quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Chocolate, amêndoa e pêra. Hmm... Que trio!

Um blog absolutamente delicioso é o da Leonor de Sousa Bastos, Flagrante Delícia. Receitas só de doces, mas é cada um melhor do que o outro. Este último post, do bolo de chocolate, amêndoa e pêra, fez-me lembrar quantas saudades tenho do meu querido chocolatinho!... Ai Alice, a quanto obrigas! :P

Já o disse várias vezes e é verdade, tenho mais restrições alimentares agora, que amamento, do que quando estava grávida. Tive sorte de ser imune à toxoplasmose e por isso eram muito poucas as restrições, embora os cuidados para ter uma alimentação o mais saudável possível, tivessem que ser bastantes.
Agora, para ter um bom leitinho (e pelos vistos tem estado mesmo bom, diz-mo a Alicinha!), não devo:
- beber álcool
- comer chocolate
- comer leguminosas
- comer marisco
- comer frutos secos
- comer certo tipo de legumes verdes, fortes

Mas está prometido (a mim mesma) experimentar esta delícia, mal deixe de amamentar:


4 comentários:

  1. Pois olha, eu ainda tenho leitinho e tenho comido de tudo!
    Aqui no HSJ a Enf.ª diz que podemos comer de tudo, tal como na gravidez, e sem exageros.
    É claro, evitar o alcool e no meu caso o café (pq deixei de tomar mal engravidei - deve ser por isso que ele é uma paz de menino - ou até ver).

    Mas fazes bem!!! A Alice agradece, mas pelo cabedal dela daqui a pouco vai exigir-te uma papinha/sopinha.

    Sabes quando reparei que o leite já lhe dava pouco sustento?!
    Quando o Henrique de repente volta a acordar 2/3 vezes à noite :) Agora com a sopinha ao almoço já dorme a noite seguida!

    Beijo amiga

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa e Alice!!
    A sério que não comes legumes? Chocolate?? como dizia uma colega do curso PP "como é possível a vida sem chocolate?" :D
    Na maternidade disseram que podemos comer de tudo, tal como quando estávamos grávidas, é exatamente igual! Mesmo nos livros já tinha lido que convém comer de tudo, pois os diferentes sabores passam para o leite e o bebé vai-se habituando a uma variedade de paladares através do leite. Eu não faço nenhuma restrição alimentar, como de tudo e o leitinho é muito bom!! A Gabriela tem feito uma média de 250/300gr por semana! Está a ficar uma rechonchuda!
    Beijinhos para as duas ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho um bocadinho das duas experiências, por isso acho que depende muito de como cada bebé reage e se suporta bem ou menos bem o que a mãe come. Do Mateus andei, nas primeiras semanas, a canja! Quando comia coisas dentro da lista que tu mencionaste, ele sofria com cólicas. Chocolate nem pensar, e que falta me fez! LOL! Lembro-me que a primeira noite no hospital foi desesperante com os bebés todos a chorar. Tinham-nos dado esparregado ao jantar, foi o descalabro! :) Já do David conseguia comer um pouco de tudo e, não sei se por estar mais relaxada por ser o segundo, tanto na gravidez como durante a amamentação, bebi um ou outro copo de vinho tinto. Acho que a mãe tem que ir avaliando as situações a ver como corre a coisa. ;)
    Mas que a sobremesa tem bom aspecto, tem! :P

    beijos!

    ResponderEliminar
  4. Pois, cada caso deve ser mesmo um caso! A mim, tanto nas aulas de PPP como o pediatra da Alice, deram-me esta listinha para evitar cólicas e, no caso do marisco, alergias ao bebé.
    O que é certo é que quando comi o delicioso gelado de castanhas, no dia a seguir a Alice estava impossível, coitadinha... Também já tive essa experiência com o chocolate (ai que saudades!!!), E o vinho, por mais que tenha saudades, fico com um peso enorme da consciência, não consigo beber! :P
    Mas também já li que se deve comer tudo o que se comeu na gravidez... Já se sabe que neste campo das gravidezes e bebés há sempre muitas e variadas opiniões, por isso mesmo temos que ser nós e o nosso bom senso aliado a alguma experiência que va,os tendo, a tomar as decisões, claro!
    Agora que falas, Antónia, ontem a Alice quis mamar quase de 2h em 2h o dia todo (quando costuma ser de 3h em 3h) e esta noite acordou 4xs... Será que é o leite já a "dar de si"?... LOL! Vou estar atenta! :D
    Beijinhos a todas e obrigada pelas vossas visitas!

    ResponderEliminar