segunda-feira, 26 de março de 2012

12 semanas e já mexe!

Sábado foi o dia inteirinho dedicado ao nosso bebé! Fazia 12 semanas e conseguimos vê-lo e ouvi-lo logo pela manhã.

Como o médico nos tinha dito, fomos ter com ele às urgências do Hospital Pedro Hispano. Para fazer o exame da translucência da nuca (que mede a probabilidade das trissomias) teria que ser mesmo com uma máquina do hospital, mais própria para o dito exame. Na sala de espera há uma parede enorme cheia de nomes para distrair os futuros papás a pensar nos nomes dos seus bebés. Encontramos vários nomes de familiares, amigos e outros mais estranhos e mais do círculo do Bruno Aleixo (como Ramiro e Constantino!). O nome da mamã é que não estava lá! Já percebemos porque é que hoje em dia não nascem tantas Teresas :P

O médico, sempre bem disposto, lá nos chamou e começou a fazer a ecografia. O Moranguito já mede 5,5cm do cóccix à cabeça (para a semana já vamos ter que actualizar o nome outra vez!) e calça o número 1 (0,9 mm comprimento do pé). A translucência da nuca está fina, o que é bom e, juntamente com as análises que farei esta semana, já teremos mais dados para saber se a formação do nosso bebé está dentro dos parâmetros normais.

"Têm preferência por menino ou menina?" pergunta o médico. Ambos respondemos que não, embora antes de engravidar o papá e a mamã pensassem mais numa menina... Mas agora, é mesmo verdade que não têm preferência! "Sem querer dar certezas de nada porque ainda é muito cedo, parece que vejo ali qualquer coisa ao dependuro..." - remata o médico. Veremos daqui a 1 ou 2 meses se esta previsão é certa ou não. Seja como for, já começamos a falar mais vezes em nomes para rapazes, já que não está fácil chegarmos a unanimidade, como chegámos para possíveis nomes de meninas.

Desta vez ouvimos o coração do Moranguito! Uma emoção indescritível! Parecido com o som de um cavalinho a trote, o som é lindo e ainda não saiu da minha cabeça. Para nos deixar ainda mais deslumbrados, fartou-se de mexer as pernas e os braços! Não imaginava que já se mexia tanto! Não sinto nenhuma agitação dentro de mim, nem sequer pensava nisso, mas viu-se tão bem a genica com que se mexia: amei ver-te bebé!

À tarde fomos ter com a futura-mamã Antónia à Fnac do MarShopping para um workshop de mamãs e papás. Ficamos mais esclarecidos acerca da criopreservação das células estaminais do cordão umbilical; dos primeiros cuidados a ter com um recém-nascido; e as vantagens de se usar fraldas reutilizáveis. Foi um workshop grátis e produtivo principalmente por não ter sido muito hardselling. Informaram-nos dos preços, mas sem grande insistência e sem deixar as pessoas desconfortáveis por não aderirem. Ainda saímos com a oferta de um biberão e chupeta da Nuk + 2 pressoterapias e 2 máscaras faciais para a mamã!

Adorei ver que a minha querida companheira de gravidez está já com uma barriguita visível, embora não se considere uma grávida "a sério", como as que lá vimos com barrigas gigaaaantes! :D
É óptimo termos alguém que está a passar pelo mesmo ao mesmo tempo que nós. Avisamos já que as conversas Teresa / Antónia só vão dar a gravidez e bebés, mas nem eu imaginava como podiam ser tão agradáveis e produtivas!

O resto do fim-de-semana foi a descansar muuuuito (para variar!)!

5 comentários:

  1. :) e que rico dia foi o teu!

    Não é lindo?!!!! Como se mexe tanto…!
    A tua descrição está muito boa.

    Adorei estar contigo no meio daquelas "grávidas a sério", e concordo contigo, de facto não nos impingiram nada (a não ser as lembranças) e esclareceram-nos uma data de coisas (se bem que dúvidas só teremos assim que os mafarricos nascerem).

    É bom partilharmos estas coisas e toda a informação que nos vai chegando! Bem-haja ao moranguito e ao bravo de esmolfe.

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de explicar a parte do bravo de esmolfe:

    Aqui, no São João, sempre que o Assessor de Imprensa me ligava, perguntava:
    — Que tal vai o grão de arroz?
    eu respondia: Agora já não é… é um feijãozinho.
    Ainda há pouco ligou e perguntou:
    — Que tal vai o feijãozinho?
    ao que respondi: Agora já não é… ééé… uma maçã bravo de esmolfe. (?)

    O que eu invento… Ahahah!

    ResponderEliminar
  3. Ahahahahah! Adorei o novo nome do teu mafarrico! (tanto mafarrico como bravo de esmolfe!). Só tu!

    ResponderEliminar
  4. Que emoçãaoo! E é tão bom ter-te ao meu ladinho para puder ver essas transformações todas! É um verdadeiro workshop! Hahahaha

    Quanto ao provavel menino, lá vai começar a busca do nome perfeito masculino :D
    Já instalaste a app?

    ResponderEliminar
  5. Nem digas nada Pinxai!... Acho que vai ser até à última! :P

    ResponderEliminar