...NO WAY... a menos que tenha baixo peso (nunca foi o caso da minha gordis) ... já são suficientes as vezes em que eles acordam sozinhos ;) - a filosofia aqui consiste em alimentar "a demanda", ou seja, quando e quanto eles quiserem :) Beijos girls

    ResponderEliminar
  8. Teresa,
    Como fui mãe há 6 meses acho que ainda me lembro de algumas coisas...:)

    1- Na esteticista não devemos permitir o uso de cremes (sobretudo os adelgaçantes) devido aos ingredientes activos que passam para a epiderme... Também nada de lasers nem aparelhos de radiofrequência...

    2- Sempre de barriga para cima (isto aqui não há dúvidas).

    3- Um recém nascido deve ser acordado para mamar. As primeiras semanas são de adaptação e os bebés aos poucos vão definindo a sua rotina...mas nas primeiras semanas são muito pequeninos e devem ser alimentados mesmo durante a noite (nunca deixar mais de 4/5 horas sem mamar).

    Tenho prémio?

    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  9. Aprendi muitas coisas no curso pré e pós parto do Francisco Xavier. Foram ao todo 3 meses de curso que me ajudaram e informaram imenso. Há muitas opiniões e "métodos" antigos que estão ultrapassados e convém recorrer a enfermeiros e fisioterapeutas para que nos orientem nesta fase de grandes mudanças na nossa vida... uma coisa te digo...nunca nos dizem nem nos preparam para o 1º mês em casa com o nosso bebé... e é de facto o mais esgotante...a todos os níveis. Beijinhos

    ResponderEliminar